Tudo bem pessoal? Dei uma pesquisada no fórum e não achei o material relacionado, então abri essa postagem…
Sou iniciante no Linux(comecei hoje kkk) e depois de muito sofrer, consegui criar uma partição para dual boot entre Windows(10) e Linux(Pop), o problema é que tenho uma terceira partição que gostaria de dividir entre os sistemas, para continuar trabalho e afins, mas não consigo.
Aparentemente o Windows não consegue reconhecer os arquivos do Linux
As duas fotos são da mesma partição. Então tem alguma coisa que posso fazer? Elas tão zeradas, só um arquivo/pasta de testes, então se for preciso apagar não tem problemas.
Não posso deixar somente a partição Linux, tem muitas ferramentas para trabalho que não consigo trocar
Obrigado gente
Olha vou ser direto. Revolver isso por fórum é mais lento e problemático. Aconselho vc a tentar contato direto com alguém que manja de particionamento e resolver. Dps postar a solução aqui pra fechar o tópico. Fique a vontade para entrar em contato comigo, talvez eu possa ajudar.
Vamos ver se consigo ajudar. Para começar, as partições no Linux e no Windows tem formatos diferentes, você deve ter notado - EXT4 no Linux (de forma geral) e NTFS no Win (idem). O Linux normalmente consegue ler a partição NTFS mas o Win normalmente não consegue ler a EXT4. Para gerar uma partição funcional para os dois sistemas, você usaria uma NTFS mas não teria como marcá-la como /home do Linux - esta precisa ser NTFS. Além disso, é preciso desativar a hibernação e fast boot no Windows. E, excepcionalmente, dar permissão de leitura e escrita no Linux a essa partição NTFS.
Se você quiser ler uma partição EXT4 no Windows, precisa instalar um programa que te dará permissão de leitura, mas não de escrita - se quiser gravar, tem que copiar o arquivo para uma partição NTFS. Eu uso o Linux Reader neste caso.
No veu ver, a melhor forma de particionar é em 4 partes - C: para sistema, D: para arquivos (em NTFS), / e /home para o Pop (em EXT4). E se acostumar a passar uma coisa para outra, sabendo que o que for gravado na /home não poderá ser escrito no Win, apenas lido e copiado para o D:, por exemplo.
Espero poder ter ajudado!
(Edit: é preciso montar, no Linux, a partição D: - para manter montada no boot, pelo Gnome-Discos é fácil, dá uma pesquisada aqui no fórum que vc acha a receita)