Comecei a usar KDE Neon recentemente, e estou com alguns problemas na hora de pesquisar arquivos ocultos ou que se localizam dentro de pastas ocultas via Dolphin.
Por exemplo, digamos que eu queira achar a pasta “flatpak”, que fica dentro da pasta oculta “.cache” em /home/USUÁRIO, se eu tentar a pesquisar simplesmente não aparece nada, não importa quantas vezes eu aperte ctrl + h para exibir aquivos ocultos, nada aparece, embora a pasta exista de fato. Já clique nas opções “Nome do arquivo”, “Conteúdo” “A partir daqui”, mas simplesmente nada aparece. Já alterei as configurações de pesquisa do KDE, não adianta.
Tentei também instalar um complemento para abrir o dolphin como root, mas não funciona.
Sei que tem como fazer via terminal ou instalar programas como Catfish, mas quero ter a liberdade de simplesmente chegar no gerenciador de arquivos nativo e pesquisar o que eu quero de forma rápida e eficiente, como eu fazia no Windows, sem precisar de gabiarras. Alguma pista do que seja?
o atalho pra fazer aparecer os arquivos ocultos no Dolphin é o alt + .
não o ctrl + h
O estranho é que eu consigo achar alguns arquivos / pastas ocultas normalmente, mas outras eu já não aparecem de nenhuma forma. Não sei se é um bug, mas é um comportamento bem estranho de se ocorrer.
ctrl + H tbm funciona normalmente para mostrar ou não mostrar os arquivos ocultos aqui. Tentei com alt . e mesma coisa.
procura por atualizações então, se for um bug um update deve consertar
Dá para marcar “Incluir arquivos e pastas ocultos” em Configurações do Sistema → Pesquisa, mas vai demorar vários minutos para começarem a incluir as pastas ocultas no índice (as pastas visíveis levam prioridade), além de ser potencial fonte de lentidão/pesquisa falha (assim como indexar AppData no Windows).
Pesquisa por arquivos ocultos/fora do índice no Dolphin é realmente um dos grandes pontos fracos dele como gerenciador de arquivos, essa função só está bem implementada nos gerenciadores de arquivos dos ambientes GTK (Nemo, do Cinnamon, e Nautilus, do GNOME).
Eu já alterei essas configurações, essa inclusive é a primeira coisa que eu sempre faço logo ao instalar qualquer sistema KDE, mas ela não possui muito efeito e continua não mostrando todos os arquivos que eu quero pesquisar. Talvez seja bug ou alguma incompatibilidade do dolphin com o próprio sistemas de arquivos, estou usando btrfs. De qualquer forma não é lá um baita problemão, consigo me virar.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.