Programas não tem acesso ao HD secundário

Olá! Saudações a todos. Possuo um HD secundário destinado ao armazenamento de arquivos pesados porém não consigo enxergá-los dando um browse por meio da maioria dos programas. Por exemplo, aplicativo MEGAsync, o qual eu desejava que a sincronização ocorresse em uma pasta criada nessa partição. Já dei chown e chmod pra mudar o acesso à partição, porém não obtive êxito. Vou deixar uma print para ver se consigo elucidar graficamente meu problema, comparando o que possuo montado e o que os programas conseguem enxergar. Agradeço desde já.

Você quer usar essa barra de navegação, eu não sei como adicionar dispositivo nela, mas eu sempre navego usando a barra de endereço.
Se você souber o endereço de onde estiver montado o dispositivo, vc pode navegar usando a barra de endereço ate chegar no diretório de montagem que esta sendo usado pelo dispositivo.

Instalei o Flatseal (está na loja) e de a permissão global para os pontos de montagem que tu usa, no meu caso, uso /mnt que é o padrão criado pelo programa GNOME Discos:
assim todos programas flatpak tem acesso aos meus HD’s…

1 curtida

se não souber qual caminho de ponto de montagem, pode ver no monitor do sistema em sistema de arquivos ou comando lsblk no terminal

@aguamole me salvou, irmão. Já estava há dias tentando resolver isso, achava que tinha algo a ver com o fato de o dispositivo aparecer como mídia removível (e isso eu descobri que tem a ver com o hotplug SATA, coisa que não aparecia no windows). Nesse ínterim, fiz m*rda no FSTAB, usei chown e chmod (esses eu acredito terem sido importantes, para que eu pudesse alterar a partição. Meu próximo passo seria alterar a home pra essa segunda partição, pra ver se conseguiria salvar nela. Enfim, reescrevi a jornada, pois pode haver outros com o mesmo problema que eu e que podem ser salvos, se tiverem paciência pra ler relatos anteriores. Em suma, colocar o endereço manualmente funcionou comigo, a despeito deu eu achar que era algo ligado a permissão concedida ao programa para acessar o diretório. Muito obrigado.

Esse era o ponto! O transmission (snap) eu consegui enxergar a partição abrindo com sudo, já o MEGAsync (flatpak), não. Vou fazer o procedimento que me instruiu antes de encerrar o tópico, pois creio que valera a pena para os demais. Já volto pra dar o feedback.

Instalei o Flatseal, mas, ainda assim o dispositivo é não listado nos diretórios a selecionar. Só indicando o caminho mesmo, como o @aguamole instruiu. É uma pena, pois seria de grande valia essas alterações serem globais. Mas vou manter o Flatseal e as alterações no sistema, o problema pode ser apenas com o MEGAsync e a ideia do aplicativo é interessante. Muito obrigado a todos!

Aqui ele encontrou meus HD’s após a permissão no Flatseal, naveguei até o “/mnt” e arrastei para esquerda para acesso rápido aos HD’s posteriormente…
image

Consegui fazendo esse lance aí de arrastar. hahaha Duas soluções na braveza. A primeira de inserir o caminho manualmente, e essa segunda que arrasta o diretório para a lista de procura, e de lá ele não sai mais. Muito obrigado aos dois @aguamole e @fastos2016.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.