Programa gratuito para rastrear PC - Linux Mint 21?

Olá! Tudo bem? Há um programa para rastrear PC - Linux em caso de furto? Se sim, qual? Eu fucei a internet e não achei nada e os que eram gratuitos, agora são pagos. Se alguém souber. Grato.

1 curtida

Olá :wave:

Realmente parecem ser poucos, creio por conta de que o rastreamento e manutenção dessas informações sejam um feature anti-privativa e que demanda recurso$ para manter, né? Ou seja, é uma iniciativa que talvez esteja fora do escopo da filosofia de software livre ou de código aberto.

Mas, aparentemente existem essas opções aqui:

O Prey a princípio é pago, e está em todas as plataformas. Pelo que vi, está disponível em Snap, aqui, que é o formato da Canonical, por isso você deve encontrar na loja do Ubuntu.

E o Pombo parece que depende do próprio usuário montar seu servidor, e funciona apenas em desktops.

Edit: já que você está procurando sobre isso, vale ponderar também sobre criptografia de disco, mas estude bem antes o assunto.

2 curtidas

Há anos atrás, tive dois laptops de elevado custo furtados: um Sony Vaio e um Asus N Series. Além da “facada” financeira, como eu era muito jovem e não tinha noção, também perdi diversos arquivos importantes - pois não tinha backup - e corri o risco de ter informações roubadas. Foi um momento bem difícil e demorei a me recuperar emocionalmente (foram várias noites sem conseguir dormir).

A partir daí coloquei na cabeça que queria usar um sistema de rastreamento. Eu gostaria de ter a esperança de recuperar minhas máquinas e arquivos caso fosse roubado novamente. Além disso, eu detestaria a ideia de deixar o vagabundo sair impune, e adoraria ter a chance de pegá-lo (com o apoio da polícia, é claro).

A escolha foi justamente o Prey. Por algum momento eu o utilizei em todos os meus dispositivos - e funcionava bem! Até que percebi que estava fornecendo, a uma empresa externa, rastreamento completo da minha localização, além de amplo acesso aos sistemas operacionais dos meus dispositivos.

Hoje eu não faço mais isso. Adotei outras práticas: todos os meus dispositivos são criptografados e, além disso, tenho backups (e backups dos backups, também criptografados). Se eu for roubado, perco o equipamento (não me preocupa tanto atualmente, pois meu laptop e meu smartphone são simples), mas meus arquivos jamais serão acessados pelos criminosos e poderei recuperá-los facilmente usando um dos meus backups.

Se quiser realmente o rastreador, o Prey é gratuito (ou ao menos era, quando eu o usava) e funciona bem. Mas criptografia e backup são MUITO mais importantes e devem ser adotados antes de qualquer outra medida. E, no caso do backup, tenha sempre duas cópias: uma na sua casa e outra escondida, atualizando-as em intervalos regulares que você pode definir.

3 curtidas

Obrigado por sua dica. Fique em paz. Grato.

Computrace nos DELL profissionais, acho que é pago.