[Projeto] - Linux em Prefeitura

Olá pessoal, sou técnico em informática aqui da minha cidade a um ano e dois meses. Quando entrei me deparei com uma T.I totalmente defasada, desorganizada e abandonada. Aqui temos o de mais pobre que se pode esperar numa infraestrutura como um todo. Não temos servidores e firewalls, nossa rede ainda por cima é ADSL! Mas esse problema já esta sendo resolvido, diga-se de passagem.

Porém o grande problema que eu vejo, é que tange aos OS da Microsoft, pois aqui TODOS os PC’s são piratas, não só as OS, mas também a Suite Office, Photoshop, Corel e outros mais.

Conhecia o canal do Dio, mas nunca dei relevância ao canal e ao Linux, confesso! Porem em dezembro do ano passado comecei a rever meus conceitos, depois que um professor me recomendou o uso do Linux Mint, explicando uma séria de vantagens que eu então procurava no Windows, mas que era tudo pago.

Desde então, comecei a estudar Linux, comprei o livro Linux a Bíblia e vários artigos e vídeos no youtube, iniciei uma série de testes, pesquisas e estudos com várias distros diferentes como o Ubuntu, Kubuntu, Mint (Cinnamon e XFCE), Zorin e Deepin e também alguns testes entre os sistemas de arquivos Ext4 e Btrfs.

Diante desda situação, vi uma oportunidade de implementar uma solução viável e conducente para uma infraestrutura pública instalar o sistema Linux que é equivalente ou até mesmo superior em alguns aspectos, mas neste caso vale muito mais a questão financeira, pois acho um absurdo por parte dos governos gastarem dinheiro público em algo que pode ser totalmente gratuito, e eles também não querem gastar dinheiro com licenças.

Conversando com os meus superiores, eles demonstraram interesse em ver o quanto o Linux pode ser viável ou não, uma vez que, na falta de recursos financeiros, um OS que pode substituir de modo absoluto ou equivalente os OS Windows, será sempre bem vindo, mas como vocês já bem sabem o que é simples não é, necessariamente, fácil.

Com alguns simples comentários com os outros funcionários, já me deparo com o maior obstaculo de todos, que é a própria pessoa que por ignorância, e esse termo é válido, pois 99% das pessoas que questionei sobre o Linux, afirmam que nunca utilizaram, mas consideram ruim. Ora como pode afirmar algo que nunca usou? Então isto será e é maior obstaculo, que é a resistência que muitas delas terão.

A principio o projeto somente visa a substituição dos OS por esta questão de pirataria, sendo que, a demais partes da infraestrutura por mais defasada “não fere o código penal” por assim dizer. Portanto inicialmente viso apenas a substituição lenta e gradual dos softwares até a substituição definitiva do sistema, igual ao que Barcelona está fazendo. (Do qual anseio em entrar em contato, mas não encontrei o e-mail deles).

Futuramente irei implementar ferramentas de servidores como GPLI, Zabbix, OCS e outras mais, porem como não temos sequer servidores, e também por não ter conhecimento suficiente para tal, isto será, portanto, algo muito improvável que se ocorra.

Por essa razão que estou mandando esta mensagem, para poder pedir a ajuda e apoio de todos vocês do DioLinux Plus para poder me ajudar nesse projeto.

Eu poderia elaborar todo o projeto e simplesmente perguntar o que vocês acham, mas acho muito mais adequada seria elaborar todo o projeto desde do inicio, pois sei que não sou sequer um intermediário em Linux, e perguntar para aqueles que você sabe que sabem mais do você é uma forma de respeito e reconhecimento.

Nisso eu peço a opinião sincera de vocês, se estariam dispostos a me ajudar nesta empreitada, antes mesmo de queremos entrar numa discussão mais a fundo.

Muito obrigado, que Deus os abençoe.

12 Curtidas

Rapaz, essa é uma questão hiper complicada de se lhe dar por vários motivos. 1 deles vc mesmo já mencionou, que é convencer as pessoas a migrarem para outro OS. Outro é convencer a administração pública a investir na migração.

Se a prefeitura resolver adquirir máquinas novas, elas virão com o W10 por padrão, o q já ferra qualquer planejamento.

2 Curtidas

Otima iniciativa, não apenas por questão financeira, mas tambem pq o desempenho e estabilidade do linux é bem melhor do que a do windows, ainda mais o pirata.

Recomendo o Debian com interface cinnamon.

Debian:

• Estabilidade: Ele é uma rocha, provavelmente o sistema mais estavel que existe, ou seja, você não vai ter dor de cabeça uma vez que estiver rodando. (Dizem que é ele que roda na estação espacial da NASA)
  • Usabilidade: O usuario não tecnico (que não precisara instalar nada, nem atualizar, e so usara a internet, office e tals) não tera problema com ele, porem vc, que administrara pode se enrolar no inicio, o Debian não é dificil mas não facilita a vida.
  • Suporte: O Debian , na pratica, tem suporte de 5 anos. Se isso pesa pra você, pesquise sobre o CentOS, acho que tem suporte de 10 anos.

Recomendações de distro:
1- Debian
2- Mint
Talvez o CentOS, mas não conheço ao ponto de recomendar.

Cinnamon: Pq é uma interface parecida com a do windows.

As pessoas tendem a não gostar do que n conhecem.
É so frisar que o linux é tão facil quando o windows, e como eles vão usar de fato é. Deixa eles usarem um pc com o linux, pra eles verem que não é nenhum bixo de 7 cabeças.

Lembro ate de um video onde saiam mostrando o novo ubuntu ou mint (sei la) dizendo que era a nova versão do windows, as pessoas da ruas gostavam e achavam facil de mexer. Moral do video, deixa as pessoas usarem que elas vao ver que n tem problema.

Acho que você pode ter problema com o pacote office da Microsoft, você usar o libreoffice, n tem problema de compatibilidade mas são arquivos de formatos diferentes, mas você pode usar o office da Microsoft online.

Não necessariamente, venda casada no Brasil é crime, então você pode devolver os windows e pegar o reembolso.

4 Curtidas

Cara, que relato legal!! Já vi situações parecidas em algumas cidades que prestei serviço, mas alguns políticos não estavam ligando para a situação, uma vez que eles acham que a fiscalização é inexistente.

Basicamente o que a prefeitura usa?? Acesso a Internet e Office? E um ou outro computador com Photoshop?

3 Curtidas

Sim, mas neste caso seria diferente quando a mudança vem de cima, entende. Nos PCs novos estamos recebendo W10 em versão trial, o que não gera um empecilho, necessariamente. Temos alguns softwares que somente rodam em Windows neste caso, não iremos alterar o sistema, por mais que possa roda pelo Wine.

1 Curtida

Não posso entra em detalhes por aqui, se é que me entende. Não temos aqui um governo decido em melhorar, quer mais não com aquele entusiasmo que eu gostaria kk.

2 Curtidas

Estamos aqui observando bastante o Ubuntu 19.04, não sabemos como será a próxima versão com LTS, mas de todas as distros o Ubuntu com GNOME é a que se adequá aos nossos estudos. O problema que vi duma distro parecida é que nem mesmo conseguem utilizar o Windows, e quando é muito semelhante irão achar que ela ira ter os mesmo comandos, o que não ocorrer muitas das vezes.

2 Curtidas

Para a sua necessidade seria recomendado uma versão LTS. Começa testando o Ubuntu 18.04 LTS ou o Linux Mint (LTS) e vai vendo a real situação da sua migração…testes, testes e mais testes serão necessários.

2 Curtidas

Muito bacana essa iniciativa, isso deveria ser algo padrão em todo poder público no Brasil. Em relação a implementação, as pessoas vão sempre oferecer resistência, mas uma vez instalado,acredito que vai melhorar muito

4 Curtidas

Sim, estou fazendo o que não consigo fazer é documenta-los.

4 Curtidas

Recomendo que instale o Mint com Xfce ou Cinnamon para treinamento e estude o Debian 10.

2 Curtidas

É essencial vc optar por uma distribuição estável e atualizada; ao mesmo tempo, em que possa encontra um vasto material de ajuda pela internet. O Ubuntu LTS me parece a melhor opção.

A pouco tempo fiz meu TCC sobre o LibreOffice; e infelizmente, só tive experiências ruins de uso - não querendo ser hate, mas a suíte é uma porcaria. Nesse caso, fico com o incrível WPS Office (está traduzido para o nosso idioma; além de, abrir arquivo .docx sem problemas de formatação).

Quanto a servidor… a galera indica o CentOS.

PS.: Não se esqueça de compartilhar o resultado final.

3 Curtidas

Uma prefeitura usando um sistema e programas piratas, isso é Brasil kkkkk

3 Curtidas

Mas falando sério, eu se fosse prefeito iria querer colocar Linux nos computadores, tanto pela questão do custo, quanto pela da segurança. Quanto ao que foi falado ali em cima, sobre as máquinas novas virem com Windows, isso é bem simples de resolver na licitação, até representaria uma economia de dinheiro público, já que os computadores com Linux são mais baratos. Também não vejo problema quanto à adaptação dos funcionários, já que em todos os órgãos públicos em que trabalhei, era comum o uso de softwares gratuitos, como o LibreOffice.

3 Curtidas

Vlw pela dica, mas todo o processo será discutido aqui, espero kkk.

2 Curtidas

Não é só uma… Ouvi que muitas outras prefeituras também fazem o mesmo e deliberadamente.

2 Curtidas

Conte-me mais ai sobre os órgãos que você trabalhou, eram apenas os softwares?

1 Curtida

Debian está fora de cogitação porque, se não me engano, ele não tem suporte a softwares proprietários.

1 Curtida

Já tive trabalho convencendo os programadores da minha empresa a usarem Linux, sendo que eles tem conhecimento técnico, imagino como deve ser convencer uma prefeitura inteira com pessoas sem conhecimento técnico, deve ser muito difícil.

Aqui eu usei o Linux Mint como porta de entrada para os programadores, ajudou muito pela familiaridade com o Windows, alguns se apaixonaram pelo sistema, creio que também daria certo na sua prefeitura.

2 Curtidas

Debian nos servidores e Xubuntu nos Desktops.

Já ouviu falar do e-cidade?

2 Curtidas