Essa a minha primeira postagem, sou novato no linux, então de antemão já peço perdão por qualquer noobice. Bom, comecei com o linux mint em dual boot na minha maquina a mais ou menos uma semana. Até então jogo e faço streaming no windows mas pretendo migrar de vez para o linux.
Um dos jogos que eu mais jogo é o Champions of Regnum e para fazer streaming pelo windows utilizando dois monitores eu utilizo o Windowed borderless gaming para fazer o “fake fullscreen” ou seja, o modo janela sem bordas, e dessa forma poder passar o mouse para o segundo monitor onde deixo aberto o OBS e poder mexer sem precisar minimizar o game. Oque eu estou procurando é uma forma de fazer isso no linux mint. Alguém sabe me dizer se é possível?
É o Cinnamon. Eu testei setar um atalho do teclado para a função “Alternar estado de tela cheia”. Em alguns softwares e jogos funciona, porém justamente no Champions of Regnum não. Mas tranquilo, agradeço a dica. Vou experimentar o XFCE, mas no momento se essa for a única forma de fazer isso provavelmente devo optar ficar com o Cinnamon mesmo e abrir mão desse recurso. Tenho alguns planos de testar outras distros também pra ver se terá alguma diferença significativa para o uso dos recursos que eu preciso.
Eu não uso Cinnamon, mas como ele é um Fork do Gnome Shell, será que alguma extensão dele funciona no Cinnamon?
No Gnome eu usei pra jogar Warframe no Linux em modo Janela sem bordas usando uma extensão. No site de extensão tem estes aqui:
Geralmente essa função você configura dentro das configurações de vídeo do próprio game. Mas vindo de alguem que faz stream com frequência, apenas dê alt+tab, isso resolve na maioria dos casos, libera o seu mouse para mexer no OBS no segundo monitor sem problemas.
Perfeito, consegui. As extensões do Gnome (ao menos essas que eu testei) não funcionam no cinnamon, porém encontrei uma extensão do próprio cinnamon que resolveu. O nome da extensão é Cinnamon Maximus. Após instalar e ativar ela foi possível iniciar o jogo em modo janela e posteriormente maximizar ele clicando com o botão direito no ícone do jogo na barra de tarefas e depois em Maximizar. Dessa forma a tela do jogo preencheu a tela inteira sem que fosse necessário usa-lo em fullscreen e assim deixando o mouse livre para “passear” para o segundo monitor.
Muito obrigado elppans, capezotte e dio pela receptividade!
@CarlosSilva Legal, vou até anotar o nome desta extensão aqui pra quando eu pular do Gnome pro Cinnamon aqui em casa.
Troca equivalente, tu aprende e eu aprendo e todos aprendemos
Valeu