Programação VBA no Linux

Boa noite pessoal,
No meu trabalho atualmente, lido diretamente com programação VBA, para ser mais específico, dentro do Excel. Crio sistemas, formulários e etc, e crio conexões com banco de dados, tudo através do VBA.
Mas como iniciante no mundo Linux, atualmente estou usando o ElementaryOS em dual-boot com o W10, sendo que o W10 está instalado somente para a utilização do VBA no Excel.
Queria saber se existe alguma forma de eu conseguir realizar esse trabalho em VBA que roda no Excel com alguma alternativa disponível para Linux, sendo que depois eu possa rodar normalmente no computador Windows do trabalho, assim, posso sair do dual-boot e trabalhar apenas com o Linux no meu computador.

1 curtida

Olá, eu tive um empasse parecido a um tempo atrás com o software Corel Draw, minha solução foi utilizar ambiente virtual com o Microsoft Windows instalado virtualmente. Meu hardware suportava e me permitia trabalhar tranquilamente desta maneira. Mas é claro, tive que compartilhar pastas com o sistema convidado para poder acessar alguns arquivos.

Como programação VBA, não necessita tanto… de hardware como alguns design com o Corel Draw acho que para o seu caso se tiver um hardware bom você possa conseguir tranquilamente. Se tiver SSD e uns 8+GB de memória irá ficar mais fluido.

Há como usar o Wine/PlayOnLinux mas, eu não consideraria viável utilizar para trabalho.

Obs.: Muitos diriam para trocar de software mas, eu passei por uma situação parecida onde o trabalho necessita expecificamente de um software então fora de cogitação.
Hoje em dia utilizo o Microsoft Windows por causa de ferramentas necessárias que infelizmente, São compatíveis apenas para o sistema da Microsoft ou o da Apple… E acabo virtualizando os sistemas/distros Linux e BSD… Mas um Notebook pessoal com a distro favorita instalada, ajuda a sair deste Ruindows…

2 curtidas

Entendo, eu realmente buscava algo que me deixasse livre de máquinas virtuais ou de dual-boot. Não existe nenhum programa no Linux que eu possa programar em VBA e testar os códigos? Se não, acho que terei que partir pra o Virtual Box. Mas obrigado pela ajuda de qualquer maneira.

PS1.: Quanto ao Wine, pelo que pesquisei só roda no máximo o Office 2013, e no meu trabalho eles utilizam o office 365, então, acabaria perdendo algumas funções.

1 curtida

Tem, o LibreOffice suporta Visual Basic, mas a API é diferente mas ainda é Visual Basic então…

1 curtida

É uma solução mas eu gostaria de alertar que o libreoffice é extremamente ineficiente rodando VBA.

Eu trabalhei com planilhas feitas no excel do office 2013 carregadas de VBA (eu prototipava coisa no excel porque era fácil do pessoal da empresa testar em várias máquinas sem precisar do meu suporte na execução inicial) e sempre que tentava rodar essas planilhas no libreoffice (tanto na versão windows quanto na versão linux) era uma tristeza na lentidão.

1 curtida

É porque a API é diferente, é como você tentar programar usando gtkmm com classes do qt

1 curtida

Ai no caso você tá rodando uma API (MS) em cima de outra (LO) que roda sobre Java… aí fica lento

1 curtida

Mas no caso, apesar da lentidão, ele roda de forma fidedigna as macros que eu fizer? Digo, o que eu fizer aqui no linux, vai funcionar da mesma maneira quando eu for rodar no Excel lá do trabalho?

Pelas experiências que fiz, somente funções que alteram o funcionamento do programa, como remapeamento de hotkeys, costumavam quebrar, porém, por ser praticamente um port isso deve ser levado com cuidado.