Programa para automatizar montagem e elaboração de provas

Olá.

Eu sou professor a muito tempo. Desde que mudei pro Linux tento encontrar uma solução que me ajude na elaboração e montagem das minhas provas, mas só encontro soluções pagas em serviços que sites oferecem ou coisas muito simplistas que não atendem em nada o que preciso.

Quando eu usava Windows, muitos e muitos anos atrás, eu usava o Professor Tech 2.0, que foi descontinuado e que até tá dificil de encontrar por aí. Pra quem não conhece, ele era uma ferramenta que criava um banco de questões, onde você ia cadastrando suas questões (multipla escolha ou discursivas) de acordo com critérios de ano de escolaridade, dificuldade, tema, disciplina etc. Além disso permitia elaboração de cabeçalho personalizado, quantidade de linhas, embaralhamento de questões… Ele era bem personalizável. Bem mesmo.

Na hora de montar a prova você só selecionava as questões que queria e ele pegava tudo e montava um arquivo .doc com a prova bonitinha.

Eu queria muito uma solução dessas Open Source e gratuita, pra jogar pra galera mesmo.

Só que eu não sou programador. Até to tentando aprender python pra ver se consigo elaborar algum tipo de solução, mesmo que seja simples, mas tá ■■■■. Eu ja fiz algumas coisas em Bash Script, mas nada com esse nivel de elaboração.

Então vai minha ideia e eu queria ver o que a galera aqui consegue contribuir pra diminuir a curva de dificuldade que eu tenho e pensar em caminhos mais curtos e soluções menos complicadas.

Pensei em criar um codigo que fizesse o seguinte:

  • Formulario de cadastro de questões para um arquivo .csv
  • Interface de pesquisa de questões
  • Seleção das questões e geração da prova em .odt

Já até pensei se dava pra fazer isso com a Google Suite (Forms, Docs, Sheets), mas como tenho limitações eu não consegui encontrar resposta.

Alguém aí tem sugestões pra dar? Sabe se há algum jeito de fazer isso de uma forma menos trabalhosa?

Abraços

1 curtida

Eu cheguei a fazer uma pergunta e sugerir uma alternativa no seu outro tópico sobre esse assunto:

Como o seu outro tópico e mais antigo que esse (8 de fevereiro) vou fechar esse por ser duplicado e qualquer dúvida pode ser realizada pelo tópico original.

1 curtida