Procedimentos de upgrade do Ubuntu com /HOME em partição separada

Pessoal, dúvida simples: tenho o Ubuntu 20.04 instalado, com a /HOME em partição separada da raiz. Para fazer o upgrade para o Ubuntu 22.04, oferecido pelo próprio sistema, é necessário algum procedimento específico?

Valeu!

Opa, tudo bem?

Teoricamente, não. O upgrade padrão do sistema deve reconhecer essa partição normalmente e fazer a atualização respeitando a sua configuração atual.

Caso você vá fazer o upgrade formatando você mesmo, é só ter cuidado de não formatar essa partição, apontar ela como /home na instalação (sem formatar, mais uma vez lembrando), e preferencialmente usar o mesmo nome de usuário, e apesar de não fazer tanta diferença, provavelmente com a mesma senha também, assim você evitar qualquer problema.

Mas fica a dica também, antes de qualquer upgrade maior assim, um bom backup para minimizar algum transtorno que possa ocorrer na atualização é sempre bem-vindo. :slight_smile:

Boa sorte, abraço!

1 curtida

Valeu, @Dio !

Vou fazer um backup e tentar a atualização automática mesmo (sempre fiz ela, mas essa é a primeira vez que faço nessa configuração).

Abraço!

1 curtida

Para quem vai formatar o disco e quer conservar a /home (seja mudando de distro ou não):

  • Mantenha o mesmo nome da conta de usuário, pois assim /home/nomeantigo vai ser reutilizado (em vez de você ter que mover /home/nomeantigo para /home/nomenovo).
  • Para as permissões de um sistema de arquivos Linux, o importante não é o nome ou a senha da conta, mas o identificador de usuário númerico (UID).
    Na maioria esmagadora das distribuições esse números começam a partir de 1000, e são associados às contas na ordem que as contas são criadas. Você pode conferir o seu UID rodando id -u no terminal.
    Logo, se você tinha mais de uma conta no PC, é necessário recriá-las exatamente na mesma ordem, caso contrário o sistema não vai autorizar você acessar seus próprios arquivos.
    Se você tiver errado ao fazer/esquecido isso, ou estiver migrando para uma distro que nicho que não usa essa convenção*, não está tudo perdido, pode-se fazer sudo chown -R usuario:usuario /home/usuario para consertar as permissões.
  • Geralmente os aplicativos não importam se você mudar a senha da conta – mas há algumas exceções, como o gerenciador de senhas do KDE (KWallet) se você tiver configurado para ele ser desbloqueado ao login.

*por exemplo, no PCLinuxOS a contagem começa a partir de 500.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.