Projeto Youtube-DL é removido do Github após reclamação da RIAA

O Github recebeu uma reclamação da RIAA - o “sindicato” de gravadoras dos Estados Unidos - e desabilitou o acesso ao código fonte do Youtube-DL, uma das ferramentas para baixar vídeos do Youtube mais famosas, que é tanto usada sozinha como de back-end para interfaces gráficas.

Segundo eles, o Youtube-DL “tem como propósito declarado contornar medidas tecnólogicas de proteção usada por serviços autorizados como YouTube”.

Texto completo da reclamação

dmca/2020-10-23-RIAA.md at master · github/dmca · GitHub

7 Curtidas

Se for engenharia reversa não tem nenhum mal

1 Curtida

Se os desenvolvedores do youtube-dl passarem a distribuir no GitLab, acho que não vai ter problema, já que os Estados Unidos não possui jurisdição sobre a plataforma, ou será que estou enganado?

Enfim, esse é os Estados Unidos e suas medidas estúpidas geniais de “proteção a propriedade intelectual”.

3 Curtidas

A RIAA derrubou o Napster, lembram? Adiantou no quê?

EULA (o temido) Terms of Service - YouTube

O usuário tem a liberdade de discordar do contrato e não usar a plataforma. Essa é a liberdade que você tem direito. (Richard Stallman mandou um abraço!)

Já nas regras de uso está claro que é proibido um monte de coisas, inclusive fazer download do vídeo, exceto em casos expressamente autorizados.

Eu discordo, mas já que eu uso a plataforma minha opinião foi solenemente ignorada por mim mesmo ao aceitar o EULA. A decisão de derrubar o youtube-dl está correta.

Não vai demorar para o pacote youtube-dl sair dos repositórios das distribuições…

3 Curtidas

Vou ler o texto com calma depois.

Convenhamos, na prática isso não tem efeito nenhum. Sai o youtube-dl e entram centenas de extensões para navegadores ou outros programas semelhantes (para win, linux e mac). Então, não tem muito efeito prático isso. Só perdemos uma boa ferramenta. Mas existem e existiram outras, simples assim.

1 Curtida

É uma pena, eu estava gostando.

Comecei a usar youtube-dl há dois dias… Criei até uma postagem num grupo de Facebook sobre ele.

Na verdade, não muda, esses direitos são reconhecidos internacionalmente (sendo mais pesados na UE por exemplo, enfim, se for uma plataforma regulamentada ela tem que remoer, se for de distribuição de conteúdo ilegal a plataforma inteira é derrubada

1 Curtida

Se bem que tem países que não são signatários de leis de proteção autoral ou simplesmente fazem vista grossa como a China atual.
Em alguns países carentes por exemplo, essas leis praticamente são ignoradas e alguns sequer tem conhecimento que existam.

Observação: não estou advogando em prol de quebra de copyright, estou apenas informando.

Ss, eles teriam mas isso são casos mais a parte de mercado interno, a nível internacional a coisa muda de figura, um exemplo clássico foi o RPG Maker originalmente desenvolvido pro Japão, até que um russo obteve uma cópia, traduziu pro Inglês e Russo e redistribuiu (sem crackear) mesmo isso sendo permitido na Rúsia (na época pelo menos), a medida que a tradução saiu da Rússia ele tomou um dos ataques de copyright mais memoráveis da história, mudou a forma como o RPG Maker é distribuído (hoje globalmente) mas a versão em inglês traduzida por ele sofreu um golpe tão pesado que é extremamente raro achar (mesmo sendo relativamente fácil achar versões traduzidas por terceiro e até crackeadas)… ela foi praticamente banida da internet

2 Curtidas

O Git eh um protocolo então mesmo que o GitHub delete a conta do youtube-dl, isso não afeta o repositório local dos devs e os clones que as pessoas já fizeram.

Segundo, não tem como ver um vídeo sem fazer download dele .

Você vai poder continuar usando. O youtube-dl não vai morrer.
O máximo que pode acontecer é você não achar nos repositórios.

2 Curtidas

“É como proibir facas, porque alguém pode usá-las para o mal”.

(comentário que vi em algum lugar por aí).

Não quero entrar no debate sobre certo e errado, legal e ilegal ─ até porque leis abusivas existiram aos montes. ─ Era perfeitamente legal torturar e matar Cristo, escravizar e torturar pessoas, discriminar pessoas pela cor da pele nos EUA e na África do Sul, e fazer tudo o que os nazistas fizeram.

Então, vou ficar só no que interessa, do ponto de vista prático: ─ Manter contato, acompanhar os acontecimentos etc.:

O GitHub pode fazer falta, mas não é o único recurso. Existe o GitLab ─ não conheço, nem entendo do assunto, mas já vi que é pago, e numa comparação vi que ambos têm pontos positivos e negativos. ─ Isso, para a mecânica de desenvolvimento, bugs, PRs etc.

Para baixar / instalar já havia fontes alternativas:

Um site de terceiros, que está levantando todos os mirrors, torrents etc.:

Um fork que vinha solucionando bugs e PRs, e ainda não foi derrubado:

Um modo de manter contato com o desenvolvedor desse fork:

Por trás desse fork, havia antes uma sensação de que o Youtube-DL estava ficando meio abandonado, ou estagnado, com acúmulo de bugs e PRs sem solução.

Quando o blackjack4494 apresentou o fork como solução temporária para solução de vários desses problemas (até serem resolvidos no “principal”), foi banido, e suas contribuições apagadas etc.

Peguei essas e outras informações, a partir de postagens no grupo Youtube-DL no Reddit:

Se alguém tiver mais novidades sobre esse episódio, seria interessante ir colocando aqui, para todos podermos acompanhar os possíveis desfechos.

5 Curtidas

8 postagens foram divididas em um novo tópico: Youi - Script/Interface de Terminal para Youtube-DL

E aquele 4kVideoDownloader que é um software super conhecido que tem o mesmo propósito do Youtube-DL, como fica?

1 Curtida
2 Curtidas

Pois é, e além dele tem vários outros famosos como o Atube Catcher, tem extensões para navegadores e sites.

Enquanto isso no GitLab:

:laughing: :clap:

3 Curtidas

O tráfego do Youtube sequer é criptografado, o Youtube-dl age exatamente como um browser faz. Pode olhar no cache do seu navegador e ver que o que ele faz é exatamente baixar os vídeos pro seu computador.

Enfim, eis a vantagem dos softwares opensource. Corta-se uma cabeça, nascem outras quinhentas.

3 Curtidas

E agora??? O que será de nós reles mortais usuários do youtube-dl?