Processo trava em d-state ao mover muitos arquivos de uma vez entre dois filesystems

ao mover com usando mv -t <diretorio> *.<extensão> o mv trava em d-state, mas ao mover arquivo por arquivo funciona, mover pelo dolphin também trava.

vou editar o tópico e adicionar mais detalhes em breve.

Tente desativar o cache em ram de estiver habilitado.

Para fazer cópias de muitos arquivos, vale a pena usar o comando rsync, principalmente se o objetivo é backup.

O problema do cache já tive algumas vezes, o computador ficava congelando por segundos durante a cópia. Estranhamente desativando o swap a cópia acontecia sem problemas (aliás assim dá pra ver se o cache pressure tá bem dimensionado).

Mas eu desconfio que, se for ssd, pode ser que o disco esteja quase cheio e isso é terrível durante a cópia de muitos arquivos. Daí pode ser que não haja espaço para mover os arquivos, porque entre ler e efetivamente escrever, uma grande quantidade de dados fica no cache do sistema e o disco entope. Mover entre partições não é igual mover na mesma partição. Na mesma partição, só precisa atualizar os meta dados dos arquivos com a nova localização, mas mover entre partições efetivamente duplica o arquivo e depois apaga o fonte.

Se já deu problemas em vários arquivos (e for o caso do disco cheio), é melhor apagar alguns arquivos antes. Se as partições são btrfs e são pequenas, pode ter problema de balanceamento de metadados pois cada agrupamento de metadados é alocado por padrão com 1GB. Btrfs também é encardido quando está quase cheio, as vezes fica até travado de apagar arquivos porque está muito cheio (mas tem solução)!

Outro enfoque é usar o comando scp e usando opções para limitar a velocidade de cópia, assim garantindo que poucos dados fiquem em cache assíncrono.

Claro, antes de tudo confira que o sistema de arquivos não está com defeitos e que a saúde do disco esteja boa.