Problemas para instalar o Serpro ID no Linux Mint (empacotamento antigo)

Oi pessoal, tudo bem?
Alguém aí conseguiu instalar o app Serpro ID no Linux Mint?

O problema é que ele está empacotado numa versão antiga, e meu sistema (Mint 22.04 baseado no Ubuntu 24.04) não reconhece nem instala corretamente.
Parece que o pacote foi feito pra Ubuntu 22.04, e eu não tenho conhecimento avançado pra reempacotar ou ajustar as dependências manualmente.

:brick: Detalhes do sistema:

• Linux Mint baseado no Ubuntu 24.04

• Tentando instalar: Serpro ID (versão Linux)

• Compatibilidade informada: Ubuntu 22.04

Já tentei instalar via .deb e até rodar em sandbox/Distrobox, mas nada funcionou.
Se alguém tiver um passo a passo atualizado, ou souber como adaptar esse pacote, agradeço demais!

Valeu,
Guilherme

1 curtida

Oi Guilherme, esbarrei no mesmo problema ao migrar para uma instalação nova do Linux Mint 22.1 (agora 22.2), e em resumo, a versão mais recente do pacote .deb do SerproID (2.1.5) instala a biblioteca no sistema e um utilitário acoplado a uma versão customizada do Java Runtime. E essa versão Java do utilitário não roda na versão atual do Mint. Mas você pode rodar o instalador num sistema mais antigo (por exemplo numa máquina virtual ou LiveUSB) e transferir a pasta “~/.config/serproid” para o sistema mais novo, onde já instalou o mesmo pacote .deb, que o certificado na nuvem vai funcionar (testado com o PDF Studio / Xodo Studio PDF editor com sucesso). Veja mais detalhes nas minhas postagens em outro tópico: https://plus.diolinux.com.br/t/certificado-digital-o-grande-problema-do-linux/70190/14?u=linux-friend

Em resumo, a instalação e o uso do SerproID no Linux Mint envolve três etapas gerais:

1. Instalar o pacote SerproID-2.1.5-amd64.deb - para Ubuntu 22, (Mint 21), também consegue ser instalado no Mint 22
  2. Rodar o utilitário de autorização do computador e importação dos certificados ( /usr/bin/serproid que por sua vez executa o programa java em /usr/share/serproid-desktop ) - NÃO FUNCIONA no Mint 22 (mas pode ser rodado no Mint 21 com posterior transferência dos certificados para o Mint 22)
  3. Uso do certificado digital - funciona no Mint 21 e 22, pois depende apenas da biblioteca de sistema /usr/lib/libserproidp11.so e das informações na pasta do usuário ~/.config/serproid - O simples uso do certificado não exige rodar o aplicativo Java (esse serve só para baixar os certificados)

Passo-a-passo:

1. Fazer o download do Ubuntu 22 ou Linux Mint 21 (iso)
  2. Criar um LiveUSB com o ISO acima (pode usar Ventoy, Rufus ou Balena Etcher, escolha o que tiver mais familiaridade) e dar boot do USB [alternativa: bootar a imagem ISO numa máquina virtual].
  3. Instalar o pacote do SerproID-2.1.5-amd64.deb no ambiente Live
  4. Rodar o serproID na plataforma provisória e importar os seus certificados na Nuvem
  5. copiar a pasta “~/.config/serproid” do ambiente Live (a pasta .config é oculta na $HOME, provavelmente /home/mint se for um LiveUSB do Mint 21) para um outro pendrive ou no SSD (ou compactar e mandar como anexo de e-mail pra si mesmo)
  6. Desligar o LiveUSB (ou máquina virtual)
  7. No seu Linux Mint 22.x instalar o mesmo pacote SerproID-2.1.5-amd64.deb
  8. copiar a pasta ~/.config/serproid que você salvou a partir do ambiente Live para o mesmo local na pasta $HOME do seu Linux Mint 22.x
  9. atualizar o proprietário e grupo da pasta para o seu usuário no sistema novo: chown -R seuusuário: ~/.config/serproid
  10. Seguir com o uso do certificado conforme já está acostumado (Firefox, Chrome, aplicativos de área de trabalho que assinam PDFs, etc…)
1 curtida

Meu amigo, sou novo no Linux, não entendo quase nada, mas tive o mesmo problema e recorri ao DeepSeek, depois de alguns minutos copiando e colando no terminal, resolvi o problema(o DeepSeek na verdade), essa foi a ultima resposta que ele deu:

Resumo Final da Solução:

O Problema Original:

• SerproID não abria devido a incompatibilidade do JavaFX com GTK no Ubuntu 24.04

• O JRE embutido no SerproID era muito antigo para o ambiente moderno

A Solução:

1. Criamos um script corrigido (/usr/bin/serproid-fixed) que usa:

• Java 17 do sistema (mais moderno)

• Módulos JavaFX do Ubuntu

• Todos os módulos necessários incluindo javafx.swing

2. Atualizamos o ícone do menu para apontar para o script corrigido

3. Reiniciando o GNOME Shell para aplicar as mudanças

Comandos Chave da Solução:

bash

# Script corrigido
/usr/bin/serproid-fixed

# Arquivo .desktop corrigido  
Exec=/usr/bin/serproid-fixed

# Recarregar GNOME Shell
killall gnome-shell

Agora você tem o SerproID completamente funcional no Ubuntu 24.04! O programa deve abrir normalmente tanto pelo ícone do menu quanto pelo terminal.

Meu amigo, perfeita a sua sacada. Já tinha quebrado e muito a cabeça de como resolver isso, já abri chamado junto ao Serpro e nada. Há um descaso muito grande com o Linux e isso impacta na usabilidade porque alguns softwares são essenciais para algumas pessoas, como é o caso do uso do SerproID.

Segui os seus passos e funcionou perfeito perfeito. Eu estou usando o Ubuntu 25.10 e funcionando tudo ok com o certificado do SerproID.

Muito obrigado.

1 curtida

Interessante esta solução. Fiquei na dúvida sobre qual o caminho para a execução do script.

Onde você baixou o script para ser executado?