Projeto abandonar o Google, me indiquem alternativas

Eu sou assim também. Alias, quando você tem uma ideia meio por cima de onde buscar a informação, as pesquisas são mais eficazes. E você não dependendo de olhar em várias e várias páginas. Eu uso muito os favoritos do FF e esse me poupa bastante tempo, na maioria da vezes.

Esse recurso de pesquisar dentro de páginas é bem útil para se usar em fóruns por exemplo. Uso a muitos anos, principalmente nos fóruns que tem um mecanismo de busca ruim. É bem útil mesmo, já me salvou várias vezes.

2 Curtidas

Uma ótima alternativa para loja é a Aurora Store.

https://f-droid.org/pt_BR/packages/com.aurora.store/

2 Curtidas

Você não colocou, mas caso use o Gerenciador de senhas do Google, tem o Bitwarden que inclusive acho melhor, mais pratico e bem mais completo.

2 Curtidas

Uso no meu dia a dia. Além de ter para Android e IOS, tem uma extensão para o Google Chrome (não sei se tem para o Firefox). Muito bom!

1 Curtida

Uma coisa que não foi citada no tópico e essa pelo menos eu já uso há cerca de um ano: DNS. Acho que meio que ficou na cabeça das pessoas pela facilidade de decorar.

Optei pelo da Cloudflare e não me arrependi da troca. Outra alternativa mas com latência maiores seria o NextDNS.

O ideal seria se tivéssemos um DNS OpenNIC por aqui.

2 Curtidas

Muito bom, uso há um tempinho já. Utilizo mais para me ajudar a organizar os serviços e programas que tenho conta do que necessariamente salvar senhas, mas é muito bom e multiplataforma.

2 Curtidas

Sim, o Bitwarden tem uma extensão para o Firefox :slight_smile: :v:

1 Curtida

O meu Projeto abandonar o Google começou ontem, ProtonMail, Firefox, DuckDuckGo e Dropbox, por enquanto migrei para eles.

Sobre o Dropbox acredito que seja o que menos impacta na privacidade em comparação a outros serviços famosos de armazenamento em nuvem.

Sobre a minha experiência com isso tudo, ainda estou me adaptando aos resultados de busca do DuckDuckGo, mas de longe a parte mais trabalhosa é atualizar o email em todos os serviços que utilizo.

Ainda utilizo o YouTube e a PlayStore por que preciso de App de banco e etc. Mas estou tentando descentralizar tudo que dependa da conta Google.

2 Curtidas

Eu hoje percebi que já faz quase 1 mês que não vejo vídeo no Youtube de qualquer canal que eu seja inscrito, geralmente eu encontro um canal novo e vejo vários vídeos e apesar de me inscrever (para teoricamente acompanhar o canal e continuar assistindo os vídeos) eu não tenho muito saco no dia a dia de para pra assistir vídeo no youtube.

Ou seja, só entro no Youtube pra pesquisar algo em específico e pronto.

Então, acho que está na hora de migrar definitivamente. E no Android a questão dos apps eu acho que resolvo com Aurora Store.

Provavelmente manterei a conta do Gmail um tempo, para algum serviço que eu tenha esquecido de alterar o endereço de e-mail.

3 Curtidas

curiosamente alguém ja fez uma lista pra isso

Acho engraçado que apesar de (meu caso) parecer que meu problema com o Google é a questão de privacidade… nem é.

Eu me incomodo com essa parade de “all in one” da Google, e que outros serviços tem like a Microsoft. Eu entendo que seja algo bom pra eles, e nem julgo. Porém eu não curto.

2 Curtidas

Compra um smartphone com harmony os

Isso é, quando estiver disponível
Por agora a Huawei é só alternativas ao Google e parece que a emui 11 é só o início

Tive um professor que até hoje não usa smartphone. Ele denuncia há tempos as práticas de espionagem das empresas e órgãos de inteligencia de governos.
Só faz ligações do orelhão.
Não, ele não é conspiracionista, nem maluco. Apenas entende que a massificação dos “telemóveis”, com fragilidade generalizada na privacidade dos dados, visa a atender interesses que não o de bem publico.

4 Curtidas

Bom, errado eu acho que ele não tá rsrsrsr

2 Curtidas

Definitivamente ele não é maluco, é a verdade. O problema é que abandonar algo útil como um smartphone é algo difícil de se fazer. Eu abandonei facilmente todas as redes sociais e você percebe o quanto não precisa delas e o quanto são inúteis quando deixa de usar, mas abandonar um smartphone, ai é complicado.

3 Curtidas

Galera eu não sei se vcs sabem ou se alguém ja citou aqui, vc pode usar qualquer email (proton, outlook, yahoo… ) como conta google, todos os serviços da google estão disponíveis exceto o gmail, vão poder baixar apps a play store, youtube, backups normalmente e de quebra não tem a google bisbilhotando seu gmail (na verdade quantidade de lixo que chega no email reduz drasticamente).

Estou usando DuckDuckGO, mas não por questão de privacidade mais por ser uma solução open estou gostante de usar. um Serviço que acho muito difícil de abandonar é o Evernote.

1 Curtida

Smartphone só é “”“útil”"" por causa de WhatsApp, que é basicamente necessário para manter uma vida social, especial com o oviros rondando o mundo.

No geral, smartphone é uma telinha pequena na qual você só faz o que o fabricante aceita que você faça.

2 Curtidas

Uma opção para os criadores de conteúdo, incompleta, em comparando ao Youtube, mas já é alguma coisa: Apoia-se, patreon, etc.
Pelo que tenho estudado por aqui, sempre tem estratégias. Acho que as pessoas caminham a estratégias mais ou menos sofisticadas, mais ou menos profundas, em termos de substituições e alternativas aos serviços G, conforme sentem necessidade.
Para fins comerciais e de compras, uso o google.
Para outras pesquisas, já me sirvo de outras possibilidades, absoluta maioria aprendi por aqui, e sigo aprendendo cada vez mais. Essa comunidade é excelente.

Huawei appgallery