Processador core i5 com apenas 1 núcleo

Olá pessoal!
Minha dúvida é a seguinte: Comprei um computador para dar de presente e depois de um tempo de uso percebi que ele só tem 1 núcleo.
Ele é um core i5 de 1ª geração mas no próprio site da Intel me informa que ele tem 2 núcleo e 4 threads.
Existe alguma maneira de “liberar” os outros núcleos ou pode haver algum grande problema aqui?
Desde já agradeço pela atenção!

Como está verificando essa informação sobre quantos núcleos estão ativos no seu sistema?

O que o comando lscpu responde no terminal?

Se voçê usa Windows vá em gerenciador de dispositivo e celecione a cpu , lá vai mostrar quantos nucléos tem o mesmo, caso seja mesmo só um então se trata de um processador falso , pirata , shing ling , etc .

2 curtidas

O computador esta com Ubuntu MATE.

Lá esta listando apenas 1 CPU.

É o que eu estou achando.

1 CPU é diferente de 1 núcleo. Tecnicamente, se o computador tem apenas um processador então ele terá 1 CPU, não importa o número de núcleos.
Tenta ver pelo Monitor do Sistema quantas threads estão ativas, o meu por exemplo tem 4:


Não sei qual o monitor de sistema que o MATE usa, mas se não tiver nenhum instale o gnome-system-monitor.

Então eu vi isso por aí também, e só tem 1.
No meu notebook, por exemplo, eu sei que tenho 4 ativos.

mano terá apenas uma CPU mesmo , kkkkk
mas veja que a “CPU” tem (4x) nucléos.

Esse é o meu computador e não o qual eu presenteei.

manda a imagem do que voçê está citando .,
porque se diz (Core i5 ) e só tem um nucléo apenas , voçê pode ter cido enganado,
caso seja um i5-540M ele é (2/4)

2 curtidas

O último processador Intel single core foi o Celeron B730 de 2012.

cat /proc/cpuinfo

resolve o mistério!

5 curtidas

Estamos no escuro aqui ainda. Sem retorno preciso das sugestões.

Recentemente li num fórum gringo sobre o Kernel não reconhecer, algum conflito. Mas sem a saída do terminal não sabemos se eles estão apenas sem uso por algum bug ou incompatibilidade ou se de fato não existem.

Depende de você a ajuda seguir adiante.

Via terminal ou via BIOS pode estar tudo certo e no Monitor de sistema a distro escolhida pode estar bugada. De novo. Estamos no escuro.

1 curtida

Alguma coisa está bloqueando o uso do segundo núcleo do processador e também o smt (ou hyperthreading)

Se vc iniciar um pendrive bootável e continuar tendo apenas um núcleo, então a configuração está na sua BIOS. Verifique no manual dela como ativar os núcleos e hypertreading.

Se vc iniciar um pendrive bootável e aparecer 4 núcleos, então é problema de configuração do seu sistema operacional que alguém fez no seu sistema operacional. Verifique configuração default no /etc/default/grub e/ou arquivos no /etc/modprobe.d/

1 curtida

Pode ser algo na BIOS ou defeito de fábrica. Hoje em dia as BIOS tem configurações de sobra e é fácil se perder mexendo lá, talvez resetar a BIOS possa ajudar, mas se for esse o caso. é curioso que esteja assim.

O problema estava na BIOS.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.