Projeto abandonar o Google, me indiquem alternativas

Isso é, quando estiver disponível
Por agora a Huawei é só alternativas ao Google e parece que a emui 11 é só o início

Tive um professor que até hoje não usa smartphone. Ele denuncia há tempos as práticas de espionagem das empresas e órgãos de inteligencia de governos.
Só faz ligações do orelhão.
Não, ele não é conspiracionista, nem maluco. Apenas entende que a massificação dos “telemóveis”, com fragilidade generalizada na privacidade dos dados, visa a atender interesses que não o de bem publico.

4 curtidas

Bom, errado eu acho que ele não tá rsrsrsr

2 curtidas

Definitivamente ele não é maluco, é a verdade. O problema é que abandonar algo útil como um smartphone é algo difícil de se fazer. Eu abandonei facilmente todas as redes sociais e você percebe o quanto não precisa delas e o quanto são inúteis quando deixa de usar, mas abandonar um smartphone, ai é complicado.

3 curtidas

Galera eu não sei se vcs sabem ou se alguém ja citou aqui, vc pode usar qualquer email (proton, outlook, yahoo… ) como conta google, todos os serviços da google estão disponíveis exceto o gmail, vão poder baixar apps a play store, youtube, backups normalmente e de quebra não tem a google bisbilhotando seu gmail (na verdade quantidade de lixo que chega no email reduz drasticamente).

Estou usando DuckDuckGO, mas não por questão de privacidade mais por ser uma solução open estou gostante de usar. um Serviço que acho muito difícil de abandonar é o Evernote.

1 curtida

Smartphone só é “”“útil”“” por causa de WhatsApp, que é basicamente necessário para manter uma vida social, especial com o oviros rondando o mundo.

No geral, smartphone é uma telinha pequena na qual você só faz o que o fabricante aceita que você faça.

2 curtidas

Uma opção para os criadores de conteúdo, incompleta, em comparando ao Youtube, mas já é alguma coisa: Apoia-se, patreon, etc.
Pelo que tenho estudado por aqui, sempre tem estratégias. Acho que as pessoas caminham a estratégias mais ou menos sofisticadas, mais ou menos profundas, em termos de substituições e alternativas aos serviços G, conforme sentem necessidade.
Para fins comerciais e de compras, uso o google.
Para outras pesquisas, já me sirvo de outras possibilidades, absoluta maioria aprendi por aqui, e sigo aprendendo cada vez mais. Essa comunidade é excelente.

Huawei appgallery

Saudações comunidade.
A algum tempo tenho buscado substituir a maioria das aplicações fornecidas de fábrica pela google no meu dispositivo android.
Resumidamente; gostaria que me indicassem boas alternativas open-source Gratuitas aos seguintes;

  • câmera
  • Gboard
  • galeria de fotos
  • navegador/mecanismos de busca
  • Gerenciador de contatos, chamadas e sms
  • caculadora / relógio / agenda
  • player de música
  • drive
  • mapas

Procurar essas informações em sites afora é um pouco embaralhado, tenho certeza que aqui tem pessoas com essas informações.
Agradeço desde já ^^ :penguin:

2 curtidas

Kkkkkkkkkkkkkkkkk melhor resposta!

Mina de ouro para substituir eles é o F-Droid.org, é uma espécie de Aptoide só de coisas opensource (alguns inclusive melhores do que os de fábrica do Android e até eu que não sou tão “anti-Google” uso)

Minhas indicações:

  • Teclado → AnySoft Keyboard
  • Navegador → Firefox
  • Player de música → VLC

Alguns que eu não uso mas que talvez ajudem na sua jornada:

  • Câmera: OpenCamera
  • Mapas: OpenStreetMap
  • Galeria e Calculadora: há apps com os mesmos ícones do Android, são baseados nas últimas versões que eram de código aberto antes da Google fechar.

Dependendo do seu uso do Drive, você pode substituir por compartilhamentos de rede NFS/Samba/etc.

5 curtidas

na minha opinião o fundamental é ter uma conta em nextcloud. Pode ser um hosteado por você mesmo, pode ser alguma instância que você confie ou talvez a própria nextcloud venda o hosting. Enfim, tenho usado ele pra sincronização de contatos, agenda, arquivos, etc e funciona muiito bem, recomendo!

2 curtidas

Eu usei bastante o privacidade.digital. Até indico bastante lê-lo por completo, como eu fiz. Tem bastante sugestões voltadas a privacidade e muitas matérias linkadas. Vale a pena a leitura.
Eu não uso os serviços do google por dois meses e ainda não senti falta. Meu ultimo processo está sendo pegar minhas fotos do Photos. Esse, no meu caso, é o mais dificil pois tem 80gb pendurados lá. Mas é possível.

1 curtida

Vou dividir essa resposta em três subsessões:


Boas Alternativas:


  • Google Chrome → Mozilla Firefox; (desculpa, não consigo pensar em nenhum outro browser que não seja de base Chromium além do Mozilla Firefox)

  • Google | → | DuckDuckGO!, BING ou Ecosia;

  • Youtube | → | Dailymotion, Vimeo ou StoryFire;

  • Google Play | → | APKpure, F-droid, Aptoide ou Samsung Galaxy Store (no caso de ser um celular da Samsung);

  • Gmail | → | Tutanotamail, Protonmail ou Outlook;

  • Google Meet | → | Microsoft Teams;

  • Google Agendas | → | Qualquer aplicativo de agendas, seja PC ou celular;

  • Google Drive | → | Mega, Dropbox ou OneDrive;

  • Google Maps | → | OpenStreetMaps, Bing Maps ou Apple Maps;

  • Google Tradutor | → | Microsoft Translator;

  • Hangouts | → | Discord, Whatsapp ou Telegram;

  • Blogger | → | Wordpress;

  • Google Docs | → | Microsoft Office (online/offline), LibreOffice, SoftmakerOffice ou Calligra Office;

  • Android | → | LineageOS;

  • Google Keep | → | Evernote ou SimpleNote;

  • Google Podcasts | → | Spotify.


Sem boas alternativas:


  • Google Earth;

  • Google Jamboard.


Iniviaveis de se trocar:


  • Google Sala de Aula.

Revivendo o tópico, lhe digo que é possível sim ter um Android completamente sem Google! Projetos como /e/ e Phh’s AOSP estão aí para provar. São custom ROMs (GSI no caso da Phh’s AOSP) que se livraram completamente de serviços do Google, utilizando apenas softwares open-source e FOSS.

O que mais lhe recomendo é o /e/, pois está disponível em imagens genéricas (GSI) e também em formato .zip (TWRP flashable).

2 curtidas

os celulares da huawei vem com o Android open source, e ele não vem com nenhum produto da Google

Mas daí ao invés de ter seus dados roubados pela Google tem por chineses aleatórios. Não, obrigado.

4 curtidas

Eu uso já há uns dois anos e tem me atendido muito bem. Não cheguei a var a capacidade total mas da ultima vez que limpei a caixa de entrada tinha bem uns 2000 emails guardados. (não sei o espaço médio de um email então né).
Ele aceita pop e imap sim. O único ponto negativo que eu vejo é pouco espaço para anexar arquivos. Quando preciso enviar algo mais pesado ou vários arquivos geralmente tenho que compactar. Fora isso acho uma alternativa excelente

Recentemente optei por “substituir” a playstore pelo F-droid; então comecei a procurar lá por opções e acabei encontrando um desenvolvedor chamado Tibor Kaputa. Esse cara disponibilizou um conjunto completo de alternativas básicas; galeria, câmera, relógio, calendário, calculadora, leitor de sms, notas, agenda telefônica, gestor de chamadas, player de musica, gestor de arquivos, lanterna, app de desenho e gravador de voz. Encontrei seus apps hospedados no F-droid, playstore. Informações estão no próprio site ; simplemobiletools cujo lema é de que seus apps não pedem permissões desnecessárias.
Tenho usado até então a maioria desses apps e estou gostando; gostaria de segundas opiniões. Pessoalmente gostei da facilidade de encontrar um mix de apps sem precisar ficar procurando muito. Deixo aquí a divulgação caso alguém queira testar e analisar.

4 curtidas

Tem um post muito interessante no blog Manual do Usuário sobre isso:

Pra quem se interessar, é uma boa dica de leitura :v: :slight_smile:

4 curtidas