ProtonMail fornece endereço IP de ativista após ordem judicial suíça

4 curtidas

A questão é que duvido até que o ativista ganhe por propaganda enganosa.
Privacidade somente é um sonho possível mediante revolução. Será um pilar muito mais importante no futuro que a própria democracia. Aliás, difícil pensar num sem o outro.

A privacidade existe, basta usar a rede TOR, VPNs e se desassociar as redes sociais e ao google.

É extremamente inconveniente, mas existe. Eu mesmo procuro o máximo que consigo na medida do possível, como ter meu próprio servidor cloud, criptografar tudo, usar programas Open Source etc… Claro que ainda tenho meus dados por aí na mão do google.

O ponto é que, se uma pessoa quiser de verdade mesmo e estiver disposta a abandonar as conveniências, ela consegue ter privacidade sim.

Aí basta um vazamento de alguma base de dados do governo ou das operadoras de telefonia que todo este trabalho foi para o espaço, sem contar o monte de informação que é produzido acerca de cada indivíduo.
Pode até haver uma ilusão de privacidade, mas ela é mais do que inconveniente. Você teria que abrir mão de uma vida de metrópole e, ainda assim, alguma coisa sua seria descoberta para qualquer coisa que fosse fazer com o Estado e varreduras de satélites.