Programas demoram para abrir na primeira vez no ubuntu 20.10!

Olá pessoas! Tenho um notebook lenovo ideapad com i7, 16 gb de ram e uma geforce.

O boot do meu Ubuntu 20.10 com gnome é até bem rápido, entre reiniciar/ligar o computador e fazer o login inicial são poucos segundos. Mas quando vou abrir qualquer software pela primeira vez(google chrome, brave, firefox, thunderbird, discord, lixeira, vscode, libreoffice e etc), sempre demora bastante, demora pelo menos uns 20 segundos para mais, mesmo que eu tente abrir qualquer software vários minutos após o carregamento inicial do sistema(as vezes 15 ou 20 minutos após fazer o login), a demora permanece. Porém, essa demora acontece apenas na primeira vez que tento abrir determinado software, da segunda vez em diante tudo acontece normalmente. Com o ubuntu 20.04 eu também tinha esse problema.
Se alguém tiver alguma sugestão do que fazer, agradeço! Abraço!

Qual o modelo do notebook, ele tem SSD?
Qual o tipo de empacotamento que está usando nos programas que está demorando pra abrir?
Como disse que testo no Ubuntu 20.04 eu aqui tive o mesmo problema distros Gnome mesmo com um SSD a solução pra mim foi ir pra outra interface que hoje em dia uso a KDE (Kubuntu 20.04) mas não precisei ir necessariamente pra KDE pois não tive esse problema em outras interfaces somente na Gnome que tive esse problema além do problema de aquecimento enquanto no KDE a temperatura média do notebook é 40~50 no Gnome ele iniciava com 60~70 e a mudança da interface foi a solução pra esses dois problemas.

Dependendo do modelo deste i7, pode ser ele que esteja deixando o PC lento. Sabe o modelo e geração dele?

Olá. o processador é esse cara aqui: Intel® Core™ i7-7500U CPU @ 2.70GHz × 4.

Olá, O modelo do notebook é um lenovo ideapad 320, processador Intel® Core™ i7-7500U CPU @ 2.70GHz × 4, com 16 gb de ram e uma geforce 940mx, e não possui o SSD. A título de curiosidade, com o windows 10 não tenho esse problema.

Sobre o tipo de empacotamento, aonde encontro essa informação? Abraço!

1 Curtida

Entra no terminal e digita neofetch. Outros bons pra mostrar informações são o screenfetch (instala sudo apt screenfetch) e o melhor, o inxi. Com inxi -h, abrem as opções

Bom para listar os aplicativos instalados via Flatpak, digite no terminal:

• flatpak list

Para listar aplicativos instalados em SNAP, digite no terminal:

• snap list

Para listar o aplicativos instalados via .deb, digite no terminal:

• dpkg -l

Na verdade essa versão do Ubuntu é para testes e com certeza vai encontrar inumeros Bug,s , o importante é reportar tais problemas.

prelink e preload !

Pois então, eu utilizada o 20.04 e eu também tinha esse problema dos software demorarem para abrir na primeira vez. Mudei para o 20.10 achando que teria alguma melhora. O preload já tenho instalado, mas vou testar com o prelink também! Obrigado! Abraço!

1 Curtida

Uso Xubuntu 20.04.1 em um PC Atom dual core (4x) 1.86ghz 8GB de Ram

o Gimp abre em 5 segundos
o LibreOffice Calc abre em 4 segundos e meio
o Chrome abre em 6 segundos
e olha que meu PC é uma carroça ,kkkkkk.

no Windows para ter melhor peformace eu mergulhava no REGEDIT e aqui no linux é igual aos poucos a gente vai pegando as manhas e otimizando cada vez mais o sistema , até aqui não tive nenhum problema técnico com relação peformace , conflitos , travamentos , etc,
é como dizem os expert no assunto , tem que ter paciência e ler bastante sobre Linux.

Não sei como resolver o problema, mas o ideal seria usar um SSD. Com HDD é bem mais demorado. No Windows por exemplo é mais rápido de abrir o programa mas no meu caso pra iniciar demora uns 10 minutos só pra poder interagir com o computador (provavelmente porque ele usa hibernação em vez de desligar mesmo)… Um jeito de contornar a situação é suspender ou hibernar o computador sempre que possível. Como vc tem 16G de RAM, o ideal mesmo é suspender para o cache ficar todo na memória! Já hibernar pode ser até mais lento que reiniciar, pois teu computador tem muita RAM e vai acabar escrevendo muita informação pra hibernar, demorando tanto pra hibernar como pra recuperar da hibernação.

Outra dica é usar os programas do repositório do Ubuntu em vez de flatpak e snap. Os programas do repositório podem estar algumas versões atrás, mas compartilham as bibliotecas com o sistema inteiro, deixando a operação mais rápida. O flatpak, snap ou appimage usam bibliotecas integradas, então carregar um programa não ajuda em nada no tempo de carregamento de outro programa, e ainda cada vez vai ocupando memória de quase “um sistema inteiro” pra cada aplicação aberta. Isso não seria problema pros seus 16G de ram, mas o HDD é bem lento pra conseguir ler os GB do disco para colocar na memória.

Pois então, ontem me irritei bastante com isso, tentei abrir o navegador para ver um negócio bem rapidao, e ficou lá empacado. De raiva baixei a ferramenta do Windows para formatar e voltar pro Windows. (A título de informação, com Windows nunca tive esse tipo de problema.)Mas por fim acabei instalando o linux mint e a principio o computador voltou ao normal. Mas enfim, obrigado pela colaboração. Abraço!