Programação Iniciante

Prezados, na empresa onde trabalho começou a algum tempo desenvolver software usando Java Scritp. Tenho um conhecimento bem amplo a nível de Windows, e gostaria de começar a programar, o que sugerem? Onde devo começar partindo do zero? Ferramentas, estudos, softwares, sistemas operacionais…etc.

2 curtidas

Primeiro, procure por um curso de lógica de programação. Sugiro fortemente os cursos da Udemy. Os cursos de lá são estupidamente baratos para o que oferecem, se por acaso o curso que você quiser estiver com preço superior a R$40,00, espera uns dias que logo abaixa o preço

Para JavaScript, sugiro o Curso de JavaScript e TypeScript do básico ao avançado do Luiz Otávio Miranda. Quando chequei, esse curso estava por R$34,90, mas acho que paguei R$29 quando o comprei na época; se estiver com preço superior a R$40,00, espera uns 3 ou 4 dias que o preço abaixa, sim, os cursos da Udemy estão em constante promoção. O Luiz Otávio conversa demais… mas se você concluir esse curso dele, você sai um monstro do JavaScript.

Se você curte PDFs e sabe inglês, o melhor livro (ou melhor, coleção de livros) na minha opinião é o Javascript.info. Você consegue achar os PDFs na internet. O povo sugere muito o livro Eloquent JavaScript, mas eu não o considero bom para iniciantes.

Quanto à ferramenta de edição, para coisas simples (HTML, CSS e JavaScript puro), até mesmo o Bloco de Notas dá conta do recado. Mas se você já quiser ir conhecendo uma IDE mais profissional, sugiro o Visual Studio Code (é gratuito e disponível para Linux, Windows e MacOS). Eu pessoalmente prefiro editar meus códigos no Geany sempre que possível…

A partir daqui você precisa definir que área você quer atuar. Front-end? Back-end? Full-Stack? Mobile? Os melhores roadmaps estão aqui.

Sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, não atuo na área ainda, mas tentarei sanar suas dúvidas na medida do possível. :handshake:


A propósito, procure sempre escrever “JavaScript” com o nome junto. Escrever “Java Script” (separado) atrapalha demais depois na busca (sem contar que o certo é escrever junto mesmo), como futuro desenvolvedor Java tenho muito problema com isso quando procuro por “Java” em diversos sites… tenha pena do futuro desenvolvedor Java aqui :wink:

4 curtidas

Além de cursos, como o HMSLIMA sugeriu, exercícios. Muitos. Ferramenta para JavaScript, a nível de estudo, recomendo que instale o Node.js, pois você consegue desenvolver localmente via console (Terminal), de editor de código eu gosto bastante do VSCode, com a destacada extensão a baixo:

Ou o Atom, com a extensão atom-ide-javascript

  • Para instalar o Node.js (e o npm) LTS mais recente na base Ubuntu:
    Basta rodar: sudo apt update && sudo apt install nodejs && sudo apt install npm

Claro, você também pode usar o vim para codificar, mas por padrão não terá a intellisense

Links úteis: https://www.sololearn.com/learning/1024
JavaScript Tutorial
https://www.beecrowd.com.br/judge/en/login (vários problemas, várias dificuldades)
JavaScript | MDN

1 curtida

O pacote nodejs do *ubuntu 22.04 já está defasado, não? Porque, no site do Node.js, é dito que a versão LTS mais recente é a 16.x e, aparentemente, a versão do Node.js nos repositórios oficiais do *ubuntu Jammy Jellyfish é a 12.22 de acordo esta página.

O que não é grande problema na maioria dos casos, espero, mas quando eu estava usando o MX Linux 21, que ainda usa a versão 12.x do Node.js assim como o *ubuntu 22.04, tive que atualizar manualmente o Node.js porque o Angular exigia uma versão mais nova.

3 curtidas

Só se na hora que busquei aqui, ele encontrou a versão que baixei por fora e me deu um falso positivo. Mas para o que o OP fará, especialmente estudando, a versão do Jammy Jellyfish já supre, aindam mais por ser LTS. De qualquer forma, ele pode usar o Curl.

curl -sL https://deb.nodesource.com/setup_16.x | sudo bash -
sudo apt -y install nodejs
2 curtidas

Não atropele as coisas, aprenda lógica e OOP primeiro, não adianta vc aprender a sintaxe de um idioma “alienígena” se não aprender a interpretar, sugiro os cursos do Gustavo Guanabara

5 curtidas

Comecei a ver os vídeos dele sobre JavaScript na sexta passada.

Agradeço a todos que de alguma forma contribuiriam para nortear-me. :fist_right:t6: :fist_left:t6:

1 curtida

Uma alternativa para gerenciar versões das linguagens de programação ou frameworks é o uso do asdf. Com ele eu consigo setar versões específicas em cada projeto. Aqui um trecho de um vídeo do Fábio Akita demonstrando o uso.

2 curtidas

Massa! Vou salvar a página nos favoritos.

1 curtida