Problemas recorrentes com travamentos no Windows e SSD não reconhecido

O meu pc possui a seguinte configuração:

Processador Intel Xeon 2620V3
Placa Mãe Machinist E5 - RS9
Mémoria Ram: 2x 16gb ECC Machinist
Placa de Vídeo SOYO RX 280
2 SSD: WD Green M.2 2280 240gb NVME -SATA (onde dar boot sistema) e outro de 960gb que é SATA (Não lembro a marca)

Meu PC agora possui um ano de uso que montei e pela segunda vez esse ano, por algum motivo o windows começa a travar. Da primeira vez não conseguia mais acessar nenhum navegador (edge que o meu padrão, chrome e o firefox) porque travavam e tive que formatar. Da última vez que foi domingo tava usando 100% ssd do boot sem roda nada no sistema. Voltei um ponto de restaurção por precaução e depois nem boot dava, só travava na tela de inicio. Nas duas vezes não tinha feito nada no dia anterior (pc tava até fora da tomada). O que pode ser?

Ele também as vezes para de reconhecer o segundo ssd, duas vezes

Beleza?

Nesse domingo você chegou a ver o que estava dando 100% de uso no SSD qual era o nome do processo?

Quando formatou, fez o download da nova imagem do windows direto da microsoft?

Usou algum ativador ou você tem chave de windows?

Qual versão do Windows você está usando e esse Windows você instalou a ISO do próprio site da Microsoft ou é algum desses customizados que o povo joga na internet? Pelo Visualizador de Eventos você pode tentar procurar se teve algum erro crítico no sistema na data que ocorreu esse travamento e se caso positivo, tente pesquisar pelo código. Você informa que ocorreu algo parecido no ano passado, também verifique se foi o mesmo erro.

Então, não havia nada quando olhei, somente processos do sistema e eu não havia instalado mais nada havia um tempo. Por isso estranhei, voltei pro ponto de restauração por precaução mesmo, mas não havia nada. Não uso ativadores…

E sim, a Iso é original da Microsoft, deles mesmo, o máximo que talvez estivesse era danificada ao passar pro pendrive.

Windows 10, a mais recente, o Windows update tá ativado e nunca deixei para instalar depois, sempre no dia.

O windows| ativado com licença digital vinculada a minha conta da Microsoft, não uso pirata. Tenho até a chave do Office 2021

Então, clicando com o botão direito no ícone do menu iniciar e procura a opção Visualizador de Eventos e em Logs do Windows na parte de sistema e também aplicações e serviços, ver se tem algum log com erro no horário em que aconteceu o travamento. Estou sem Windows aqui no momento pra te informar melhor os caminhos, mas aí vai ter que dar uma investigada nesses logs e ver quais erros aconteceram no sistema no horário do travamento.

Então, pior q n. Como depois disso nem boto ele dava mais, eu precisei formatar pq nem as ferramentas de reparação do windows resolvia

a primeira coisa que você tem que fazer e verificar a saúde do hd ssd com o CrystalDiskInfo
CrystalDiskInfo - Crystal Dew World [en] (crystalmark.info)
a segunda coisa e se fazer e verificar se as memorias ram tão boas inicie o diagnostico de memoria do Windows, pode ser vírus formate de preferencia todos os ssd, se eu também não me engano xeon funciona melhor com ssds nvme 3.0 e sata.