Problemas que tive ao separar o /home - Ubuntu 22.04 e PopOs 22.04

Opa pessoal, blz?

Venho compartilhar minha experiência no PopOs 22.04 LTS e Ubuntu 22.04 LTS.

A + ou - 1 ano eu comprei o Note da 2a.m com 128GB SSD e outro HD com 1TB.

Vendo os reviews do @Dio no Youtube já fui logo instalando o PopOs 22.04 LTS. Dessa forma meus 128GB eu deixei para o sistema e o outro HD que é maior eu deixei o /home.

Para mim isso ficou o cenário perfeito.

Mas, aí começaram os problemas…

Depois de 1 mês usando… estava tudo perfeito, desliguei o pc e no dia seguinte já deu o problema, ele não dava boot, procurei em vários locais o porquê disso e nada. Então, fiz o mesmo processo de formatação mencionado acima separando o /home.

Em mais uma semana usando sem querer eu fechei o firefox com todas as 5 abas abertas. Quando tentei abri-lo o seguinte erro apareceu: Firefox is already running, but is not responding. The old Firefox process must be closed to open a new window.

E lá vai eu novamente tentando resolver esse problema… segui alguns foruns e nada de resolver o erro no Firefox, e quando tentei abrir o Chrome… voilà estava dando o mesmo erro e não só isso, metade dos apps instalados não abriam. Na hora fiquei muito p* e reiniciei o PC, para minha surpresa… o pc não dava boot novamente.

Com muita raiva já queria voltar para o Windows, mas persisti.

Então abandonei o PopOs e instalei o Ubuntu 22.04 LTS usando o mesmo processo da instalação do PopOs.

E antes que pergunte se eu instalei corretamente… Sim, instalei e usei um dos vídeos do Dio.

Depois de 1 mês com o Ubuntu instalado veio a surpresa… basicamente os erros que deu no PopOs deu no Ubuntu.

Persisti com o Ubuntu instalando-o novamente mas os problemas continuaram e fiquei nisso por mais alguns meses.

Quando o problema aconteceu outra vez do Ubuntu não dar boot eu peguei o pendrive e fui instalar o Windows 11.

Mas, antes disso me veio um pensamento… “Será que é o /home separado?”.

Resolvi fazer uma última tentativa.

Formatei o PC com o PopOs 22.04, mas deixei o /home junto com todo o processo do sistema… Instalei ele da forma convencional no SSD de 128GB e simplesmente deixei o HD de 1TB como um HD “Externo que está interno”.

Faz um pouco mais de 6 meses que estou com o PopOs e nenhum problema… literalmente nenhum problema ocorreu até hoje.

Ao analisar tudo que passei, tirei a seguinte conclusão.

Separar o /home em outro HD me causou muitos problemas. Não sei se pegar o SSD e particionar para deixar o /home nele só que de uma forma separada funcione bem, ainda não fiz esse teste.

É isso pessoal, falou.

1 curtida

Qual filesystem?

Filesystem: EXT4.

Converte para btrfs que você não vai ter esse problema, o problema aconteceu do nada certo? foi sem razão nenhuma? então foi o FS.

1 curtida

Sim, tudo que relatei foi realmente do nada.

Como faço para converter para btrfs?

https://btrfs.readthedocs.io/en/latest/btrfs-convert.html
Num seria melhor vc fazer backup da home para o de 1TB e so dps converter a raiz para btrfs?
Apos a conversão parecer ter sido concluída olhe se deu valor 0 sem erros se der diferente de 0 deu erro.

Blz… vou segui aqui.

Muito obrigado.

E ai, deu certo a conversão, o sistema esta fluido?