Processo system consumindo muita cpu no Windows 11

isso acontece quando entro em algum jogo o system fica usando muito mais usando cpu do que o próprio game no Windows 11 e no 10 também eu usava o 10 e fui pro 11 achando que ia me livrar disso, já fiz tudo que vi em fóruns e nada. isso começou de uns meses pra cá usava o 10 desde o lançamento e não era assim.

em games que usa mais cpu tipo fortnite é pior fica cpu 100 mas n poque o cpu é fraco mas porque o jogo fica a no max 50% e essa porcaria 50%.

1 curtida

Dei uma pesquisada aqui e esse processo se encarrega de trabalhar com as threads no Kernel. É normal que ele fique em um uso alto quando se está executando algo pesado no PC, principalmente jogos, que sempre estão requisitando muito do processador.

Não sei se realmente tem formas de resolver isso, porque é algo que faz parte da construção do sistema. Em tese, ele não deve impactar no uso do PC, mas se quiser, você pode rodar um script que faz debloat do sistema para reduzir o uso do PC em outras coisas e compensar essa possível perda de desempenho que você possa estar tendo

Isso provavelmente deve ser o Windows tentando corrigir algum erro no sistema, tem algumas coisas que você verificar:

1 - Instala o Crystaldisk pra verificar inicialmente a saúde do seu disco, HD ou SSD.
2 - Atualize o Windows completamente, verifique nas configurações se não tem nenhum update pendente.
3 - Execute o comando SFC /SCANNOW no cmd como admin.
4 - Execute o comando Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth no cmd como admin.
5 - Por último tenta desativar o serviço SYSMAIN no services.msc.

1 curtida