Problemas para rodar jogos de PS1 no mednafen

Fala pessoal, tudo tranquilo?

Esses dias, dando uma faxina aqui, achei um cd antigo (original) do Resident Evil 2 para PS1. Resolvi jogar novamente. Pesquisei e acabei achando o Mednafen (que é um ótimo emulador por sinal), instalei o emulador e o Mednaffe (que é uma interface para ele, pois originalmente ele é por linha de comando). Porém, não estou conseguindo rodar o Resident Evil e nem nenhum outro jogo de ps1 (testei com outros para ver se o problema era o Resident). Fiz o que manda a wiki, tenho dois arquivos, um .bin e outro .cue. Já configurei o emulador, também com a dica da wiki, com bios e tudo.

Quando tento abrir qualquer um dos arquivos, ele apresenta erro. Se tento abrir o .cue ele exibe um erro dizendo:

Error opening CD: Error opening file nome_do_jogo: Arquivo ou diretório inexistente

Isso com qualquer jogos que testei.

Se tento abrir o .bin ele exibe o seguinte erro

ROM image is too large; maximum size allowed is 67108864 bytes

Esse último, confesso, não entendi porque rolou, um dos jogos que testei tinha uma imagem de apenas 300MB. Enfim, alguém ai que tenha experiência com o emulador pode me explicar como faço para resolver isso.

Obs: testei as outras plataformas que o emulador suporta, como Snes e MegaDrive. Ambos funcionam perfeitamente bem, sem nenhum problema. Só tive problemas para rodar esses jogos de consoles que tem cd.

Abra o arquivo .cue com um editor de texto e troque todas as instância de nome_do_jogo (literalmente) pelo arquivo .bin correspondente ao jogo (por exemplo, se o nome do .bin é ResidentEvil1.bin, troque nome_do_jogo por ResidentEvil1.bin).

ou use esse site pra gerar um .CUE automaticamente


O Mednafen, por algum motivo além de minha compreensão, se recusa a abrir diretamente ROMs com mais 64MB, mas faz isso tranquilamente quando um arquivo .cue manda ele fazer isso. O cara é bastante inseguro, precisa alguém mandar ele pra ele alcançar o seu potencial.

1 curtida

Opa, valeu. Vou testar aqui e ver se resolve.

Edit: @Capezotte testei aqui e resolveu. Valeu mesmo. Só tive que ficar atento a uma outra coisa além do que você disse. A referência ao .bin no .cue que eu tinha estava certa, com exceção de uma coisa: o .bin estava em maiúsculas, então ele exibia aquele erro de .bin inexistente. Mudei e resolveu. Valeu mesmo. Estou gostando bastante do Mednafen, tudo em um lugar só é bem prático, pena que não tem suporte a N64.

O combo Mednaffe/Mednafen é fantástico mesmo!

1 curtida