Problemas na loja do gnome e outras coisas no Archlinux

Ontem decidi me aventurar em busca de conhecimento do archlinux, baixei a interface gnome(antes usei KDE e me deu trauma, apesar de conseguir arrumar os bugs).
Estou com algumas duvidas sobre a loja da gnome e outras coisas; agradeço quem puder responde-las:
1- Quando eu entro na loja para ver quais programas estão baixados, eles mostra que estão baixados mas, ao entrar na pagina do programa mostra como se não estivesse baixado (so acontece com alguns. Exemplo:

no app de video

2- É aconselhado baixar e atualizar as coisas pelo terminal ou não tem problema em usar a loja?
(OBS: quando fui desistelar o “epiphany” (navegador da gnome) só consegui desinstalar pelo terminal, na loja ele n ia).

3- O app de arquivos ele n formata pendrive por ele(vou deixar a foto), so pelo app de disco e terminal. Queria saber se pelo fato de não ter baixado o gnome-extra (gnome completo) esses pequenos problemas apareceram?
(dei uma olhada pela wiki o que vem no gnome-extra e não me pareceu que aquilo iria fazer falta, nsei se estou certo, sou apenas um iniciante)

4- Eu baixei o archlinux usando o tutorial do diolinux, ai nele pedia para baixar o grub. se caso eu não baixa-se o grub e nenhum tipo de gerenciador de multi-boot, o sistema funcionaria normalmente? acho um pouco desnecessario abrir uma tela de boot sendo que so estou usando o archlinux

5- É impressão minha ou o Archlinux não tem uma migração tão legal com as interfaces?

Tem Flatpak instalado? Eu tinha isso no Discover (do KDE) quando o mesmo programa era disponível como pacote nativo e Flatpak. Ao clicar no “Instalar” de novo, vinha o Flatpak.

Eu pessoalmente aconselho usar o terminal. As interfaces gráficas surgem geralmente no Fedora ou Ubuntu e são portadas para o Arch (sem a mesma prioridade de desenvolvimento, já que GUIs não são um foco da distro) e no fim das contas chamam direta ou indiretamente o comando de terminal. Como você percebeu, há inconsistências e limitações que só há na interface gráfica.

Não*. Mas além de você poder configurar para eles pularem a tela de seleção (resolvendo o problema), há muitas coisas que eles facilitam: edição de parâmetros de inicialização, testar kernels customizados, etc.

* PCs de 2012 para cá tem o UEFI, que age como um multiboot embutido na placa mãe. Configurando ele certinho (que, antecipo, é mais difícil que instalar o Grub), dá para substituir essa etapa (e você vai perder as facilidades que eu citei acima).

Não sei de Gnome o suficiente pra responder o 3.

3 curtidas

Você instalou os pacotes gnome-software-packagekit-plugin e archlinux-appstream-data?
sudo pacman -S gnome-software-packagekit-plugin archlinux-appstream-data

Instalação do flatpak no Arch Linux:
https://flatpak.org/setup/Arch

O funcionamento da loja do GNOME no meu sistema está normal. Uso a loja para a instalação de aplicativos flatpaks. Não recomendo o uso da loja para atualizar o sistema ou para instalar e remover pacotes dos repositórios oficiais. A loja funciona muito bem como gestora de aplicativos flatpaks, mas ela não é tão eficiente como gestora de pacotes dos repositórios (ela não é um Synaptic). O upgrade do sistema usando a loja é problemática por não permitir o acompanhamento do processo de atualização (considero importante essa etapa para quem usa o Arch Linux. Você teria que verificar o log da atualização depois do procedimento pela loja) e também caso necessite de alguma intervenção manual (Arch Linux - News).

A opção “formatar” no Files (Nautilus) redireciona o comando para o GNOME Discos.

O sistema não funciona sem um boot loader. Você poderá usar o GRUB ou o Systemd-Boot (somente para UEFI). (Arch boot process - ArchWiki). Se você não quiser que as opções de boot apareçam na inicialização, basta configurar o boot loader para que isso não aconteça.

Uso o Arch Linux com GNOME e a integração é ótima, mas isso não exime o Arch Linux e o GNOME de problemas (como acontece com qualquer software).

2 curtidas

Eu ai ate perguntar e esqueci, se o pacman ja vinha com o flatpak embutido, pq eu não adicionei o repositorio do flatpak, porem ele aparece na loja em alguns apps.
E respondendo a sua pergunta, quando eu queria desistalar o navegador da gnome, ele tava como se não tivesse instalado (porem tava), eu baixei novamente pela loja e o app não duplicou, ficou como se tivesse apenas um, e ao desinstalar a loja fazia o processo porem quando eu olhava no menu de aplicativos o navegador estava la e funcionando, so consegui excluir de fez pelo terminal.
vc falou que tem como pular o grub, como eu faria isso?

OBS: obrigado por responder as perguntas :grinning: :+1:

Eu acho que não baixei nenhum desses pacotes, apenas baixei o gnome mais limpo com esse comando:

sudo pacman -S gnome gnome-terminal

creio que talvez esses pacotes são por fora, dei uma olhada na wiki sobre o gnome-extra e não vi esses pacotes na lista.

esses pacotes que vc comentou eles servem para fazer o que exatamente?
*como eu estou querendo aprender a mexer no sistema, acho de entender o que estou fazendo nele.
vi que vc é usuario de arch, vc tem alguma dica de como começar a estudar pela wiki,? pq eu estou lendo aleatoriamente de acordo com o que eu preciso, ontem mesmo li uma pagina falando sobre o libreoffice kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sobre o boot loader sei nem como configurar
*arclinux com o kde tem mais problemas, com gnome é bem mais tranquilo
no link que vc mandou de boot é muito massa como a wiki descreve como o processo ocorre
quem faz esses tutoriais?
vc conheci algum tutorial da wiki de como instalar o gnome?
https://wiki.archlinux.org/title/GNOME_(Português)#Instalação
nesse ele apenas fala nas opçoes e no que elas vem, no como instalar

peguei isso no github “archlinux-appstream-data (aadl para abreviar) fornece metadados locais necessários para o centro de software baseado em appstream para construir catálogos de software e plugins apresentados ao usuário, então ele fala com o gerenciador de pacotes para instalar, remover ou atualizar o programa de escolha do usuário.” mais não entendi muito, ele fara com que o archlinux converse melhor com a loja do gnome? ai os apps do gerenciador de pacotes do archlinux vai para a loja?

Os pacotes gnome-software-packagekit-plugin (https://archlinux.org/packages/extra/x86_64/gnome-software-packagekit-plugin/) e archlinux-appstream-data (Arch Linux - archlinux-appstream-data 20230421-1 (any)) fazem a integração da Gnome Software com os repositórios oficiais (gestão de pacotes e a database dos repositórios). Qual o motivo de instalar esses pacotes se eu disse que a loja não é tão eficaz na gestão de pacotes? Você poderá usar a loja para pesquisar e para visualizar algumas informações dos softwares. Caso não queira instalar os pacotes indicados para pesquisar na loja é possível usar a página oficial (https://archlinux.org/) na opção “Package Search” ou usar o Pacman no terminal pacman -Ss nome_do_pacote (pesquisa por pacote) e pacman -Si nome_do_pacote (informações do pacote). pacman - ArchWiki / pacman/Rosetta - ArchWiki

A Wiki é feita pelo grupo de mantenedores oficiais do Arch Linux e por contribuições da comunidade (https://wiki.archlinux.org/title/ArchWiki:About).

A instalação e a configuração do GNOME está descrita no link que você mandou. Recomendo comparar a data das edições dos textos na Wiki. A edição em inglês é a fonte primária e a edição em português é uma tradução da página em inglês. Você encontrará a data da última edição no final da página. Se a data da edição em português estiver defasada em comparação a fonte, utilize, se possível, a página em inglês para consulta. Configuração adicional não relacionada ao considerado pelos mantenedores da distribuição como funcionamento básico da interface poderá ser encontrada ou postada como dúvida no fórum oficial do Arch Linux (https://bbs.archlinux.org/ ou https://forum.archlinux-br.org/).

O estudo na Wiki depende do problema que você está enfrentando (p. ex. instalar o drive da Nvidia) ou do objetivo que você almeja (p. ex. instalar o sistema, configurar o libvirt, etc). O recomendado é que a Wiki seja a sua fonte de consulta primária ou, caso não seja, coteje o que você encontrou em outras fontes com as informações disponíveis na Wiki antes de proceder com o que você deseja.

Eu não uso o GRUB (pesquise por GRUB_TIMEOUT_STYLE na página GRUB - ArchWiki). No systemd-boot você comenta a linha timeout no arquivo loader.conf (p. ex. #timeout 5) para que as opções de boot não apareçam na inicialização. (systemd-boot - ArchWiki)

3 curtidas

Você só precisa do pacote gnome mesmo para o sistema mais enxuto e pode instalar o que você quiser do pacote gnome-extra, o gnome-terminal já tá dentro do pacote gnome

É bom instalar o “gnome-tweaks” para configurar melhor o Gnome.

Eu não sei bem o que aconteceu na sua instalação, mas aqui o Gnome tá funcionando tudo.

1 curtida

Os aplicativos Flatpaks podem ser pesquisados também na página oficial do repositório Flathub.

Na página de cada aplicativo consta os procedimentos para a instalação.

Uma boa opção para facilitar esse processo (caso você deseje) é utilizar a extensão Flatline (disponível para Firefox e Chrome) para fazer a integração entre a página Web e a loja do GNOME.

1 curtida

Gostaria de esclarecer esse argumento. A posição que defendo é pragmática e não se relaciona com alguma “pureza” para a distro. Buscar a Wiki é importante devido a mudanças em nomes de pacotes, de serviços e alterações de procedimentos que acontecem no Arch Linux. Usar uma fonte secundária é um caminho de conhecimento e serve como exemplo de construção e manutenção do sistema, mas dada as mudanças que ocorrem na distribuição é necessário esse cotejo com a Wiki. Pode acontecer do procedimento não funcionar e não ser causado por um erro do divulgador da informação, mas pela mudança de procedimento que ocorreu no sistema. A Wiki é a fonte primária do Arch Linux e de correção de procedimentos aprendidos de outras fontes, mas não a torna exclusiva para aprender o sistema. Divulgação das técnicas de instalação, de manutenção e o ensino para os interessados no sistema são fundamentais para a continuidade do projeto. Recomendo que nos fóruns e nas comunidades oficiais do Arch Linux se use a Wiki para comunicação entre os pares por ser a base comum e ponto de decisão entre os usuários, não é por uma defesa de uma suposta pureza. A Wiki pode ter falhas também, mas é uma diretriz comum para os debates. Dada as alterações constantes, possíveis bugs, entre outra coisas é preciso ter uma base comum. O fato de ser uma distro bleeding-edge impõe essa condição. Aprendo continuamente no fórum Diolinux, com os vídeos do canal no youtube, postagens no site, com o Slackjeffe, Learn Linux TV, EF - Linux Made Simple, entre outros. Se não fosse a divulgação eu não teria percorrido boa parte do caminho que trilhei com distribuições linux até o momento. Sou muito grato a divulgadores de tecnologia e de ciência (Pirulla, Atila, Veritasium, Vsauce…) pelo aprendizado que recebi e recebo. Valeu aí @Dio @eddiecsilva @raulcraveiro e todos os outros membros da equipe Diolinux.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.