Problemas para instalar o Serpro ID no Linux Mint (empacotamento antigo)

Oi pessoal, tudo bem?
Alguém aí conseguiu instalar o app Serpro ID no Linux Mint?

O problema é que ele está empacotado numa versão antiga, e meu sistema (Mint 22.04 baseado no Ubuntu 24.04) não reconhece nem instala corretamente.
Parece que o pacote foi feito pra Ubuntu 22.04, e eu não tenho conhecimento avançado pra reempacotar ou ajustar as dependências manualmente.

:brick: Detalhes do sistema:

• Linux Mint baseado no Ubuntu 24.04

• Tentando instalar: Serpro ID (versão Linux)

• Compatibilidade informada: Ubuntu 22.04

Já tentei instalar via .deb e até rodar em sandbox/Distrobox, mas nada funcionou.
Se alguém tiver um passo a passo atualizado, ou souber como adaptar esse pacote, agradeço demais!

Valeu,
Guilherme

1 curtida

Oi Guilherme, esbarrei no mesmo problema ao migrar para uma instalação nova do Linux Mint 22.1 (agora 22.2), e em resumo, a versão mais recente do pacote .deb do SerproID (2.1.5) instala a biblioteca no sistema e um utilitário acoplado a uma versão customizada do Java Runtime. E essa versão Java do utilitário não roda na versão atual do Mint. Mas você pode rodar o instalador num sistema mais antigo (por exemplo numa máquina virtual ou LiveUSB) e transferir a pasta “~/.config/serproid” para o sistema mais novo, onde já instalou o mesmo pacote .deb, que o certificado na nuvem vai funcionar (testado com o PDF Studio / Xodo Studio PDF editor com sucesso). Veja mais detalhes nas minhas postagens em outro tópico: https://plus.diolinux.com.br/t/certificado-digital-o-grande-problema-do-linux/70190/14?u=linux-friend

Em resumo, a instalação e o uso do SerproID no Linux Mint envolve três etapas gerais:

1. Instalar o pacote SerproID-2.1.5-amd64.deb - para Ubuntu 22, (Mint 21), também consegue ser instalado no Mint 22