Propagandas no fórum, modo app mobile

pode ter certeza que não bloqueio, infelizmente atrapalham a navegação, como os citados.

As vezes de clicar para ir para o home ele acaba clicando e abrindo o anuncio, o que abre em tela cheia as vezes trava e não redireciona de volta para o fórum novamente, mesmo clicando no X.

então o negocio é esperar passar esse Black Friday mesmo para diminuir a quantidades de anuncio xD

1 Curtida

Eu deixo os Ads também, tanto é que estou experiênciando os mesmos problemas, mas acho que aquele banner específico não é executado no brave mesmo o bloqueio de anúncios desligado.

1 Curtida

É impressão minha ou tem mais anúncios na versão mobile do fórum?

3 Curtidas

sempre achei isso

2 Curtidas

Muito mais, eu não acesso pelo celular por conta disso.

2 Curtidas

O único anúncio que me incomoda é o de tela cheia. Ele começou a aparecer recentemente e é necessário fechá-lo para visualizar o conteúdo. De resto, está ótimo e ajuda a pagar as contas do site.

2 Curtidas

image

Alguém me chamou?

(ele funciona no Firefox pra mobile, e tem a opção de bloquear apenas um elemento específico. Eu fazia assim para tirar os anúncios sobrepostos e deixar apenas um.)

2 Curtidas

O anúncio de tela cheia também me incomoda. Chato dms.:frowning:

Os Anúncios tem várias positividades. Por exemplo, nós podermos usar sites da internet de graça, assistir vídeos e escutar múscas de graça. Ajuda um novo comerciante a crescer, mantém servidores que usamos de graça e o mais importante gera empregos e oportunidades.

É algo que chateia? Sim mas, lembrem antes da Internet, a TV Aberta, ninguém achava ruim quando vinha um intervalo comercial no meio da programação e não tinha como pular, o comercial que estava ali tinha de assistir mesmo que não gostassemos. Na internet é a mesma coisa só que em mídias diferentes, porém mais flexível, pular a hora que quer e ver somente os anúncios de interesse.

Concordo que certos anunciantes e sites são muito impertinentes, ou seja deveria ter uma regra de controle de fluxo dos anúncios, hora específica, etc. Como acontecia nas TVs Abertas da época.

Então analisando tudo isso e tentando balancear, criei uma sugestão que pode aliviar e ainda por cima ajudar mais ainda o Diolinux, o “Start Plus”.

Os anúncios continuariam para quem for usar de graça e quem for Start Plus teria uma navegação enxuta e/ou poderia até optar por ver anúncios. Nós sabemos de novidades porque elas foram anunciadas, imagina se fosse bloqueados os anúncios como iriamos saber das novidades?

Editet: Correção da palavra “iriamos”. Edited/

:pray:t2:

1 Curtida

tb to nessa, só pelo desktop

Nem vou opinar muito sobre esse assunto já que hj o mínimo que aceito é seguir as diretrizes de anúncios aceitáveis. Mas só posso imaginar o quanto esses tipos de anúncios intrusivos estragam a experiência dos outros usuários. Infelizmente usar adblock é um caminho sem volta e os sites precisam de lucro para continuar fornecendo serviços de forma “gratuita”. Então a todos os usuários que não usam nenhum tipo de adblock meus sinceros agradecimentos! vcs que ajudam a manter serviços como esses sem custo algum.

1 Curtida

O adblock tem sido um problema no Clube do Hardware. O GT inclusive escreveu um artigo para caracterizar detalhadamente a questão: Os efeitos do “adblock” no Clube do Hardware - Redes - Clube do Hardware

Em 2015, mais de 30% das visitas ao Clube do Hardware eram de usuários com adblock. No Guru3D, isso já havia chegado a 50%. Consequentemente, o Clube do Hardware e diversos outros portais de conteúdo enfrentavam (e ainda enfrentam) problemas para pagar as contas. Muitos não sobreviveram.

Esses usuários consomem banda e gastam recursos do servidor, mas não geram receita enquanto o fazem. Seria algo como “pular a roleta do ônibus”. Contudo, quando a administração do CdH tentou implementar um bloqueio de acesso (um anti-adblock), eles ficaram furiosos (o link acima explica tudo) e ainda encontraram maneiras de burlar a proteção.

Há atualmente, no CdH, uma filtragem bem restrita dos anúncios que podem ser exibidos, para evitar propagandas “irritantes” (como pop-ups que bloqueiam o conteúdo e precisam ser fechadas) que poderiam incentivar o uso de adblock. Além disso, os usuários são orientados a denunciarem caso encontrem algum anúncio do tipo. Para reduzir o número de anúncios e a dependência deles, outros métodos de monetização também foram buscados.

A questão do adblock parece ser um caminho sem volta, conforme comentado pelo colega acima. Resta buscar alternativas para minimizar os impactos. E agradecer a todos que não usam.

2 Curtidas

Eu sou completamente contra a adblock e a bloquear anúnicios. Quando eu estou no Youtube assitindo eu não pulo anúcios pois isso gera receita para o canal e é forma de suporta-lo. Quando eu tenho condições eu assino uma conta premium, daí os anúncios continuam para quem é free e eu ainda estou pagando a mensalidade do vip. A sugestão minha é justamente para isso, quem usa os produtos Diolinux é não quer ver mais anúncios, poderia ter uma opção de Diolinux Plus Premium, “Start Plus”, então o mesmo, quem usa de graça anúncio, quem suporta com a conta Premium dai sem anúncios. Eu ainda diria mais:

Start Plus: R$ 7/mês e só tem anúncio estáticos no banner. (Nada de tela cheia e anúncios no meio dos posts). Seria entre o Start e o Play do Youtube
Premium Plus: Rs 14/mês sem anúncios no total. Ele ficaria entre Start, Start Plus e Play.

Nunca fui a favor de bloquear anúncios pois não sou conveniente, ou seja, “se para mim ta bom que se dem mau o restante”, eu sou justo. Hoje eu conheço novidades por anúncios e quando eu precisar anúnciar, sera que eu irei gostar que bloqueem? Como eu irei crescer? E os valores que eu investi? O ser humano é muito conveniente e pouco justo, “mesmo que esteja machucando os próximos se tiver bom para mim tá bom…” mas quando eu preciso usar, todos tem de ajudar. Hipocresia.

Também não culpo ninguém que usa pois a falta de orientação e o comportamento empático geram nisso tudo, “se todos fazem o um irá fazer o mesmo”.
Olha o exemplo:
Brasil: “Área movimentada, Semáforo fechado para pedestre mas se não estiver nenhum veículo, todos atravessam.” Tenta ficar parado esperando o Semáforo abrir a vergonha que irás passar.
Japão: “Área movimentada, Semáforo fechado para pedestre mesmo que não tenha nenhum veículo, ninguém atravessa.” Tenta atravessar nessa momento e olha como os Japoneses irão te encarar para ver a vergonha irás passar.

Oque falta é uma melhor orientação de como mudar este comportamento empático em massa na minha opinião.

Eu acho q o melhor caminho hj é procurar um meio termo como exemplo as diretrizes dos anúncios aceitáveis feito pelo adblock plus. Hj não vou dizer que n uso adblock, pois já acostumei a usar uma internet “limpa” digamos assim. O q faço é um rígido controle sobre quais sites eu permito que me mostrem anúncios e quais eu permito apenas anúncios aceitáveis (via solução adblock plus), porq sinceramente tem anúncio q simplesmente não dá pra engolir. Ex: responder pesquisas antes de ler a matéria (tecmundo), anúncios no YouTube que interrompem sua concentração num vídeo sério pra anunciar um iFood da vida, ou ainda aberturas de várias abas (vários sites) ou anúncios tela cheia (aqui mesmo no fórum). Hj um adblock não bloqueia só, mas ajuda a proteger contra scripts maliciosos, ajuda a economizar banda de rede e etc. Conclusão: Ao meu ver os anúncios devem ser trabalhados de forma mais saudável e consciente sem matar a experiência de quem está acessando um site, para que a pessoa se informe ao invés de sair irritada de tal site que lota sua tela com propagandas (na maioria) irrelevantes.

1 Curtida

Concordo.

Por isso fiz este comentário:

Infelizmente, deixar de usar um adblock hoje em dia é até mesmo uma falha de segurança, já perdi a conta de ver quantos ataques ocorreram em sites idôneos por meio de um banner que continha códigos maliciosos (sem o consentimento do dono do site).

Hoje eu uso adblock em todos os meus navegadores e coloco exceções apenas para sites que eu particularmente pretendo apoiar (é o caso do diolinux plus, onde deixo os anúncios ligados para apoiar o site), mas infelizmente, como as propagandas aqui se tornaram extremamente invasivas na versão mobile, fui forçado a religar o adblock para este site no meu celular. Assim que o problema das propagandas super invasivas for resolvido para a versão mobile do diolinux plus, volto a desligar o adblock do android para este site.

Em relação ao youtube, esse não tem como usar sem adblock. O youtube enfia duas propagandas obrigatórias no início dos vídeos, muitas vezes com volume acima do volume do vídeo, chegando a me assustar quando estou distraído (e rodando uma playlist de fundo) ou mesmo me doendo o ouvido. Isso sem contar os produtores sem noção que colocam uma propaganda por minuto em vídeos de 10 minutos. Este é também o motivo no qual nunca uso o youtube no celular (inclusive o ícone do aplicativo fica oculto para não abrir sem querer), pois não achei uma forma viável de bloquear os anúncios no celular ainda.

Particularmente uso o YouTube no celular pelo navegador Firefox e Egde ambos com adblock. Tem quem aguente os anúncios do YouTube não slc.

1 Curtida

Ae complica… Malvertising como são chamados os problemas por anúncios maliciosos. Então oque poderia minimizar ser afetado e favorecer os anúncios legais seriam empresas de segurança focadas nisso. Uma white list com supervisão e requerimentos bem exigentes, para quem quer anunciar. Mas vai gerar mais gastos.

Eu costumo navegar somente em Sistemas Operacionais Linux based. Como o Windows é largamente famoso no Mundo, o maior numero de ataques criados são concetrados nele, da trabalho criar um Malware afim de atacar a minoria numa distro Linux. Geralmente o ladrão ataca para faturar $$. Deixo o Windows só para Games…

Tenho notado que certos anúncios tentam instalar algo no meu laptop através do Firefox, mas aparece um pop up pedindo autorização estranha, como o “cancel” pode estar invertido com o “ok” eu não clico em nada e mato o processo no gerenciador do Firefox. Também se ele se instalar, não vai dar nada, geralmente eles são desenvolvidos para Windows e além do mais as Distros Linux based tem camadas extras de proteção. Outro detalhe eu deixo o Firefox, HTTPs only para tudo e tenho o Avast add on para mostrar a reputação dos sites nas buscas.

Malvertising, Todo cuidado é pouco…

1 Curtida

Oi pessoal, acho justo a reclamação de alguns de vocês, saibam que a gente se importa bastante com a experiência que vocês tem por aqui, esse é dos motivos de estarmos constantemente mudando as coisas e tentando viabilizar o projeto financeiramente.

Eu também não curto anúncios, ao menos não todos os tipos, alguns eu acho bacanas até.

Como o mínimo que eu posso fazer é ser transparente com vocês, então aqui segue um explicação da situação atual quanto a publicidade dentro do fórum.

Os modelos praticados

Atualmente temos apenas dois tipos de anúncios:

• Anúncios patrocinados por terceiros
  • Anúncios do Google (esses banners que aparecem)
  • Apoio direto

Os anúncios de terceiros geralmente aparecem na forma de posts fixos, é um formato que eu acho excelente e muito pouco intrusivo, porém, é mais raro de conseguirmos, podem se passar meses nem novidades nesse sentido.

Temos o apoio direto/indireto feito pelos membros do canal no YouTube, porém, os valores que eventualmente entram dali servem para, primariamente sustentar o Diolinux Play e outras coisas diretamente relacionadas aos membros. O fórum precisa se pagar por ele mesmo, como qualquer setor da empresa, ou menos deveria.

E temos a parte de anúncios de display, que eu acho que é a mais importante de falarmos aqui.

Atualmente usamos o Google AdSense para exibir as publicidades e estamos testando o formato automatizado do Google, segundo a descrição seria “uma forma do Google escolher sozinho os melhores formatos, melhores localizações e melhores faturamentos”. Tudo isso é importante, e ser automatizado garante um tempo a menos sendo gasto na moderação disso (o que não quer dizer que não deva ser feito, como eu disso, tudo são experimentos).

O "problema’ é que o fórum mesmo nunca se pagou em um mês nesses quase 3 anos e a intenção é que ele não só se pague, como dê lucro de alguma forma, isso fortalece a empresa e o próprio serviço do fórum. Esse fato significa que por 3 anos nós tiramos valores de outros locais da empresa para investir aqui, acreditando que daria certo, porque achamos que o fórum, dando lucro ou não, é um pilar importante da comunidade Diolinux e de tecnologia dentro do país.

Esse novo modo automatizado do Google tem gerado números melhores neste mês (começamos a testar no início do mês), mas como Fevereiro tem menos dias, só podemos estivar os valores, ainda assim, esse foi o mês que o valor de anúncios mais chegou perto de pagar o custo do fórum sozinho, o que é excelente, talvez em Março a gente descubra se foi apenas uma fase, ou o que.

O problema?

O problema é que para isso precisamos ter anúncios como estão no fórum atualmente. Eu sei, não é horrível, mas é aquela coisa, quanto menos você puder colocar, melhor, mais clean fica, eu realmente entendo. Mas assim como no blog, acho que para todos nós, é preferível que tenham alguns banners a mais e o negócio continue andando (o que no caso do fórum é mais crítico), do que sem anúncios e o negócio definhando.

Esse anúncio mais chato de tela cheia aparece uma única vez por sessão pelo que observei, então, teoricamente, uma vez que ele tenha aparecido, ele não aparecerá mais até que você feche o site e abra novamente.

A solução

Equilíbrio, claro, como tudo na vida. Um dos formatos mais chatos desse sistema automatizado é aquele que quando você clica em um link é exibido um anúncio de tela cheia, quem reclama disso tem toda a razão, porém, ele faz parte do experimento e ainda é cedo para dizer o quanto de valor ele reverte para o site.

Peço paciência para aguardamos mais um pelo esse experimento, e vermos o que acontece, mas supondo que alguns resultados sejam obtidos, teremos que tomar decisões baseadas em:

• Esses anúncios interferem no uso prático do site e não geram lucro, é só tirar.
  • Esses anúncios não interferem tanto no uso do site e também não geram lucro, é meio que uma questão de gosto nesse caso, muitas vezes são anúncios que vão juntando pequenos valores ao longo do ano.
  • Anúncio intrusivo, mas altamente lucrativo a ponto de sustentar o fórum; nesse caso, o que fazer? Cortar o sustento principal? Essa vai ser um decisão difícil.
  • Anúncio não intrusivo e altamente lucrativo, fica no site.

O quanto é preciso fazer?

Essa é uma questão bem variável, porque envolve desde o custo do servidor, do servidor de e-mails, da ferramenta para disparar os e-mails do fórum, das pessoas que dão manutenção e de alguns colaboradores e desenvolvedores que eventualmente trabalham por aqui. Então, só para chutar um valor “bonito e redondo”, vai de USD 1.200,00 a USD 1.500,00 (dólares) por ano. (Comprar alguns produtos anualmente gera desconto).

Nos últimos 30 dias, tivemos cerca de 80 mil pageviews monetizadas no fórum, e atenção para a palavra “monetizadas”, porque tivemos cerca de 739 mil pageviews ao todo (este é um dado que qualquer moderador consegue verificar inclusive), ou seja, tem uma galera que usa adblock ou qualquer coisa do tipo, isso tudo gerou cerca de 50 dólares.

2021-02-24_12-19

E como eu disse antes, esse foi o mês que mais deu dinheiro desde o lançamento.

O que vem a seguir

Acho que poucos sites abrem as contas assim para o público, porém, o Diolinux Plus tem uma comunidade bem diferenciada e positiva, que a gente pretende manter mesmo que nunca consigamos reverter esses valores totalmente.

Peço compreensão de todos que acessam, mesmo quando encontrarem aquele anúncio chato. Lembrem-se que quando você estão vendo algum banner ou algo assim, é graças a isso que a gente consegue manter o site funcionando e completamente grátis para todos, sendo que hoje são praticamente 10 mil membros no fórum (quem disse que fórum não tem mais vez em 2021, né? :laughing:).

Estou ciente que o uso no modo mobile em especial não está muito legal por conta de alguns dos anúncios, e quero agir em cima disso também, porque assim como vocês, eu sou usuário do site e quero que ele fique legal para acessar de qualquer plataforma. Porém, como administrador da empresa, tenho que esperar os dados e analisar para tomar uma decisão baseada em razão e não em emoção.

Além disso, fica um muito obrigado a todos os @moderadores voluntários também, que atuam de for proativa e positiva dentro da comunidade sem cobrar por seus serviços, eles são verdadeiro heróis da comunidade e merecem tal reconhecimento.

Parece clichê, mas nós estamos realmente sempre tentando e testando muitas coisas para melhorar o produto, não é garantido que tudo continue como está, mas há males que vem para bem e nem todos vem para ficar, então, continuem dando os feedbacks tendo a certeza de que estamos lendo eles e tentando fazer o nosso melhor, tentando equilibrar as contas da melhor forma possível.

Muito obrigado pessoal, aproveitem o fórum que a gente mantém com tanto carinho para toda a comunidade. :slight_smile:

8 Curtidas

@Dio Muito obrigado pela transparência ao compartilhar essas informações. Infelizmente, a situação que você relatou vai de encontro ao que está ocorrendo em muitos fóruns: está ficando difícil pagar as contas.

Com a crise, os anunciantes desapareceram, e os fóruns estão cada vez mais dependentes de redes de anúncios. Ao mesmo tempo, o uso de adblock parece só aumentar. E o fato de existirem navegadores que não apenas incluem soluções agressivas de adblock, como também as estimulam, não ajuda.

A solução encontrada pelo Gabriel Torres no Clube do Hardware está sendo buscar monetizar de outras formas, porque o sistema de anúncios não está surtindo o efeito desejado. Se não houvesse adblock, daria para pagar as contas e gerar lucro suficiente para garantir a sobrevivência do site sem depender de complementação (conforme ele explica no artigo que mencionei acima).

A questão da sensibilização dos usuários é muito importante. Quando o bloqueio anti-adblock foi implementado no Clube do Hardware, deu para perceber que diversas pessoas não faziam ideia de que estavam prejudicando o fórum (e tantos outros sites). Mesmo alguns usuários habituais que foram pegos nessa peneira ficaram surpresos ao “descobrir” o impacto nocivo do adblock.

O que quero dizer é: existe sim a questão que você falou. Há muitas pessoas que só ligam para o próprio umbigo e usam mesmo sabendo que estão prejudicando os sites que amam, esperando que outras pessoas garantam o sustento vendo anúncios. Nem preciso dizer o quanto isso é lamentável… Contudo, há diversas pessoas que usam o adblock porque “vão com a onda” e não fazem ideia dos efeitos. Além disso, há aquelas que o fazem por motivos de segurança (embora eu considere exagero, ainda mais para usuários de GNU/Linux) ou porque simplesmente ficam muito incomodadas com alguns anúncios que são realmente irritantes.

Moral da história: nunca usei adblock e não tenho interesse em usar. Mas nem todas as pessoas que usam o fazem por motivos ruins ou egoísmo. O adblock é sim uma ameaça grave para a Internet como a conhecemos, mas não podemos generalizar.

Sobre o modelo de assinatura VIP que você sugere, isso foi tentado no Clube do Hardware. A adesão é muito pequena. Acho que seria assim aqui também.

3 Curtidas