Olá pessoal, sou técnico em informática aqui da minha cidade a um ano e dois meses. Quando entrei me deparei com uma T.I totalmente defasada, desorganizada e abandonada. Aqui temos o de mais pobre que se pode esperar numa infraestrutura como um todo. Não temos servidores e firewalls, nossa rede ainda por cima é ADSL! Mas esse problema já esta sendo resolvido, diga-se de passagem.
Porém o grande problema que eu vejo, é que tange aos OS da Microsoft, pois aqui TODOS os PC’s são piratas, não só as OS, mas também a Suite Office, Photoshop, Corel e outros mais.
Conhecia o canal do Dio, mas nunca dei relevância ao canal e ao Linux, confesso! Porem em dezembro do ano passado comecei a rever meus conceitos, depois que um professor me recomendou o uso do Linux Mint, explicando uma séria de vantagens que eu então procurava no Windows, mas que era tudo pago.
Desde então, comecei a estudar Linux, comprei o livro Linux a Bíblia e vários artigos e vídeos no youtube, iniciei uma série de testes, pesquisas e estudos com várias distros diferentes como o Ubuntu, Kubuntu, Mint (Cinnamon e XFCE), Zorin e Deepin e também alguns testes entre os sistemas de arquivos Ext4 e Btrfs.
Diante desda situação, vi uma oportunidade de implementar uma solução viável e conducente para uma infraestrutura pública instalar o sistema Linux que é equivalente ou até mesmo superior em alguns aspectos, mas neste caso vale muito mais a questão financeira, pois acho um absurdo por parte dos governos gastarem dinheiro público em algo que pode ser totalmente gratuito, e eles também não querem gastar dinheiro com licenças.
Conversando com os meus superiores, eles demonstraram interesse em ver o quanto o Linux pode ser viável ou não, uma vez que, na falta de recursos financeiros, um OS que pode substituir de modo absoluto ou equivalente os OS Windows, será sempre bem vindo, mas como vocês já bem sabem o que é simples não é, necessariamente, fácil.
Com alguns simples comentários com os outros funcionários, já me deparo com o maior obstaculo de todos, que é a própria pessoa que por ignorância, e esse termo é válido, pois 99% das pessoas que questionei sobre o Linux, afirmam que nunca utilizaram, mas consideram ruim. Ora como pode afirmar algo que nunca usou? Então isto será e é maior obstaculo, que é a resistência que muitas delas terão.
A principio o projeto somente visa a substituição dos OS por esta questão de pirataria, sendo que, a demais partes da infraestrutura por mais defasada “não fere o código penal” por assim dizer. Portanto inicialmente viso apenas a substituição lenta e gradual dos softwares até a substituição definitiva do sistema, igual ao que Barcelona está fazendo. (Do qual anseio em entrar em contato, mas não encontrei o e-mail deles).
Futuramente irei implementar ferramentas de servidores como GPLI, Zabbix, OCS e outras mais, porem como não temos sequer servidores, e também por não ter conhecimento suficiente para tal, isto será, portanto, algo muito improvável que se ocorra.
Por essa razão que estou mandando esta mensagem, para poder pedir a ajuda e apoio de todos vocês do DioLinux Plus para poder me ajudar nesse projeto.
Eu poderia elaborar todo o projeto e simplesmente perguntar o que vocês acham, mas acho muito mais adequada seria elaborar todo o projeto desde do inicio, pois sei que não sou sequer um intermediário em Linux, e perguntar para aqueles que você sabe que sabem mais do você é uma forma de respeito e reconhecimento.
Nisso eu peço a opinião sincera de vocês, se estariam dispostos a me ajudar nesta empreitada, antes mesmo de queremos entrar numa discussão mais a fundo.
Muito obrigado, que Deus os abençoe.