Proton 5.0.5 não funciona na intel hd?

O jogo “Tanki Online” presente na Steam não roda nativamente no Linux, para tentar contornar esse problema tentei usar o Proton. O problema é que a única versão que funcionou bem foi o Proton 5.0.5 quando testei na GPU Nvidia 940mx, porém quando fui testar na intel hd, o jogo simplesmente não iniciou (nem sequer mostrou o logo “TANKI ONLINE”)
Vocês podem estar se perguntando o porquê de eu querer rodar na intel hd se teoricamente a 940mx daria mais desempenho. O motivo é: mesmo no W10 o jogo dá mais desempenho na intel hd *acredite ou não

O jogo inicia com o Proton 4.x, porém não funciona direito. Alguém sabe como rodar o Proton na Intel hd?

tentei pelo lutris? esse pronton no meu caso da alguns birras ate mesmo com jogo simples como gta san andreas aqui tenho so uma intel hd 620 e rodei pelo uplay ac rogue no lutris e o gta san andreas que nao abria no proton abriu aqui com mods ainda

ops errei ai “tentou”

Pode ser que esteja faltando alguma lib para os drivers da Intel.

sudo apt install mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386

Fonte: docs/InstallingDrivers.md at master · lutris/docs · GitHub

Tive problemas de desempenho com minha Intel HD Graphics 620 em que os vídeos apresentavam um serrilhado muito acentuado. O problema é que o Linux havia designado o driver errado para mim. Talvez a raiz do seu problema seja essa também.

https://plus.diolinux.com.br/t/dica-pra-quem-tem-computador-com-intel-hd-graphics/