Projeto de distro escolar

Aqui no colégio onde estudo eles tem incentivos à criação de projetos de iniciação científica, então eu e um amigo pensamos, porque não criamos uma distro linux, primeiramente pra tablet, que unificasse sistema de notas, o ava, onde professores postam seus slides, por exemplo, avisos do site do colégio, livros digitais para substituição de livros físicos e que não tivesse acesso a um browser, para que a internet fosse exclusivamente usada para download automático dos conteúdos relativos à aula, para que os alunos não se distraíssem durante a explicação do professor, porém tem um empecilho, não sei nada de linux(vou começar a estudar linux neste momento). Se tiverem algo que possa me ajudar, agradeço, ou se quiser apenas dar sua opinião ou sugestão de melhorias também ajudaria muito.
Coisas que eu gostaria que tivessem nesta distro:

  • Aplicativo referente às notas dos alunos, “puxaria” os dados de um sistema já existente;
  • Aplicativo referente aos livros do alunos;
  • Aplicativo com os dados do site do colégio;
  • Aplicativo com conteúdos postados pelos professores, como slides;
  • Tem que ser um sistema onde os alunos não tenham acesso ao código, porque pode gerar problemas;
  • Tem mais algo que eu não me lembro no momento, mas em geral é isso.

OBS.: Se eu estiver postando no lugar errado, me perdoem, e me avisem para eu poder corrigir.
Obrigado pela atenção. :grinning: :grin:

1 curtida

Você pode montar seu sistema lendo o livro Linux From Scratch (LFS).
Ele da um passo a passo de como montar mas você pode fazer coisas personalizadas que esta fora do livro.

Projetos relacionados

  • ALFS (Automated Linux From Scratch) [2] - O foco é a criação de uma base para construção automatizada de um LFS.
  • BLFS (Beyond Linux From Scratch) [3] - Semelhante ao LFS, mas visa acrescentar funcionalidades a um LFS já feito, como ambiente gráfico, por exemplo.
  • HLFS (Hardened Linux From Scratch) [4] - Semelhante ao LFS, mas com alterações específicas (hackings) para obter segurança e funcionalidades adicionais
  • LFS LiveCD [5] - Projeto de criação de cds com sistemas inicializáveis feitos a partir do LFS.

https://www.linuxfromscratch.org/

3 curtidas

Muito obrigado amigo, já é um passo a mais pra mim :v:t3:

1 curtida

Você vai lendo e fazendo seguindo a receita de bolo ou fazendo suas personalização.
Se você quiser fazer com ambiente desktop é o livro BLFS

2 curtidas

Na minha ideia não seria desktop não, seria tablet justamente pra poder ser usado durante as aulas substituindo os livros

É ambiente desktop, é diferente de desktop.

1 curtida

hmm, mas eu acho que entendi, ambiente desktop é tipo o windows né?

Le a wiki ai, Windows é um sistema operacional.

1 curtida

Sei não, mas recomendar o LFS, ao que ele mesmo cita que …

Acredito ser “over”, para o projeto a qual ele se propôs… Como ele mencionou tablet, talvez uma distro “android based”, ou com esse foco como por exemplo o JingOS.

https://en.jingos.com/

1 curtida

Ta bomkk, obrigado pelos conselhos <3

Uai, é trabalho de escola né, acho que o professor não quer um remaster.
E olha o que ele escreveu:

Uma remaster não serviria ao invés de montar o seu próprio OS?

Olá @Flashtw, tudo bem contigo?

Sugiro conversar um pouco com o @Daigo e o @Natanael.755, eles estão desenvolvendo uma distro: o TigerOS.
Pode ser interessante colaborar ao invés de começar algo do zero.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Olá, tudo bem, e com você @eddiecsilva?
Eu queria criar algo do zero porque é um projeto que eu estou querendo fazer, pra implementar especificamente na minha escola, é bem específico. Não sei se entrar em um projeto que eu nem sei direito do que se trata e a finalidade é o que eu quero, entende?
Mas, muito obrigado pela ajuda de todos. <3

Qual o hardware desse “tablet”? Certeza que rodaria Linux?

Você citou antes que nunca tocou um projeto desse tipo, conhecer outras pessoas que já tem mais experiência pode te economizar um bom tempo e cansaço.

Colaboração não implica necessariamente você trabalhar no projeto deles, mas, trocar conhecimentos úteis para ambos e dessa forma cada um se aproxima de seus objetivos.

:wink:

3 curtidas

Entendi, muito obrigado. :grin:

Bom, pra começar, eu posso te ajudar com alguns pontos, topologicamente não existe diferença entre um Desktop e um tablet, a principal diferença está no input (ou entrada), um tablet vai ter como principal input o toque na tela, já o desktop tem como principal input o teclado, o mouse só agiliza algumas coisas

Então você pode seguir os tutoriais propostos normalmente até chegar na interface

Nesse ponto você tem basicamente duas soluções, ou usa o GNOME Shell ou cria sua própria MVP que faz apenas o que você quer

O GNOME é bem interessante porque o Shell tem meio que esse viés, mas dois detalhes:

  1. Você provavelmente teria que refazer a interface e usar o Dash to Panel (ou Dash to Dock) porque usar o painel superior do GNOME é triste usar usando touch e outras extensões pra simular uma abertura fullscreen e/ou tiling

  2. Você provavelmente vai ter que reescrever praticamente todos os

Ao término você provavelmente terá algo próximo ao iPad OS em termos de interface, só tem um porém: drivers e arquitetura

Linux roda em tablets, mas não, qualquer tablet então esse é basicamente seu maior desafio de início

2 curtidas

Entendi, obrigado. Tem alguma sugestao de tablet que poderia rodar linux?

Para saber + sobre o projeto q tenho, junto ao Natanael, basta dar uma conferida no tópico:

Vou ser sincero com vc: uso uma distro Linux desde 2006 e com base em diversas coisas q presenciei, o melhor pra escola seria fazer uma remaster do Android X86 ou outro, ao invés de criar algo do Zero.
Motivo: é muito trabalhoso e, por mais q apareçam alguns voluntários, não demora muito pra eles caírem fora, pelo mais variados motivos, até q vc se verá alternando entre fazer tudo sozinho e procurar outros voluntários.
A chance de em menos de 1 ano, vc desistir pela sobrecarga de trabalho é enorme. Fora a possibilidade de quem coordena perceber o q trabalho não está avançando o suficiente e cancelar o projeto.

4 curtidas