Programas não estão abrindo

Eu uso o Arch com DE gnome e quando clico no ícone de alguns programas como qgis, chromium, celluloid, aparece carregando, mas eles simplesmente não abrem. Vi algo parecido aqui no forum, mas me está acontecendo com mais de um programa.

Isso acontece comigo quando eu uso o Gnome com Wayland :thinking:

2 Curtidas

Você teria que tentar abri-los pelo terminal pra ver se vai aparecer alguma mensagem de erro. Faça isso, se der erro, cole a saída aqui pra gente ver e tentar te ajudar.

QGIS:
qgis: error while loading shared libraries: libspatialindex.so.4: cannot open shared object file: No such file or directory
Chromium:
/usr/lib/chromium/chromium: error while loading shared libraries: libx265.so.176: cannot open shared object file: No such file or directory
Celluloid:
celluloid: error while loading shared libraries: libx265.so.176: cannot open shared object file: No such file or directory

Ih, rapaz, vou ser honesto, eu não consegui achar alguma solução pro teu problema, isso porque eu também não tenho familiaridade com Arch Linux. Mas, já que tu colou o erro aqui, meio caminho já foi andado, é só aguardar alguém que entenda de Arch pra vir te ajudar.

1 Curtida

Estão faltando bibliotecas para o programa.

Primeiro, atualize o sistema todo com sudo pacman -Syu

Em seguida tente sudo pacman -S spatialindex x265 para ver se liga o Chrome e o QGIS

2 Curtidas

Então, não tem adiantado muito

Isso acontece devido o programa precisar de uma versão mais atualizada ou mais antiga da lib que a existente no sistema (na maioria dos casos que eu vi).

Saudações.

2 Curtidas
  1. Funcionava antes?
  2. Parou de funcionar depois que atualizou algum pacote no sistema?

Tive problema semelhante semana passada com o deepin-movie e esta semana com o deepin-image-viewer, após atualizar alguns pacotes do sistema, simplesmente parou de funcionar, procurei a solução e tentei reparar sem sucesso, e poucas horas depois vieram atualizações dos apps para corrigir o problema.

3 Curtidas

Uma solução temporária é fazer o downgrade.

Funcionava, mas faz um bom tempo que não consigo abrir mais.