Programa não abre no Debian 12

Moçada tem um tópico igual a esse meu, mas aconteceu de novo . Alguns programas não estão abrindo no Debian 12 nem em Xorg nem em Wayland só fica acima do lado esquerdo “rodando”;

O sourcelist está ok:

Quando abre um destes programas pelo terminal, dá alguma mensagem?

Nenhuma mensagem, fica como se tivesse funcionando normal , aí dou um ctrl+c ele fecha.

São de algum empacotamento específico?

São do repositório mesmo , instalados via synaptic e estavam funcionando normal ha pouco tempo.O curioso é que alguns como firefox abrem normal. Teria como identificar algo nos processos? Só vou poder verificar novamente à noite .

Quais progrmas?

Os que eu vi que não abrem são synaptic e bleachbit, ambos do repositório do Debian mesmo.

Talvez seja possível ver algo pelos logs do sistema.

sudo journalctl -f

Mantenha o terminal aberto.
Depois, abra um programa e veja se aparece algo nos logs.

Beleza to achando que possa ter a ver mesmo , pois antes deu queda de força aqui, embora o note também estava na bateria., vou fazer à noite quando estiver com ele, caso alguém tenha outras sugestões , gostaria que postassem aqui , os feedbacks só poderei dar à noite., Valeu.

Com root entra?

Se sim, talvez tenha que mudar a permissão do executável

Exemplo
chmod 755 /usr/libexec/synaptic
chown root:root /usr/libexec/synaptic

Se este for o caminho exato do executável

2 curtidas

vou verificar também. :slightly_smiling_face: :slightly_smiling_face:

1 curtida

Para saber o caminho do aplicativo use o comando which

which aplicativo

1 curtida

Funcionou com root?

Beleza? Não deu.Eu to com dualboot com Ubuntu, por enquanto vou usar no lugar do Debian, em casa tenho mais tempo pra buscar uma solução. Valeu.

Ok.

Já tentou reinstalar na força estes dois programas?

Já, deve ser alguma config. por que instalei o Debian 12 logo que saiu e de inicio já apareceu esse “bug” (tem um post meu de 2023 aqui sobre isso), mas ok. :smile:

Pode ser o dbus

Já tentou colocar o dbus-launch antes do nome na terminal?

dbus-launch aplicativo