Programdor(a) sem Experiência

Todo mundo fala pra entrar no github, mas o que faço depois disso???

Estudo programação a algum tempo, mas até agora quase que de modo teórico, criando algorítimos simples pra resolver questões no URI e coisas do tipo, e to inciando o ano querendo me aprofundar mais nos estudos, entender paradigma de Programação Orientada a Objetos e começar a criar projetos, e algo que eu sempre ouço as pessoas falarem é:

Contribua em projetos Open Source pra adquirir experiência, ou, comece a criar projetos no GitHub pra ganhar visibilidade

Mas pra alguém que não tem experiência alguma, há projetos pra essas pessoas iniciarem? Eu particularmente tenho uma certa dificuldade em encontrar projetos em que eu possa contribuir, primeiro que to aprendendo como funciona o git na questão de versionamento de código e a partir dai não sei como faço pra contribuir de que forma, se uma simples correção de uma linha já ajuda, ou renomear uma variável, alterar uma função, ou criar uma nova função, documentação, etc.

Poderiam me sugerir alguns projetos? ou dicas pra contribuir e tal.

ps: ignora a imagem, to com tempo livre e o Gimp aberto.

6 Curtidas

Contribuir para projetos open-source é mais para quando você já tiver domínio da linguagem que aprendeu, de forma que a sua contribuição faça alguma diferença.
Inicialmente, foque em usar o github para projetos seus mesmo. Você pode fazer um sisteminha ou app e colocar lá, com boas descrições, fotos, etc.
Outra coisa que você pode fazer é dar um fork em projetos existentes e fazer modificações ou recriações.
Crie uma cópia do Instagram, ou do Whatsapp, usando outras linguagens, fazendo uma interface nova, etc.
A ideia do Github é ele ser um portfólio seu, de forma a avaliar o quão bom vc é.

3 Curtidas

Olá, também me interesso pela área de programação e quero virar um programador, e como sou um adolescente e faço 17 anos ao mesmo tempo em que termino o Ensino Médio (no final do ano), irei ficar um ano inteiro livre, e planejo passar todo esse tempo estudando na área, visto que não aprofundei meus conhecimentos na área por falta de tempo, devido ao meu trabalho.
Enfim, como irei passar um ano inteiro livre, sem emprego e com a escola finalizada, planejo passar esse tempo estudando até completar 18 e poder entrar em uma faculdade ou até mesmo ser contratado. O que eu quero perguntar, é como fazer isso? Qual seria uma boa plataforma de estudo, linguagens ou assuntos específicos, ou até mesmo dicas de estudo se for conveniente.

1 Curtida

A melhor forma de aprender algo é por em prática, o GitHub é uma rede social de desenvolvimento de software, com suporte à repositórios git, e é justamente através de pequenas contribuições que você pode começar, identificando pequenos bugs, erros de sintaxe, digitação, ou até mesmo traduções de texto e coisas do tipo, assim você vai se familiarizando com a plataforma e vai contribuindo ao mesmo tempo.

Não tente fazer nada complexo se não sabe por onde começar, é perda de tempo, saúde e energia, comece com passos pequenos, mesmo que pareçam irrelevantes.

Acredite, a melhor contribuição que alguém no GitHub pode receber, é um pull-request com aquele fio de cabelo que o cara deixou passar.

Além do GitHub, existem outras redes sociais de desenvolvimento, GitLab, BitBucket, NotABug, Gitee, e mais um monte no mesmo estilo, mas o GitHub é o mais popular, é onde se concentram a maioria dos programas de código aberto mais usados.

Você pode buscar informação em outras redes sociais, tipo DevRant, Hashnode, Dev.to ou até mesmo no Reddit, tá lotado de comunidades de programação, o único ponto aí é que o seu inglês tem que estar em dia, porque o número de HueHueBRs nessas redes sociais, é mínimo.

Enfim, quer contribuir? Cola lá… GitHub - rauldipeas/xfscripts: Scripts de personalização para o Xubuntu 19.10

5 Curtidas

Não sei se vai te ajudar porque você disse que já iniciou há algum tempo, mas eu encontrei esses artigos aqui que dão um norte por onde começar e o autor, inclusive, colocou links de recursos gratuitos para estudo:

Parte 1:

Parte 2:

@PedroSnow, veja se esses artigos te ajudam.

5 Curtidas

Veja os vídeos do Fábio Akita:

2 Curtidas

O canal do Akita é bem bacana, o conteúdo é sensacional, muito didático, mas eventualmente ele faz umas afirmações meio desconexas, tem que saber filtrar, os textos são muito bons, mas os vídeos são longos, é fácil se perder.

3 Curtidas

Concordo e definitivamente não recomendaria para alguém iniciando

3 Curtidas