Bom dia pessoal.
Estou precisando de ajuda pois o boot do meu xubuntu se tornou extremamente lento depois de realocar a swap.
Contextualizando um pouco, tenho o windows 10 e o xubuntu 20.04 instalados na minha máquina, ambos em SSDs distintos e, até ontem, ambos levavam cerca de 15 a 20 segundos para bootar. (Nada fora do normal, o xubuntu 18.04 bootava uns 3 a 5 segundos mais rápido, mas considero essa diferença irrisória).
O problema aconteceu quando tive que instalar um programa maior que necessariamente ficaria fora da /home (meu / é em partição separada do /home) e por falta de espaço tive que redimensionar o “/”. Como a swap estava “no caminho”, tive que desativar a swap, removê-la e recirá-la depois de redimensionar o “/”.
Até aqui nada anormal, já fiz esse procedimento antes e nada deu de errado. Editei o “/etc/fstab” e troquei o UUID da antiga swap pelo novo UUID (o que no 18.04 já era suficiente) mas aparentemente somente essa modificação não foi suficiente.
O boot do meu xubuntu está na faixa dos 3 minutos agora e, ao ver o log do boot, encontro diversas entradas como essa:
A start job is running for /dev/disk/by-uuid/0d2be677-ea94-4e7a-ac54-512ee080ef82
Onde esse UUID é referente ao UUID da antiga swap (que foi removida). Ou seja, mesmo alterando o fstab, continuam existindo chamadas do UUID da antiga swap (que não existe mais) e que está tornando meu boot extremamente lento.
Googlei um pouco e encontrei uma postagem no AskUbuntu (stackexchange) onde um usuário apontava os seguintes pontos a se verificar:
/etc/crypttab
/etc/fstab
/etc/grub.d/40_custom
/boot/grub2/grub.cfg
Já verifiquei esses locais e, inclusive, já busquei por referẽncias do UUID da antiga swap (usando o “grep”) tanto na “/etc” quanto na “/boot”, porém só encontrei referência para a antiga swap no arquivo “/boot/initrd.img”.
Por favor, alguém saberia me ajudar ? Onde estou esquecendo de procurar ? Por que, mesmo alterando a “fstab”, o sistema continua buscando pelo UUID da swap que não existe mais ?