Probleminhas com pen-drive no mint

Olá, hoje estou meio preocupado, então vou direto ao ponto. eu tenho arquivos muito importantes no meu pen-drive, e aparentemente agora não é mais meu E SIM DO ROOT.
Estou tentando fazer o que sei, mas tá difícil em… além de mudar o proprietário do pen-drive sem minha permissão, também apagou meus arquivos (aparentemente, pelo que consegui ver com o ls -l no terminal com o sudo su…) pls alguém me ajuda não sei mais oque fazer

A primeira coisa que eu faria é copiar tudo para o seu disco, usando sudo cp -r /media/.../.../* ~/backup. Ou, pelo gerenciador de arquivos, apenas adicionando admin:// no início do caminho do pendrive, ex.: admin:///media/bruno/DISPOSITIVO.

As vezes pode ter ocorrido um erro de montagem, que faz com que o pendrive seja possuído pelo Root, mas isso não deveria ter apagado os arquivos. Eu já vi acontecer após a formatação usando o Formatador de disco do Mint, ai tinha que formatar novamente pelo GParted, mas eu nunca vi isso acontecer apenas na montagem. Pode ser que o pendrive esteja com algum erro, ou começando a se corromper. Ou, ao usá-lo em algum outro lugar as flags dele foram modificadas. Você pode verificar isso pelo GParted.

pode ser que esteja relacionado a eu ter feito um snapshot com o timeshift ontem?

Depende muito de como você configurou o Timeshift. Se você por acaso marcou o pendrive como o lugar onde o backup seria feito, pode ser que tenha sido isso a causa da mudança da permissão. Mas ainda assim, no meu entendimento, não da perda de arquivos (se isso realmente aconteceu).

bom, eu usei o root para mudar o dono/proprietário de /media/jeazul/ para jeazul (eu), entretanto a pasta do meu pendrive SUMIU! eu n acho ela nem com root… bom, eu deveria formatar o pendrive com o gparted? se s, pra ext4? (desculpa so novo no linux, e ainda n sou muito experiente no penguim…)

Pois é, esse sumiço que não é normal. Já tentou desmontá-lo, reiniciar tudo e montar de novo? Ou em outro computador, se tiver algum disponível?

Sobre o GParted, só formate se tiver certeza de que tudo foi copiado. Creio que não é o caso. Eu falei apenas para você verificar as flags que aparecem, pois as vezes pode ter alguma que restringe o acesso.

1 curtida

como eu posso verificar os “flags”?

ALELUIA CARA, reiniciei o mint e ele voltouu! caraca velho… eu tinha arquivos de aula lá dentro! aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaleluuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

2 curtidas

É só abrir o GParted e selecionar o dispositivo, no menu que aparece no canto superior-direito.
Se o Gparted não estiver instalador, é só instalar:
sudo apt install gparted

1 curtida

huahuahua Que bom!

Então pelo visto foi só um bug mesmo. A ideia é que tudo o que está no pendrive não está ligado diretamente ao funcionamento do PC, então não tem muito “dono”. Depende de quem o montou. Por exemplo, se você criar o pendrive no seu usuário, e emprestar para outra pessoa, não vai haver as informações do seu usuário no PC da outra pessoa. Vai aparecer que os arquivos são delas. A não ser que tenha alguma opção ou trava de segurança. Então nesses casos, o recomendado é desmontar o pendrive e testar em outro PC ou em outro sistema ou reiniciar…

2 curtidas