Proton 5.0.9 lançado


Nesta quinta feira, dia 11 de junho, foi lançada uma nova versão do Proton,a versão 5.0.9, que trouxeram pequenas novidades, confira aqui.
Se você ainda não sabe o que é o Proton(não estamos falando da partícula), ele é um projeto da Valve(empresa por trás da plataforma Steam), que permite que jogos de windows possam rodar “nativamente” no linux, com um wine modificado que garante compatibilidade com vários titulos, você pode conferir a lista de jogos compatíveis nesse link. Também temos um vídeo do canal Diolinux, que explica o que é o proton e o Steam Play, confira aqui.
Agora que você ja sabe o que é o proton, vamos as novidades dessa versão, que não são muitas, mas podem fazer diferença na hora de jogar.
Houve uma correção para os jogos que necessitam que cliente Origin, da EA opere, fazendo que mais jogos possam rodar no Linux. Outra correção que foi lançada, é para um jogo específico, o Final Fantasy XII: The Zodiac Age. Essas foram as correções listadas no GitHub do Proton.
Pode parecer que são poucas mudanças, porém foram lançadas uma semana apenas depois do Proton 5.0.8, que contou com inúmeras atualizações.
Você conhece o projeto Proton? Utiliza ele para jogar algum jogo? Se sim, comente aí embaixo qual o jogo que você mais joga no Linux.
Por falar em jogar, aproveita e dá uma passadinha no canal de lives do Diolinux na Twitch, pra trocar uma idéia ao vivo e relaxar vendo uma gameplay de qualidade.
É isso aí pessoal, até a próxima notícia, dica ou tutorial!

2 curtidas