Problemas ubuntu mate 21.04

Boa noite, alguém poderia me ajudar com dois problemas no ubuntu mate ?
Um deles e que eu não consigo fazer com que o led do meu teclado já inicie ligado, sem que eu precise clicar em scroll lock, outro problema e relacionado ao driver nvidia isso ta me impedido de abrir a steam

Obrigado por toda ajuda.

Cara, eu usaria a versão LTS mesmo por causa que a 21.04 está com alguns problemas por agora, como a própria Canonical reportou e dizendo que não é uma boa fazer esse upgrade por agora. Se você quer pacotes mais recentes, usa uma rooling release que é bem menos dor de cabeça, por exemplo: openSUSE Tumbleweed, SolusOS ou Manjaro…

Ubuntu’s Brian Murray explains in an email to the Ubuntu developer mailing list, where he writes: “I wanted to let you know that users of Ubuntu 20.10 are not being prompted to upgrade to Ubuntu 21.04 […] due to a bug with the current version of shim in Ubuntu 21.04 which can cause systems with an early version of EFI to fail to boot after the upgrade.”

Posso estar equivocado, mas o que pode estar impedindo você de abrir a Steam é o driver de vídeo, não? Se você estiver a usar o Nouveau, ele fica no Wayland, que é o compositor gráfico padrão do *buntus 21.04. Tens certeza que instalaste o driver proprietário da “verdinha” para usar o X.org?