Problemas para dividir arquivos entre as partições Windows e Linux

Tudo bem pessoal? Dei uma pesquisada no fórum e não achei o material relacionado, então abri essa postagem…

Sou iniciante no Linux(comecei hoje kkk) e depois de muito sofrer, consegui criar uma partição para dual boot entre Windows(10) e Linux(Pop), o problema é que tenho uma terceira partição que gostaria de dividir entre os sistemas, para continuar trabalho e afins, mas não consigo.

Aparentemente o Windows não consegue reconhecer os arquivos do Linux

E o Linux também não consegue reconhecer os arquivos Windows

As duas fotos são da mesma partição. Então tem alguma coisa que posso fazer? Elas tão zeradas, só um arquivo/pasta de testes, então se for preciso apagar não tem problemas.

Não posso deixar somente a partição Linux, tem muitas ferramentas para trabalho que não consigo trocar
Obrigado gente :smile:

Qual o sistema de arquivos? Isso é bem inusitado

Windows tá padrão NTFS e Pop tá Ext4

Esse é o print do gerenciador do windows, tá uma bagunça kkkk

Não sei se foi como resposta, mas tá assim:

Só pra desencargo de consciência, formata em exFAT e tenta de novo

Não consegui fazer a formatação pelo live CD, não mostrava o formato exFAT, mas consegui fazer a formatação pelo Windows.

O Linux consegue reconhecer e mesmo editar os arquivos Linux agora, mas o Windows não reconhece os arquivos Linux

Tinha feito o teste e esqueci de te marcar dnv kkk

Consegui resolver formatando pelo “discos” do próprio Pop, utilizei a imagem abaixo na configuração e deu certo

quando for mexer com partições é aconselhável o gparted por ter um melhor suporte.

1 curtida

Obrigado, tá sendo meu primeiro contato com Linux, tô bem perdido rs

Estranho, era para o Linux reconhecer a partição feita no Windows.

Cara, pode me ajudar? Tive um problema agora com a partição voltando pro Linux
Agora ele não deixa eu criar nada na partição compartilhada

Tá reconhecendo, mas agora não consigo criar nada na partição compartilhada. Alguma ideia?

Olha vou ser direto. Revolver isso por fórum é mais lento e problemático. Aconselho vc a tentar contato direto com alguém que manja de particionamento e resolver. Dps postar a solução aqui pra fechar o tópico. Fique a vontade para entrar em contato comigo, talvez eu possa ajudar.

Essa partição é NTFS?

consegue fazer na janela que aparece quando vc digita sudo nautilus no terminal?

1 curtida

Tô mandando mensagem, obg

Desculpa, não entendi

abre um terminal, digita sudo nautilus e aperta enter, e tenta criar uma pasta, criar um arquivo vazio nessa partição nessa janela nova

1 curtida

Vamos ver se consigo ajudar. Para começar, as partições no Linux e no Windows tem formatos diferentes, você deve ter notado - EXT4 no Linux (de forma geral) e NTFS no Win (idem). O Linux normalmente consegue ler a partição NTFS mas o Win normalmente não consegue ler a EXT4. Para gerar uma partição funcional para os dois sistemas, você usaria uma NTFS mas não teria como marcá-la como /home do Linux - esta precisa ser NTFS. Além disso, é preciso desativar a hibernação e fast boot no Windows. E, excepcionalmente, dar permissão de leitura e escrita no Linux a essa partição NTFS.
Se você quiser ler uma partição EXT4 no Windows, precisa instalar um programa que te dará permissão de leitura, mas não de escrita - se quiser gravar, tem que copiar o arquivo para uma partição NTFS. Eu uso o Linux Reader neste caso.
No veu ver, a melhor forma de particionar é em 4 partes - C: para sistema, D: para arquivos (em NTFS), / e /home para o Pop (em EXT4). E se acostumar a passar uma coisa para outra, sabendo que o que for gravado na /home não poderá ser escrito no Win, apenas lido e copiado para o D:, por exemplo.
Espero poder ter ajudado!
(Edit: é preciso montar, no Linux, a partição D: - para manter montada no boot, pelo Gnome-Discos é fácil, dá uma pesquisada aqui no fórum que vc acha a receita)

3 curtidas