Problemas para trocar o Ubuntu pelo Mint no Dell 15 - 3035

Bom dia guerreiros!
Comprei um Dell Inspiron 15 - 3035 e estou quebrando a cabeça para trocar o Ubuntu pelo MInt. Tentei de todo jeito (acho) mas não consigo instalar o Mint por cima do Ubuntu, parece que está bloqueado de fábrica e queria a ajuda dos senhores.

Bom dia, seja bem-vindo ao fórum!

Como você tentou fazer a instalação do Mint? Apagando todo o disco, sobrepondo a partição do Ubuntu, ou a apagando e fazendo particionamento manual?

Ocorre algum erro durante a instalação ou ela chega a ser concluída? Se sim, qual e em que momento?

Tenho algumas suposiçoes do que pode ser mas sabendo essas informações fica mais fácil de entender o que está acontecendo para que possamos solucionar o teu problema.

Boa tarde mestre, como conheço pouco do mundo linux eu baixei do site o Mint e fiz pelo Ubuntu um pendrive bootável com a Iso. Eu acho que tentei sobrepor na Bios selecionando o UEFI pendrive. Quando reinicia ele mostra o Mint como primeira opção, mas quando inicializa o sistema já volta pro Ubuntu. Clico no pendrive e fica tentando carregar e não passa disso. :sweat_smile:

Isso, apaga todo o disco

Estranho acontecer isso, aparentemente o problema está no pendrive. Tenta quem sabe utilizar o Ventoy ao invés de outro software para criar o pendrive bootável, verificar se ele está formatado da forma correta (como Fat32) e desabilitar o secure boot na Bios, se ele estiver ativado.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.