[Projeto] - Linux em Prefeitura

O e-cidade destina-se a informatizar a gestão dos municípios brasileiros de forma integrada.

2 curtidas

Olá @Ronaldo … primeiramente parabéns pela iniciativa! e gostaria de contribuir em alguns pontos …

Nós devemos entender que as pessoas não gostam de sair da sua zona de conforto, então dizer a elas que algo vai mudar (mesmo que seja para melhor) vai trazer desconforto a elas. Neste caso para algumas pessoas que são “mais leigas” no assunto você não precisa informá-las que vai trocar de sistema (desde que ela continue exercendo sua atividade como de costume). Já outras pessoas(normalmente pessoas “mais novas”) você pode “recrutá-las” para este projeto para ajudar você com as pessoas que venham a ter dificuldade com as mudanças. Faça com que estas pessoas recrutadas sejam parte importante do projeto.

2 curtidas

Opaa vlww pelo apoio hehe

Sobre os pcs q vcs tem, os mais parrudos vc pode por Gnome e os mais fraquinhos pode por Cinnamon ou XFCE, com uma leve customizada. Creio q vai ajudar e muito. E sobre a reação, é essa mesma kkkkk

Sobre a dor de cabeça q mencionei, e que aprendi na Faculdade, quanto mais vc documentar a sua rede e processos, mais facil fica a operabilidade dele. Pensa assim, no dia q vc precisar sair ou de alguma auditoria, se vc estiver com tudo documentado, ate os processos, vc vai conseguir resolver tudo mais rapido saca. E outra, vc documentando tudo, se alguem precisar de ajudar e vc tiver um materia de facil acesso, a galera vai “se virar melhor” e assim tb de “lambuja” começar a gostar do sistema manja.

Sobre o servidor, comece a cotar e fazer levantamentos, pois ele vai ser o seu grande aliado. E tb va ver o e-cidade, um projeto do governo q ajuda pakas.

2 curtidas

Muito bem colocado!

Eu mesmo sei de muitas empresas que em um momento migraram pro Linux, porém, com troca de funcionários/equipe que fez a migração, acabaram voltando pro Tela Azul.

3 curtidas

Uma possível solução para o Microsoft Office é o Google Docs. As escolas estaduais de São Paulo (não sei se todas) migraram para esta solução. Você somente deve se atentar a algumas questões de sigilo de documento, disponibilidade e etc, você terá que fazer esta avaliação… mas é uma alternativa

2 curtidas

Se os PC tiverem 4 núcleos e no mínimo 3 GB de RAM pode ir Mint Cinnamon. Se os PCs forem de 2 núcleos opte pelo Mint XFCE.

Pro Cinnamon pode customizar os icones e o Tema:

icons: Windows-10-master.zip

theme: Mint-Y-Yltra-Light


Da forma como está na imagem o Mint Cinnamon fica com as pastas amarelas e os realces em azul, fica muito familiar aos usuários de Windows.

Definitivamente se Puder usar o Mint Cinnamon com algumas customizações será a melhor opção pra aproximar o usuário.
Se for usar o Mint Cinnamon por favor ative instale o xnumlock e ative o Numlock do teclado na tela de login. Lá no Centro de controle (Janela de início de sessão). No meu serviço tenho um PC com Windows 10 e os FDP do TI se recusam a habilitar o numlock no login, é um transtorno…


Sempre altere o Icone de exibir area de trabalho pro canto direito depois do relogio igual é no Windows.


A data do sistema deixe formatada assim:
%a %e de %b , %H:%M


No Nemo configure para o duplo clique renomear o arquivo


Na configuração da barra de ferramentas do Nemo habilite todas as opções, pra que o usuário saiba tudo que esse excelente explorador de arquivos pode oferecer.


Instale esse programas extras:

Instale o Libreoffice do site que é o mais recente, em vez do libreoffice do repositorio.
Tambem instale o WPS em portugues, com as fórmulas do Sheet em portugues.

  • Instale o cups-pdf pra imprimir arquivos para PDF
  • Instale o catfish
  • Instale o Visual Studio Code
  • Instale o Pinta como editor de imagem a mais
  • Instale a modificação do dio para o PhotoGimp
  • Instale o Ksnip pra screenshots
  • Instale o Chrome

-================================

O XFCE vai demandar mais Customização. Por favor adicione o applet Locais na barra de tarefas, e ensine o povo a ejetar pendrive por ali…


4 curtidas

Vish, ai complica. Sempre ouvi falar muito bem dele

2 curtidas

Antes de eu migrar pra linux, fui fazer um curso de corel na minha cidade(ja conhecia a ferramenta, mas nesse casoqueria aprender algo mais), como eu tinha o crack do programa, o professor pediu pra mim piratear as maquinas da prefeitura pra poder “continuar” o curso.
Queria poder dar o mesmo curso, mas usando GIMP, Inkscape e Ubuntu e ao invés de ensinar a usar a ferramenta, ensinar Design, pois apenas quando entrei pro linux, comecei a fazer artes proprias, sem estar copiando um retangulo arredondado em formato .cdr por não saber fazer ele…

2 curtidas

Cara, sua idéia é muito boa, tipo recomendo começar utilizando Cinnamon ou KDE, se possível não personalize o sistema, para que eles entendam o como é o sistema puro(no caso do cinnamon, tira aquele verde, pq não causa uma boa impressão), faça uma install em uma maquina sua, e remova programas inuteis, e instale os programas que eles usariam (MS-fonts, WPS Office, Chrome, Firefox, PhotoGIMP, etc…), pegue essa install e deixe na mão de uma pessoa leiga para ela se entender com o sistema, depois pergunte como foi a experiencia, e se possivel faça as adaptaçoes que ela falar, tem como criar uma iso dessa sua versão com o pinguy builder, se não me engano. Use essa ISO de base para formatar as maquinas(fiz isso na escola que eu estudei).
1- Eles vão colocar defeitos na plataforma por ser algo novo, acustume-se e seja atencioso quanto a isso, ensinando e tirando as duvidas(muitas das vezes, perguntas bestas por falta de atenção tipo"onde esta meu pendrive", ou “como faço pra entrar na internet aqui”(eu ouvia essas perguntas, sério).
2- Evite usar o terminal próximo deles em caso de manutenção ensine-os a atualizar o sistema, e fale pra fazer isso quando eles ligarem a maquina.
3- apos aprox. 2 meses eles verão a diferença e terão seu definitivo, aqui na escola, coloquei nos PC’s do projeto da rádio que eu coordeno, logo após, perguntei o que eles acharam do linux, e dei a opção de voltar ao Windows eles pediram pra mim colocar linux no computador pessoal deles(eu utilizei Ubuntu Gnome), alem do projeto continuar apenas com Linux.

Não sei como é a sua situação atual, mas esse tem sido meu projeto pra migrar a escola que eu estudei para linux, agora estou no mesmo procedimento em um mini laboratório de informática que vai ficar na biblioteca.

Espero que eu tenha te ajudado, qualquer duvida, estou a disposição para te ajudar!

2 curtidas

De que cidade vc é, Ronaldo?

2 curtidas

Integridade é uma palavra que não existe no setor público.

1 curtida

Sim é verdade, mas não da pra “esconder”, terá de ser anunciado, mesmo que seja para os secretários sobre a mudança eles próprios falaram para os outros sobre as mudanças entende.

Eu até pensei nisso, mas até os mais jovens tem dificuldades, todos são acostumados ao Windows e vi que reagem da mesma forma do que as pessoas mais velhas, por incrível que pareca.

1 curtida

Lidar com as pessoas sempre vai ser um desafio, no caso minha sugestão foi apenas pensando em minimizar o desafio. Na empresa que eu trabalhava teve uma vez que alterar o sistema da loja em que os funcionários estavam acostumados por anos. Muitos ficaram com medo … principalmente os vendedores com medo de não aprenderem o sistema e serem prejudicados nas vendas. Como eu era o responsável pela TI e tive que dizer que o novo sistema era fácil e que não teriam dificuldades e eu sempre estaria ali para ajuda-los. Depois que o sistema novo foi alterado muitos colocaram obstáculos outros ficaram bons nele e foi ai que recrutei estes que “dominaram o sistema” para auxiliar os outros (que é natural algumas pessoas terem mais dificuldade). Muitas vezes trocar a palavra mudança por melhoria pode fazer diferença. No caso você não precisa ser técnico com as pessoas e dizer vou trocar Windows por Linux. Fale da parte técnica somente com os que realmente necessitam saber. Converse se possível diretamente com os funcionários e deixe eles mais “calmos”.

2 curtidas

Então estamos usando bastante o Gnome, porem a bendita curva de aprendizado está nos fazendo desistir da ideia, por mais que façamos um paralelo entre Smartphone e Gnome, no quesito produtividade eu acredito muito no Gnome, mas a pessoas literalmente não são pré-disposta a aprender algo novo. Então vamos focar no Mint mesmo, alternando entre Cinnamon e XFCE.

Já pensei muito nisso, tentei usar algumas ferramentas pra agilizar, mas não tive exito vai ter que ser no lápis mesmo kkkk.
Você tem algum modelinho ai pronto?

Então pesquisei lá, mas ainda to meio por fora de e-cidade, o pior é tem o Cidades Digitais onde teve aqui na cidade vizinha e lá estava reunida todas as T.I da região, e todos foram unanimes em desacreditar no Linux, todos preferem pagar licenças com o Windows, porque é claro, dinheiro dos outros é fácil.
O pior foi o cara veio me dizer que, por pior que seja o Windows com todos seus problemas de tela azule tal é melhor que o Linux. É mole???

2 curtidas

Então, eu não tenho um modelinho ja pronto, pq eu tento adaptar a rede do cliente saca, mas vc pode ir meio q pela logica, do tipo, ADministrativo, vc poe ADM e dai começa a numeração, ex: ADMDSKT001 (seria Administração DeSKTop 001), alem de por IP fixo em cada maquina.

Meu, isso me deixa mais ■■■■■■ da cabeça com esses “T.I” de meia tigela kkkk pq certamente eles usam alguma coisa em Linux e falam isso kkkkk. Mas voltando ao seu projeto, veja-la no e-cidade, formas de automatizar e afins a rotina da prefeitura, usando o Linux. Assim vc vai conseguir pros “entendidos” das cidades vizinhas, que eles estavam parados no tempo kkkk.

2 curtidas

Acho que não, o Google Docs seria uma boa, mais o povo não iria se adaptar nele, mais fácil migrarem pro Libre mesmo.

2 curtidas

Então, também fico puto quando vejo que há softwares que são gratuitos e que fazem a mesma coisa e vejo os caras dizendo que prefiro o pagar mesmo. E é tudo nego com diploma, só eu aqui de auto-ditada. Você tem o link do e-cidade, porque pesquisei e saiu vários sites dele ligado a outras prefeituras é isso mesmo?

Aqui tudo é DHCP automático, daqui uns 3 meses iremos mudar de licitação de rede, então agora não compensa esse trampo, seria mais fácil colocar isso como critério na licitação.

Ah sim entendi, cara bela abordagem a sua, me fale mais ai sobre ela por gentileza, realmente uma palavra muda tudo.

No caso do Cinnamon tem que mudar pelo meno os ícones.

Hoje, uma mulher vei na sala exigindo um mouse novo porque o dela não funcionava, fui la vê e era só a sulfite que estava sob o mouse.

Já temos algumas escolas dispostas a experimentarem o Linux, porém ainda estamos vendo algumas questões do qual ainda não domino, como compartilhamento de arquivos e impressoras entre Linux e Windows.

1 curtida

Cara… então… minha contribuição aqui tá mais pensando em pessoas (no processo) do que na tecnologia…:smile: … acredito que você e as pessoas (os funcionários) estarão bem servidos com as tecnologias open source ou “free to use”.
O ponto que quero trazer aqui é: dar uma atenção e saber ligar com as pessoas (meio que individualmente).
Pq por mais lógico que seja esta sua implementação (que na minha opinião é um modelo a ser seguido) as pessoas são emocionais, emotivas, sentimentais e vc vai ter que lidar com isso.
Não sei se você já assistiu mas da uma olhada neste vídeo que o Dio fez, é um vídeo meio longo mas em alguns pontos ele fala sobre o que eu estou tentando lhe escrever aqui :slight_smile:
No caso em que citei em recrutar algumas pessoas para me ajudar com as outras pessoas…
Eu chamei uma a uma as elogiei (não na frente dos outros) e disse que precisava da ajuda delas. Também chamei a gerente de vendas (um superior) e disse na frente das “recrutadas” que elas iriam me ajudar com as outras pois elas já estavam dominando o sistema… elas estufaram o peito e se sentiram (e foram mesmo) importantes. Neste caso eu trouxe pessoas para o meu time… e acredite isso vai ajudar bastante :slightly_smiling_face:

3 curtidas