Programas exibidos no Nemo?

Bom dia pessoal.

Comecei recentemente no Linux, agora estou testando o Linux Mint Cinnamon 20.1.

Gostaria de saber se é possível exibir todos os aplicativos instalados no gerenciador Nemo, ali na aba da esquerda, de repente incluir um marcador, ou algo do tipo, para além das pastas Músicas, Imagens, Downloads, etc, exibir também um com os apps instalados. É possível? Obrigado pessoal.

vai em /usr/share/ e arrasta a pasta applications pra essa barrinha do nemo que vc tá falando, provavelmente isso faz o que vc quer

ex-usuário de mac vc, percebe-se

2 curtidas

Há um menu próprio para isso no canto esquerdo da “bandeja” do sistema ( aquele que tem o ícone do Mint ), inclusive com um Dash ( o campo de busca para encontrar programas e arquivos), e ele é totalmente customizável. E clicando com o botão direito em qualquer ponto não usado da bandeja ( no Linux chamamos de barra, ou barra de sistema se vc gostar de arcaísmos ) e no menu que surge, clicando em applets, é possível instalar uma versão turbinada do menu, o “CinamonMenu”, com um visual alternativo, mas, essencialmente é igual. E ambos são totalmente customizáveis ! O Nemo, é melhor manter ele limpo… apesar do visual limpo e de fácil uso do Nemo, é sempre recomendável manter as coisas separadas para evitar acidentes que acontecem ao apertar um botão errado : Abrir um programa por acidente quando vc está com pouca memória e ou pouca CPU disponível pode travar seu sistema por alguns minutos, e não vale á pena. Vc vai aprender isso na prática qnd sua máquina for menos nova, ou o disco estiver muito cheio.

1 curtida

Leo, isso funciona para a maioria das aplicações, mas não todas… E por se tratar de uma pasta de sistema, é melhor não arriscar ela. Ela pode ser aberta com permissões de usuário, e linkar ela pelos favoritos do Nemo é fácil, mas clicar em elemento de uma pasta de sistema tendo autoridade para deturpá-la é burrice. As pastas de sistema devem ser mantidas como ambiente seguro. Mas valeu por vc ter mencionado a possibilidade, a maioria dos veteranos do Mint nem sabe disso, e eu próprio já tinha esquecido disso lá no tempo do Vivid Vervet, qnd eu comecei. Valeu por lembrar !

valeu pessoal…

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.