Programa Dimep Device Manager (necessário para emitir cupom fiscal SAT) não abre, está dando erro. "Resolvido"

Qual destes links você usou, estes são repositórios oficiais, porém, tem muito link pra saber qual usou assim.
Estranho que eu usei a versão 18 do Mint também 64 bits e não tinha o programa Dimep, pois ele é um tipo de programa pra trabalhar com SAT Fiscal.
Quando eu tiver um tempo livre vou baixar exatamente a versão que tu baixou

Isso só acontece se identificarem que se trata de uso comercial.
Já aconteceu comigo de receber avisos de suspeita de acesso indevido e uma mensagem pedindo para respeitar as condições de uso. Isso aconteceu ao acessar um computador num ip de uma empresa… não era uma internet doméstica. Mas não bloqueiam assim de cara. é preciso avisos seguidos.
Depois desse aviso, sempre que eu conectava recebia aviso igual. daí desinstalei o teamviewer e instalei novamente. De lá prá cá, já tem mais de um ano, nunca mais tive problemas. Mas também nunca mais acessei conectado a partir de uma internet empresarial.

2 curtidas

Comando ‘1susb’ não encontrado, você quis dizer:
Comando ‘lsusb’ do pacote ‘usbutils’ (main)
1susb: comando não encontrado

Nas duas vezes a mesma mensagem, desligado e ligado.

Por gentileza, redigite o comando, pois não é o número um, é a letra L, porém em minúsculo.
lsusb
Se preferir, copie e cole o comando acima no terminal…
Outra pergunta, você baixou o driver do linux no site da Dimep?
Caso não, baixe o arquivo Lib Linux 64 Bits e instale.

1 curtida

O Anydesk é uma boa ferramenta, mas padece do mesmo mal do teamviewer… E também pode ser bloqueado se identificarem o acesso como comercial.

2 curtidas

Quando procurei não tinha mais a versão para Linux, somente do Window, no meu Linux veio no gerenciador instalei ele, essa atualização a Dimep tentou fazer em acesso remoto, mas não funcionou.

Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 009: ID 056a:00d4 Wacom Co., Ltd Bamboo Pen (CTL-460)
Bus 001 Device 004: ID 0e8f:0022 GreenAsia Inc. multimedia keyboard controller
Bus 001 Device 003: ID 1130:1704 Tenx Technology, Inc.
Bus 001 Device 013: ID 03f0:7711 Hewlett-Packard
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

talitastein@talitastein-H110M-M-2 ~ $ lsusb
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 009: ID 056a:00d4 Wacom Co., Ltd Bamboo Pen (CTL-460)
Bus 001 Device 004: ID 0e8f:0022 GreenAsia Inc. multimedia keyboard controller
Bus 001 Device 003: ID 1130:1704 Tenx Technology, Inc.
Bus 001 Device 013: ID 03f0:7711 Hewlett-Packard
Bus 001 Device 017: ID 0525:a4a7 Netchip Technology, Inc. Linux-USB Serial Gadget (CDC ACM mode)
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

1 curtida

Faz tempo infelizmente não vou lembrar.

Pensando bem.

Uma coisa que vejo ele me da muitos erros, sigo os passo a passo mas não instala alguns programas.

Exemplo meu Gimp não atualiza, consegui instalar a versão 2.10 por flatpak, tentei várias vezes seguir os tutoriais, mas ele não atualiza para os mais recentes.

Então nenhum dos dois acho que eu teria problemas, nada aqui seria como comercial, tudo em nome de pessoa física, nossa firma é familiar e pequena.

Olha, até poderia dar problema se fizessem múltiplos acessos, mas não deverá ser esse o seu caso.

1 curtida

Eu trabalho com servidores e PDVs aqui em SP, os SATs não tem problema quanto aos programas pois se não tiver com a documentação Ok é o mesmo que nada.

@TalitaStein Bem estranho, pois eu procurei no Mint Packages em todas as versões do Mint, não achei nem Dimep e nem outro programa de outro SAT .
No Site oficial, só existe programa versão Windows, o que tem para Linux é só as bibliotecas.
Hoje talvez não dê tempo, mas amanhã vou procurar e baixar pra ver

1 curtida

estava me referindo a questão do bloqueio mencionada por @gusbemacbe

3 curtidas

Há um tempo atrás, tinha mas na nova atualização não tem mais, como o programa Nex não tinha a versão para Linux usei no Windows mesmo, mas agora achei o Sige lite que posso usar no Linux (até já instalei), mas sem o Dimep não adianta de nada.

Amanhã volto a ficar on line, estou fechando a loja, também.

Gratidão!

2 curtidas

Como o Mint é com base no Ubuntu, vou ver se acho algo em repositórios “old releases”. Se achar fica mais fácil saber o que tem que fazer aí no seu programa

3 curtidas

Ótimo! Ele está reconhecendo o equipamento!
A sua dificuldade então está sendo com lib (O equivalente a dll no Windows se não me engano…).
Teoricamente, a reinstalação dos Drivers e posteriormente do programa da Dimep resolveria, porém não consegui encontrar em lugar algum o programa da Dimep para baixar para poder te auxiliar com a reinstalação…
já pensou na possibilidade de instalar a versão Windows do programa via Wine?

Edit:
Ótimo! Está começando a chegar na parte que me falta conhecimento, porém vou deixar aqui as informações que eu encontrei…
Lendo um “Passo à Passo” (Para Linux não existe mais isso! Aff!) encontrei o seguinte…

A instalação do driver conversor USB - Serial se faz necessário, pois o D-SAT não possui uma
USB nativa, com isso o driver faz a emulação de uma porta serial.

Sabendo desta informação, descobrimos que o Dimep Device Manager se comunica com o Sat através da porta COM1… Provavelmente é a porta que o DDM está procurando e não encontrando…

Lendo o arquivo de ajuda, encontrei o seguinte:

**AUTO** - a biblioteca comunica-se de forma automatica com o SAT.
**API** - Configurar a porta com a função [SetPortaSAT](SetPortaSAT.htm) através do AC.
**device** - informar a porta do SAT, exemplo: Windows "COMX", Linux "ttyXX".

É óbvio que para Linux a opção AUTO e API provavelmente não nos servem…

Aí onde chega a parte que me falta conhecimento…
Seria simples a solução criando um link simbólico através do comando ln linkando a “COM1” que o DDM procura com a “tty” no Linux, porém, como descubro onde o DDM está procurando a “COM1”?

2 curtidas

Como tinha dito ao elppans

Pensando bem.

Uma coisa que vejo ele me da muitos erros, sigo os passo a passo mas não instala alguns programas.

Exemplo meu Gimp não atualiza, consegui instalar a versão 2.10 por flatpak, tentei várias vezes seguir os tutoriais, mas ele não atualiza para os mais recentes.

Uma das coisas que nunca consegui usar foi o Wine, eu achava que fosse eu, mas muita coisa está dando erro, mesmo seguindo os tutoriais.

Acabei de tentar instalar pelo Wine o Dimep, mas não abre.

Há um tempo atrás, tinha mas na nova atualização não tem mais, como o programa Nex não tinha a versão para Linux usei no Windows mesmo, mas agora achei o Sige lite que posso usar no Linux (até já instalei), mas sem o Dimep não adianta de nada.

Achei o meu download da versão para o Linux a diferença é 1.3.0, e do Windows está em 1.3.3

Tenho um PC mais antigo, que está com o Win 7 (esse que estava o cupom), pra ajudar está com vírus, estou pensando em colocar o Linux nele começando do zero pra ver se consigo deixar nele o SAT novamente, até resolver o que está acontecendo nesse aqui.

Moro na praia, infelizmente PCs aqui duram cerca de 1 ano, maresia acaba com as placas, mesmo eu fazendo a manutenção preventiva, é o caso desse com o Win 7, já desligou do nada e já me deu erro de bios, mas como fiz uma limpeza e retirei vários programas que a designer usava pirata, parou de desligar sozinho, já faz umas 3 semanas que ele não desliga mais.

Agora onde baixar a versão certa do Linux Mint (original sem mudanças)?

1 curtida

Consegue disponibilizar para nós esta versão do Dimep pro Linux?

Aqui!

2 curtidas

Dimep DM 1.3.0

Certo e qual eu baixo, o Cinnamon?
Depois em qual das bandeiras a do Brasil?
Tem duas do Brasil Universidade do Amazonas e do Paraná, da outra vez no Mintt 18.3 acho que escolhi uma das duas, mas não lembro qual.

2 curtidas

O Cinnamon é a mesma versão de desktop que você já está acostumada, agora se seu pc não tiver um bom hardware, pode optar pela Xfce que é mais leve…
Eu costumo utilizar o server do Paraná…

3 curtidas

Ótimo, estes dias esta bem corrido, mas provavelmente amanhã eu vou testar aqui na minha máquina. Só que como não posso trazer um SAT pra casa, vou ver as configurações e manter a base do que já configuro no PDV Linux lá no serviço

2 curtidas

@TalitaStein Faz o seguinte, pra forçar o suporte, eu ví que o pacote falta algumas coisas, eu upei no meu github. Então faz o seguinte, via linha de comando (é só copiar e colar):

sudo mkdir -p /var/dimep
sudo wget https://github.com/elppans/conf/raw/master/dimep/var/dimep/sat.ini -P /var/dimep
sudo wget https://github.com/elppans/conf/raw/master/dimep/etc/ld.so.conf.d/dimep.conf -P /etc/ld.so.conf.d/
sudo wget https://github.com/elppans/conf/raw/master/dimep/etc/udev/rules.d/98-SAT.rules -P /etc/udev/rules.d/
sudo wget https://github.com/elppans/conf/raw/master/dimep/etc/udev/rules.d/99-tty-links.rules  -P /etc/udev/rules.d/
sudo wget https://github.com/elppans/conf/raw/master/dimep/etc/udev/rules.d/80-tty-permissions.rules   -P /etc/udev/rules.d/
sudo ldconfig

Não sei se funciona de primeira, mas por via das dúvidas reinicie e faça um teste.

Se não funcionar:

Vai na pasta “/opt/Dimep Device Manager” e edita como super usuário o arquivo satdimep.ini e vá até a linha onde está isto:

PORT   =   AUTO;

E troque o AUTO para:

PORT   =   /dev/ttySAT;

OU

PORT   =   /dev/ttyACM0;

Seria melhor se funcionar direto com a primeira opção (/dev/ttySAT) pois criei os arquivos de regras genérico pra usar aqui onde trabalho da forma que dá pra usar melhor. Mas testa ae.

Após editar o satdimep.ini, reinicie o computador.

2 curtidas