Programas duplicado com versão antiga

Olá, sou novo no mundo linux e recentemente achei (o que eu acho ser um bug) algo estranho no Ubuntu 18.04LTS apos instalar o telegram via terminal, sempre que abre ele pede para atualizar, ai fui atrás para atualizar, consegui e agora eu tenho 3 apps do telegram no menu e eu tenho que fica abrindo e fechando ate abrir o atualizado, notei também que isso ocorreu com a Steam, mesmo a Steam sendo instalada diretamente pela loja da Ubuntu e com The Witcher que foi instalado pelo Lutris (usei a loja da GOG e não da steam, a GOG abre normalmente em wine e a Steam abre como app padrão), já procurei no Google e dei uma pesquisada por aqui, porém não achei nada parecido, se já tiver essa pergunta e for repetida, desculpe.

Olá Edson.
Nunca instalei o telegram, mas talvez sejam os arquivos de configuração da versão antiga que não foram apagados durante a atualização por algum motivo.

Dá uma olhada no diretório /usr/share/applications, lá provavelmente vão estar os arquivos de configuração das aplicações desktop do telegram. Faça uma busca rápida com o comando ls /usr/share/applications | grep telegram ou procure um por um mesmo retirando o | grep … (raras as vezes que o .desktop não carrega o nome da aplicação). Tendo os arquivos .desktop do telegram em mãos, que provavelmente devem estar com o mesmo nome (como vc disse que não consegue saber qual é o atualizado…) agora você precisa diferenciar qual deles e o mais recente.

Uma forma fácil é pela versão. Dentro de alguns arquivos .desktop (não sei se é o caso do telegram) tem a informação da versão do aplicativo. Você pode procurar isso abrindo o .desktop em um editor de texto mesmo ou com o comando cat nome-do-arquivo.desktop | grep version ou se tiver em português altere de version para versão.

Então é só remover os .desktop das versões antigas.

Se não tiver a informação da versão, você pode tentar diferenciá-los pela data de modificação/criação

Tem uma forma mais fácil de fazer isso, mas essa apaga todas as suas configurações feitas no telegram, o que pode ser um problema. Se não for problema, remova o telegram com purge (sudo apt purge nome-do-pacote-telegram) e instale ele novamente.

Acho que isso deve resolver seu problema do telegram…

Experiente remover tudo e instalar novamente. Já agora, mude o tópico para Iniciantes :grinning:

Irei tentar, obrigado, e desculpe, fiz pelo celular e não achei para colocar o tópico, primeira vez mexendo no site, ainda to aprendendo xD

2 curtidas

Obrigado, vou tentar remover os .desktop se não der vou ter que fica desinstalando e instalado (vou é acabar decorando os comandos pra isso, pela loja ele da erro de acentuações) como o telegram é fácil de configurar acho que vai ser de boa, obrigado pela orientação!

1 curtida

Só mostra 1 único ícone do Telegram e não aparece do The Witcher ‘-’
Jeito é remover tudo mesmo.
Agradeço a ajuda ^^

1 curtida