Problemas tentando encontrar uma distro Out-of-the-box

Olá, eu estou tendo problemas para encontrar uma distro simples de usar e que não envolva muito o terminal que funcione para mim.

Eu já cheguei a usar distros dualboot em um PC mais antigo que funcionavam tranquilamente, como Ubuntu e Zorin.
A pouco tempo comprei um PC novo e após cansar de usar Windows 10 decidi formatar e deixar apenas uma distro no meu PC, comecei com Zorin 15.

O Zorin 15 funcionava tudo out-of-the-box perfeitamente, não precisava consertar nada, mas duas coisas estranhas aconteciam periodicamente usando ele nesse PC, o pulseaudio corrompia e o aúdio saia distorcido e também todo dia depois de umas 3 horas usando, o sistema congelava completamente, ao ponto de só desligar tirando da tomada. Não consegui encontrar uma solução pra esse problema online e mudei pro Ubuntu 19.10, e advinha, mesmo problema. Achei que o problema poderia ser causado por serem versões novas e não tão estáveis e por isso instalei o Ubuntu 18.04, também passei pelo mesmo problema, me deixando acreditar que isso vai acontecer com todas distros de base Ubuntu que testar (apesar de não ter testado o Linux Mint nesse PC ainda, provavelmente acontecerá o mesmo).

Passei pro Manjaro, testei Manjaro Deepin, Manjaro Gnome e Manjaro KDE, apesar de todos eles funcionarem eles tinham um problema sério de otimização e estabilidade, sempre tinha programa que crashava, sempre que tentava acessar o Gestor de Arquivos demorava cerca de 5 a 10 segundos só pra abrir uma pasta dentro da própria /home, e como mexo bastante com arquivos decidi trocar de novo.

Tentei o Deepin 15.10 e não consegui bootar para fazer a instalação mesmo usando a ferramenta Deepin Boot Maker que o próprio Deepin diponibiliza, a tela de seleção inicial aparece mas ao clicar qualquer uma das opções fica tudo preto e não vai para frente. Lembrando que a placa-mãe tá tanto com o modo UEFI quanto com o modo Legado ativado e não boota.

A última e a que estou usando atualmente é o Fedora 30, gostei por ser bem simples e rápida de usar, mas tive dificuldade com o suporte para alguns softwares que uso entre outros probleminhas que tive que resolver “na unha”. O mais recente é instalei o RabbitVCS e estou tentando integrar ele com o Nautilus, instalei o pacote, instalei todas as dependências uma por uma, procurei soluções online e simplesmente não funciona a integração, nem mesmo com o Thunder funciona. Apesar de provavelmente conseguir fazer controle de versão via terminal o fato de não conseguir usar um cliente gráfico, junto com a falta de suporte para softwares sem ter que compilá-los, acaba frustrando a gente.

Gostaria de saber se algum de vocês tem uma solução para qualquer um desses problemas ou saiba de uma distro out-of-the-box mesmo que eu possa usar sem precisar ficar corrigindo pacotes ou mexendo com terminal. Já estou a uma semana gastando todo tempo livre que tenho com isso (que não é muito já que eu trabalho e faço faculdade) e estou considerando voltar a usar Windows 10 mesmo odiando ele. Se puderem me ajudar agradeço muito.

Especificações do PC:
Processador: Ryzen 3 2200g
Placa-Gráfica: Vega 9 APU
Placa-Mãe: PCWare APM-A320G
Memória Ram: 10 MB (1 pente de 8 MB outro de 4, sendo 2 MB reservados para processamento gráfico)
HD: 1 TERA

Outro coisa é que conheço alternativas com DEs como Cinnamon, XFCE, LXQT, etc, mas prefiro as DEs com aparência mais moderna

1 Curtida

Cara… Eu recomendaria o Manjaro ou o Mint, mas como vc disse que o Manjaro deu ruim, vai de MInt, é da distro mais facil de mexer e é bem estavel.

1 Curtida

O suporte aos processadores da série Raven Ridge são problemáticos no Linux, a instabilidade é causada pelo processador. Para ter a melhor experiência possível é necessário atualizar a BIOS e utilizar uma distro bleeding edge, como o Arch Linux ou o Fedora, o processador não funcionará adequadamente no Debian, Ubuntu LTS, ou derivados. Ainda assim não é garantido que você não sofrerá instabilidades.

3 Curtidas

Sugiro o XFCE um tema aqui, um conjunto de ícones ali e tu faz inveja na Apple

1 Curtida

Então cara, não vou recomendar você instalar outra distro porque isso nem sempre resolve problemas. Sobre o Zorin, esse problema do Pulseaudio está relacionado com a latência e pode ser resolvido facilmente mexendo em arquivos de configuração, sobre o sistema congelar depois de um certo tempo, o Zorin usa o Gnome3 como interface e o Gnome em versões anteriores tava com um problema “leak” de memória, então depois de um certo tempo, ele estourava toda a sua RAM e a solução para ele voltar ao normal era reiniciando o shell, que se não me engano era alt + f2, ia abrir uma janela e lá vocẽ digitava “r” do seu teclado e ele reiniciava. Recomendo também vocẽ manter sempre a ultima versão estável do kernel e ir sempre atualizando a bios quando disponivel.

Abraço

1 Curtida

Ryzen 7 2700 também?

Eu pesquisei mais pela internet e realmente parece ser esse o problema, tanto que o Deepin não deve bootar porque a versão do Kernel dele é 4.15.0-29 enquanto para linha Raven Ridge é recomendado 4.17 pra cima. Enfim, apesar de saber que Arch provavelmente funcionaria realmente não tenho muito tempo para configurar o sistema do 0.

1 Curtida

Não, estes são os modelos da linha Raven Ridge:

O Fedora é quase tão atualizado quanto o Arch Linux, e é bem simples de instalar.

1 Curtida

Eu estou usando atualmente o Fedora, como disse, a falta de um bom suporte pra softwares complica as coisas, mesmo usando o RPM Fusion e outros repositórios, sem falar que tive problemas com ele bem chatinhos de resolver mas que não são relacionados com meu hardware especificamente, por exemplo, não conseguia abrir os programas em sudo pelo Wayland, tive que bater a cabeça até descobrir o problema e trocar para o Xorg, não consegui também utilizar pacotes que estendem o Nautilus e tentei criar uma nova conta de usuário para meus parentes usarem e ela ficou em Login Boot.
Talvez dê pra solucionar esses problemas se eu pesquisar a fundo o suficiente, debugar, ou instalar algumas dependências manualmente mas é justamente isso que estou tentando evitar.

Eu decidi que vou instalar o Windows 10 de novo, infelizmente, e tentar de novo no futuro quando o suporte pro meu hardware estiver melhor pras distros baseadas em Debian.

Ou então fazer dualboot com outra flavor do Manjaro que não testei ou ir de OpenSuse ver se ele tem o que procuro, de qualquer forma agradeço a todos pela ajuda.

Isso é estranho o Computador do @Dio é exatamente um Ryzen 7 e ele não tem nenhum problema, ele estar usando o Mint e o Ubuntu numa boa acredito que o problema não seja suporte de hardware no Linux, mas sim problema de hardware?
Qual o seu hardware completo?

Nunca compilei programas no Fedora, mas pode vir acontecer mas antes tentou procurar os pacotes em Snap, Flatpak e AppImage?

1 Curtida

Sim, tenho tanto o Snap quanto o Flatpak instalados. É triste que ainda não tenha tantos softwares empacotados utilizando esses formatos. A maioria ainda distribui softwares pra Linux por pacotes .deb e compilação local

Recomendo testar o Mint e nele atualizar para um kernel mais atual (>4.19) com o próprio utilitário de atualizações, mas o estranho é que você disse que testou o Manjaro e ele funciona totalmente “out of the box” com hardware AMD.

O problema afeta os processadores da AMD com gráficos integrados Vega.

1 Curtida

Então pelo que pesquisei esse problema não é afetado no Manjaro por que nas últimas versões ele já vem com o kernel 5.2 então o que já sana a maioria dos problemas de harware, qualquer coisa ele instala o kernel lts pelos próprios repositórios caso dê alguma incompatibilidade…

Utilizo um ryzen 5 2400g com a vega integrada e não tenho esses problemas, acredito que talvez não seja as distros e sim sua bios desatualizada ou o próprio kernel linux

1 Curtida

Depende muito do hardware, certas combinações tornam o sistema instável. Além disso, o suporte ao Ryzen 3 2200G é pior do que o Ryzen 5 2400G.