Problemas no boot do Debian em HD Externo

Já faz um tempinho que por necessidade uso um HD externo como HD principal e consigo utilizar todas as distros linux (que testei) normalmente, menos o Debian, o computador dá erro e diz que não a nenhum disco para boot. Pode ser a questão do Debian não reconhecer a porta USB?

Como que tá a /etc/fstab do Debian? Seu computador é UEFI ou BIOS clássica?

Mas como eu posso ver se não está dando boot o sistema?
:
É UEFI.

Presumo que você tenha a live USB de instalação.

É verdade, não havia pensando nisso. Agora porém vou ter que esperar pois estou baixando a ISO novamento pois de lá pra cá eu já formatei e instalei outra distro no PC. Quando terminar eu volto aqui, além disso posto foto do erro que aparece.

Pronto, aqui está:

Perdão pelo engano, quando você disse “não acha disco de inicialização” achei que fosse um erro de initramfs, mas agora que tem a imagem tô vendo que o problema é BIOS. O /etc/fstab não tem nada a ver com isso.

A informação que eu achei foi essa: Can't boot Ubuntu or Windows 8 after Ubuntu 64-bit install on Samsung series 7 Windows 8 laptop, error "All boot options are tried." - Ask Ubuntu

Aparentemente você formatou seu HD como MBR quando se esperava GPT ou vice-versa. Será necessário reinstalar.