Problemas no pop_os 22.04 Lts

Eu migrei do windows para o pop_os pois o windows dava tela azul do nada e reiniciava. Agora no pop_os ficou muito bem com minha configurações AMD 5. Processador ryzen 8600g. O único problema é que as vezes quando aperto para desligar ele desliga a tela teclado e mouse. Mas não as fans. Já tentei diferentes configurações com geminai e chatgbt mais nem uma resolve o problema. E a ação de botão de energia já tá como desligar. Já tentei até comandos no terminal com a IA mais nada resolver tem como alguém me ajudar pfvr.

Ao desligar o pc as ventoinhas continuam ligadas para sempre ou elas desligam eventualmente?

Sim elas continuam ligadas. Se eu não força através do botão. Ele fica ligado indefinidamente do tempo.

Key Troubleshooting Steps:

• BIOS/UEFI Configuration: Update the BIOS to the latest version. In BIOS settings, enable ErP/EuP, set ACPI Suspend Type to “S3 (STR)”, or set “Suspend to RAM” to Auto.

• Disable Fast Boot: Disable Fast Boot in the BIOS, as it can prevent proper power cycling.

• Kernel/Driver Updates: If the issue occurred after a Linux update, try reverting to an older kernel version or updating to the newest one.

• ACPI Settings: For some systems, adding acpi=force or modifying power management settings may help.

• Check Background Processes: Use systemctl poweroff --now to check for services that fail to shut down properly.

• Hardware Check: Ensure there are no loose USB devices or back-powering issues, particularly on Raspberry Pi systems.

Você alterou o hardware antes de colocar o pop!os ou as ventoinhas desligavam normalmente com o sistema operacional antigo? Pode ser um problema físico, se as ventoinhas tiverem um driver ou software específico que o fabricante disponibiliza para linux também seria bom baixar

Também não. Não fiz nem uma alteração.