Por favor algum moderador (@thespation) pode mudar a tag para “off topic”, não consegui abrir o tópico sem escolher uma tag antes…
Bom, vejo que aqui no fórum tem até que uma galerinha que joga Minecraft e como Minecraft é um jogo “democrático” (acredito eu) a gente talvez consiga fazer algo legal aqui. Sempre irei me referir ao Minecraft Java Edition.
Agora vem o problema… a criação do server… eu não sou capaz de manter um computador ligado para manter o servidor sempre aberto, portanto minha alternativa foi o https://aternos.org/:pt-BR/
É uma solução grátis, que permite que tanto jogadores de Minecraft original e não-original possam jogar.
Eles fazem o armazenamento o que tem seus prós e contras, mas a gente pode discutindo isso de acordo com o feedback de vocês.
Aqui a fila costuma ser de uns 40min, não acredito que isso seja “taaaanto” tempo se comparado a qualidade do serviço.
E deixar o navegador aberto é mais fácil que deixar o Minecraft aberto o tempo todo, pois você pode deixar a aba do navegador no canto e utilizar o navegador/PC normalmente.
É o melhor serviço grátis pra isso de qualquer forma. Seria muito bom se desse pra colocar um server online de graça pq ai não precisaria deixar o pc ligado 24/h por dia kkkkk
O plano de apenas 1GB tem atendido bem, para até uns 6 jogadores simultâneos usando o plugin Dynmap. Sem o plugin suporta mais, mas com ele roda pesado.
Os servidores ficam no Canadá. Não é a melhor coisa do mundo, mas fica perfeitamente jogável e o preço é mais baixo.
Eu montei um server do minetest, meio que um clone software livre do minecraft pra minha filha jogar com o primo. Estamos bem satisfeitos com ele, apesar de não ser tão apurado em alguns itens quanto o minecraft ele tem uma boa comunidade e uma grande disponibilidade de mods. Acho que é uma possibilidade que vale a pena ser explorada.
Esqueçam essa recomendação. Tive problemas com o host (por falha deles, perdi arquivos e o suporte não se mostrou prestativo). Agora estou usando este: https://purplehost.com.br/. Tem o dobro de memória RAM pelo mesmo preço e tem atendido super bem.
Minescrafts?
Melhor não, quero continuar me equilibrando na corda bamba entre a produtividade e a procrastinação…
O Minecraft me faria cair no lado da Procrasnação
Minetest foi meu foco em 2019, mas não tinha nenhum server descente, todos os servers eram uma bagunça, você podia fazer o que quiser e nada acontecia…
Caso vocês queiram fazer esse projeto o melhor na minha visão seria usar o ClassiCube, (jogo gratuito e open source semelhante ao Minecraft/Minetest) que apesar da comunidade pequena, e escassez de mods pela comunidade, é um jogo acessivel e bastante customizavel…
Quem se interessar pelo ClassiCube, ou pelo Minetest deixo respectivamente os links de downloads dos dois abaixo:
Tive problemas com a Purple Host também. Os caras tiveram o domínio roubado e falha de hardware em um dos servidores. Eu e dezenas de clientes perdemos todos os arquivos. Incrível como uma empresa de host não faz backup. O suporte é bem ruim e não compensou de maneira adequada pelo problema. Agora entendi o porquê do preço baixo. Ainda bem que eu faço backup!
Infelizmente, cansei dessas empresas. Não dá para confiar. Melhor comprar um Mini PC ou um Raspberry Pi 4 e fazer host local. --’
Eu ja usei uma host que era barata mas de vez em quando ela caia ai q é o tenso, mas tipo 3 ou 4 gb n lembro mas acho q era 3 eu pagava tipo 30 e poucos R$, porém acho meio tenso confiar nelas :v
(Perante a perda de server mundi e tals)
Fala @RamonVSBR tudo beleza. A gente faz o possível para evitar usar a tag “off-topic” - mas para atender o seu pedido, recategorizei para “Jogos no linux” que é o mais próximo que temos.
O @thespation já tinha me dito isso, lá quando o post foi criado. Porém ele concordou que a categoria “eventos” seria uma boa tag, mas que “jogos no linux” também atenderia bem .