Projeto abandonar o Google, me indiquem alternativas

O PGP é meio chato de configurar e não são todos os clientes de e-mail que suportam, o Geary, cliente que utilizo, não suporta.

2 curtidas

Após tanto tempo, comentando aqui de novo.


Atualmente do Google eu ainda utilizo (apesar de ainda estar trabalhando no processo de mudança):

E-mail (Gmail)

Contatos (Não tem como, achei mais prático até agora)

Fotos (Não vejo outro melhor, apesar de usar a nuvem do MEGA para os arquivos eu não confio muito para deixar coisas pessoais como fotos)

Buscador (É o “pior” dos produtos Google ao meu ver, porém não consigo gostar do DuckDuckGO)


Substituições:

Youtube -> Minitube (me economiza recurso do sistema, e acho a experiência melhor)

Agenda -> Habitica (um não tem nada haver com o outro, mas apesar de eu não usar o Habitica por sua temática de game em específico, eu analisei a questão do site e do aplicativo, consegue me atender, apesar de não ser perfeito, mas ainda prefiro o sistema de calendário, sim… tem outras alternativas de calendários, listas de tarefas eu sei mas deixa o Habitica mesmo, eu gosto da ideia até)

Keep -> WhatsApp (sim, eu sei, porém não anoto muitas coisas e o whatsapp me atende nisso, tem o Simplenote? Tem. Tem outras alternativas? Tem. Mas o Whatsapp eu já sou obrigado a utilizar para falar com o povo, daí não preciso ter outro aplicativo, eu atualmente mesmo só tenho 1 anotação para meu caso não adianta muito ter um app só para anotações em específico)

GDrive -> Uso o MEGA, gosto muito, ainda mais por ter um programa para Linux.

Atualmente estou sem celular, porém ao comprar um desejo instalar uma custom ROM e utilizar alguma loja alternativa.

OBS: Tem o Trello que eu recomendo, que eu consegui usar como agenda, lista de tarefas, bloco de notas, muita, mas muita coisa mesmo, porém sei lá não me prendia kkkkk

3 curtidas

Topei com esses dois artigos (em inglês) no Medium e lembrei desse post aqui no fórum. Segue:

No primeiro artigo, o autor fala das suas motivações e das ferramentas que encontrou pra substituir os principais serviços que usava.

Neste segundo, ele conta como anda sua experiência 1 ano depois da decisão de se livrar dos serviços do Google, as dificuldades encontradas e mais alternativas para cada serviço.

3 curtidas

Email= protonmail quem sabe? é uma solução um tanto quanto extrema, mas não tendo outra opção…

Contatos= Também não procurei alternativas simples

Fotos= E se você deixar fora da nuvem e colocar no seu pc, automaticamente, usando um Syncthing da vida? É menos conveniente, mas dá pra viver.

Buscador= você não consegue gostar do que exatamente no DuckDuck, não sou nenhum evangelizador da palavra do pato não, mas minha experiência foi bem tranqula. Talvez ir nas configurações e dar umas ajustadas melhore a experiência.

3 curtidas

eu uso o Brave com o buscador quantw

3 curtidas

No celular
Brave, tutanota, protonmail, fdroid, aurora store
YouTube pelo brave
Play store pelo aurora
Desativei o play services
Não fiz login na conta Google

1 curtida

Abandonar o Google é utopia, a menos que você se desconecte para sempre da internet.

3 curtidas

Parar de usar os serviços dá, mas é complicado pra caramba, tem que largar totalmente a comodidade. (claro, desconsiderando o fato de que serviços que você usa tenha rastreadores do google, como o google analytics e tals)
Isso depende da vontade da pessoa :slight_smile: :v:

1 curtida

É nisto que eu me baseio quanto a utopia. Não adianta você largar a google diretamente, e utilizar ela indiretamente.

1 curtida

Se a pessoa for deixar de usar serviços que não tenha algum software da google, vai ter poucas opções :joy:

Tem como se libertar do Google (pelo menos em parte) no celular Android. Instalei o microG no lugar do Google Play Services, e como lojas de aplicativos uso a F-Droid e a Aurora Store. A Aurora Store é ótima, pois baixa os aplicativos diretamente do servidor do Google, e ainda tem um design elegante. Tentei a Yalp Store e além de achar esquisita, não funciona.
É claro que de vez em quando aparece alguns problemas em alguns apps, mas eu dou meu jeito de contornar. Até agora estou tendo uma experiência satisfatória, sem muita dor de cabeça.
Usando o microG a bateria do meu celular até dura mais, e o consumo de memória também é bem menor.
Também tenho outro celular que eu uso pra acessar alguns apps mais problemáticos que não abrem no meu celular principal com ou sem Google Play Services.

3 curtidas

Eu nem lembro mais direito os pensamentos que eu tinha na época em que criei o post. Eu sei que hoje pra mim, eu procuro sempre alternativas pois gosto de descentralizar as informações, não acho legal deixar tudo em uma mesma “base” (não vejo problema também que os outros utilizem, só não quero pra mim).

4 curtidas

Uso o Mozilla e o Duck Duck Go também. Pra email eu uso o Protonmail, considero ser uma ótima alternativa pra quem quer privacidade.
Infelizmente, os únicos 2 serviõs Google que não consigo abandonar são o Android (pois não tenho grana pra comprar Iphone), e o Youtube, por falta de alternativa VIÁVEL (não adianta, já tentei migrar pra alternativas como Dailymotion, por exemplo, mas são pouquíssimo movimentados).

4 curtidas

Dá pra usar o Youtube pelo NewPipe no Android e FreeTube no desktop :slight_smile:

3 curtidas

Google alternativas:

Google pesquisa → Duckduckgo
Gmail → tutanota ou protonmail
Chrome → Firefox ,Brave ou Vivaldi
Google drivers → Tresorit
Google Calendar → Tutanota, Etar(Android)
Google Docs → CryptPad,Onlyoffice
YouTube → Invidio,Freetube e newpipe(android)
Google tradutor → Deepl e mate(extensão
para navegador)

Fonte:Alternatives to Google Products -- The Big List

5 curtidas

Já tentei também alternativas ao Youtube porém não eram muito boas… e ele + play store é o que mais me prendem também a minha conta google.


Eu até gostaria de migrar meu e-mail pessoal para o proton ou tutanota, só me dá preguiça de migrar os serviços de um e-mail para o outro. Mas acho que vou criar coragem.

2 curtidas

Semana passada lembrei desse tópico. E resolvi fazer um teste. No dia a dia, em 90% do tempo, uso o Duck com buscador. Mas resolvi ficar uma semana inteira só utilizando o Bing, apenas por curiosidade. Amanhã faz uma semana. Vou voltar aqui e escrever minhas impressões. Confesso que até me surpreende um pouco essa experiência.

4 curtidas

Amei as recomendações, vou instalar agora mesmo. Valeu :slight_smile:

1 curtida

Que coisa maravilhosa esse FreeTube, é basicamento tudo que eu gostaria que YouTube fosse. Você pode criar perfis e etc, é algo muito bom.

O que me preocupa é a legalidade de um programa desses e olhando para o outro lado tem que ver a questão da monetização dos criadores de conteúdo :sweat_smile:.

3 curtidas

De nada :v: