Problemas sinistros com internet em várias distros

Eu tinha um disco instalado com Fedora e outro com Windows, ambos já estavam alguns meses instalados, tudo ia bem e normal.
Aí um dia criei uma segunda conta no Fedora, pela interface gráfica mesmo, e tudo certo novamente.

Reiniciei o PC e quando voltei não ligava mais, usei o bootável para acessar esse HD e todas as pastas do disco tinham sido apagadas, menos a home e root, “sorte” que ainda não tinha muita coisa baixada e instalada nesse HD.

Aí fui novamente formatar e instalar o Fedora de novo, instalei normal, aí quando fui logar apareceu um erro estranho, de que o sistema não tava conseguindo se conectar a rede (minha rede é cabeada, não é por wifi), olhei nas configurações do NetworkManager, do /etc/resolv.conf e nada.

Troquei pro Manjaro e tentei instalar de novo, mesmo erro.

Troquei pro Arch, e tentei instalar de novo, internet absurdamente lenta, depois de umas horas tentando identificar algum erro de DNS ou DHCP a internet melhorou, então instalei gnome e reiniciei. Após reiniciar apareceu o erro de novo, mesmo se trocasse pra IP fixo e DNS do Google, não conectava de jeito nenhum, mesmo após tentar seguir todos as recomendações e correção faladas na Arch Wiki, inclusive tentar trocar o driver de rede.

Troquei pro Kde Neon achando que poderia ser algo relacionado a DE, e mesmo erro, independente de colocar IP Fixo, trocar DNS, verificar o status do NM e do systemd-resolved.

Achei que poderia ter algum problema com o HD, porque esse HD já tava meio velho, mas até no live boot acontecia esse mesmo erro, mas só exatamente na segunda vez pra frente que eu bootava o pendrive recem formatado.

Então deixo esse mistério para quem tiver interesse em resolver, porque eu já desisti.

Minha placa de rede é: RealTek Semiconductor RTL8168/8111 PCI-E Gigabit Ethernet NIC
O driver que estava usando é o r8169, troquei pro r8168 mas não adiantou.

Imagino que seja algum problema em relação ao kernel, então vou aguardar alguns meses.

2 Curtidas

Olá @piloto32 :wave:t2:

Isso está me parecendo ser entre o moden do ISP até o seu computador.

Falando físicamente, hardware pode ser mau contato no cabo de rede, moden estar “batendo as botas” :joy: , teve chuvas com relâmpagos por ae, quedas de energia elétricas bruscas? Estas coisas acabam com equipamentos eletrônicos. Pode ser problemas onde o cabo que vem da rua até o moden. Eu já tive esse problema,+ de 15 anos com o cabeamento no forro, então a inspeção do ISP que contratei veio em casa e me disse que realmente eram os cabos da rua até o moden e depois de 8 anos podemos trocar todos os cabos sem custo adicional. A equipe que refez o cabeamento mostrou o cabo coaxial antigo, de branco estava bronze e bem rachado. Isso tudo no caso de hardware. O que podemos fazer é verificar mau contatos nos cabos, conexões e até mesmo a fonte de alimentação. Talvez a tomada esteja sofrende muitas variações.

Falando virtualmente, software, se você tiver acesso ao moden poderia ver se tem alguma anormalidade por lá. Geralmente você consegue acessar o moden por navegador usando endereços do tipo 192.168.0.1 e similares. Pode ser vizinhos roubando sua rede sem você perceber. Se o moden tiver a habilidade Wi-Fi, desliga ela para testar. Se você preferir podemos analisar o moden juntos para ver. Eu tive contatos que vendiam a internet do vizinho para outros vizinhos num esquema, sem este vizinho saber. Tem a galera de motorista de aplicativos que usam aplicativos para invadir redes Wi-Fi afim de economizar dados móveis. Isso usa velocidade de banda sua, ou seja, vai ficar lento para você.

Faça estas analises e se preferir podemos ir acompanhando juntos.

:pray:t2:

1 Curtida

Realmente é um bom enigma a ser desvendado… Vou acompanhar esse caso, se me ocorrer algo diferente do que já foi dito eu posto aqui. Boa sorte!

2 Curtidas

Eai, @RuKsu, beleza?
Então, eu até pensei que poderia ser isso, principalmente porque a internet que contrato está passando por instabilidades constantes para todo mundo, mas o Windows que roda no mesmo computador no outro HD funciona normalmente a internet.
Queria verificar o Modem, mas infelizmente a ISP não compartilha o login de acesso dele.

1 Curtida

Atualização dessa thread porque o problema foi resolvido faz tempo e eu esqueci dela.
O problema realmente era no driver r8169 da Realtek, após uma atualização, o driver r8169 voltou a funcionar normalmente, caso tenha problema com ele mesmo assim, tentar trocar pro r8168.