Problemas no VS Code flatpak no Ubuntu

Olá a todos

Estou usando Kubuntu 20.04 e migrando pra flatpack o q antes era snap. O VS code fala q não pode modificar as configurações quando tento mudar ícones ou outra coisa assim. Tenho q fazer isso manualmente no arquivo de configurações.

O problema maior é q as extensões não funcionam, aí nem consigo compilar código LaTeX por exemplo.

Pelo q achei, parece que o programa n encontra o PATH SDK no sistema.

Alguém sabe a respeito pra me ajudar???

1 curtida

Isso não parece ser problema no Flatpak…

… mas pra desencargo, compilar código latex depende de executáveis do sistema? Porque…

…o Flatpak faz um override nas pastas /usr, /bin, /lib, /lib64, /dev, /etc e /sbin… nada nessas pastas do sistema podem ser acessado por um app rodando via Flatpak, SDKs geralmente são distribuídos justamente nessas pastas, o próprio Flatpak provê um SDK com vários SDKs incluídos mas…

…se o sdk do Flatpak não provê as ferramentas que você precisa, você vai precisar dar um jeito de instalar o seu SDK em /opt (ou outra pasta de sua escolha que não seja as citadas anteriormente), outra opção é usar o VS Codium via AppImage atualmente eu não uso VS Code mas quando usava eu nunca tive esse tipo de problema no VS Codium via AppImage. Vale ao menos o teste

Esse aviso aparece logo que o VS code é instalado:


Warning: You are running an unofficial Flatpak version of Visual Studio Code !!!

Please open issues under: Issues · flathub/com.visualstudio.code · GitHub

This version is running inside a container and is therefore not able
to access SDKs on your host system!

To execute commands on the host system, run inside the sandbox:

$ flatpak-spawn --host

To make the Integrated Terminal automatically use the host system’s shell,
you can add this to the settings:

{
“terminal.integrated.shell.linux”: “/usr/bin/env”,
“terminal.integrated.shellArgs.linux”: [“–”, “flatpak-spawn”, “–host”, “bash”]
}

This flatpak provides a standard development environment (gcc, python, etc).
To see what’s available:

$ flatpak run --command=sh com.visualstudio.code
$ ls /usr/bin (shared runtime)
$ ls /app/bin (bundled with this flatpak)

To get support for additional languages, you have to install SDK extensions, e.g.

$ flatpak install flathub org.freedesktop.Sdk.Extension.dotnet
$ flatpak install flathub org.freedesktop.Sdk.Extension.golang
$ FLATPAK_ENABLE_SDK_EXT=dotnet,golang flatpak run com.visualstudio.code

You can use

$ flatpak search

to find others.

Entendo o q está escrito, mas n sei como prosseguir

Já tentou usar .deb ao invés de Flatpak? Pode funcionar melhor.

1 curtida

Só pra complementar a dica do @Jardel :

  • Arquivo > Preferências > Configurações
  • Na barra de pesquisa digite “terminal”
  • Procure nos resultados por “Terminal › Integrated › Automation Shell: Linux”
  • Clique em “Editar em settings.json”
  • Ao abrir o arquivo .json, substitua o conteúdo por:
{
    "terminal.integrated.shell.linux": "flatpak-spawn",
    "terminal.integrated.shellArgs.linux":[
        "--host",
        "toolbox",
        "run",
        "bash"
    ],
}

Instala pelo .deb que o desenvolvedor disponibiliza no site como o @Guilherme_Henrique comento.
Sempre de prioridade para o site oficial do desenvolvedor opte por flatpak e principalmente snap somente como última opção, mas acredito que o site oficial conforme já postaram o link vai evita esses bugs, uso aqui instala pelo .deb sem problemas para o meu uso (consigo instalar extensões normalmente) e afinal nesse caso não há motivo pra se usa flatpak ou snap já que o desenvolvedor disponibiliza ele nativamente pra gente em .deb.

E porq n continuar usando o VS Code em Snap já que ele funciona normalmente?

Uso o VSCode há alguns anos no Linux, e percebi que a versão mais estável é a em Snap, todas outras tem bugs chatos.

Aconselharia manter pelo menos o VSCode em Snap, afinal ele não é lento para abrir, acho que é o app em Snap mais rápido que já vi.

1 curtida

Porque alguns que não trabalham mais para a Canonical fizeram uma campanha para otimizar o empacotamento do VS Code, por isso a diferença.

1 curtida

Pessoal podendo usar o que melhor funciona, decidem perder tempo com questões filosóficas. Complicado.

O que você falou não está completamente correto, tem desenvolvedores que nem pacote oficial em flatpak tem, e é o caso do VSCode.

Eu sempre dou preferência aos pacotes nativos, depois snap, e só em último caso flatpak.

Acho que de todos os apps que uso, só o GIMP não tem versão oficial em snap.

Mas o que você disse foi exatamente o que eu disse ué ksksks
Não entendi mas ok, o que eu quis dizer é que no geral apps em snap geralmente dão mais problemas, eu não disse que todo app tem em flatpak e snap em momento algum, só disse que é preferível da prioridade ao que está no site do desenvolvedor

Estava falando desse trecho, nem sempre o flatpak é a melhor opção.

Mas eu não disse que flatpak é melhor ksks eu quis da o meu ponto só com base em minha experiência ksksks aina continua sem sentido.

1 curtida