Olá, venho enfrentando uma dificuldade para formatar um nvme e um ssd ambos de 512 gb , no meu notebook Acer Aspire 3, 8gb de ram, i3. Sempre quando entro na live/pendrive de boot para realizar a instalação do linux, não me aparece nenhuma opção de armazenamento só o próprio pendrive.
Já montei a iso do pendrive bootavel em diversos programas, como rufos, balena e o próprio boot do pop_os para criar o boot, mesmo fazendo isso não consegui resolver o problema. O secure boot esta desativado e já, mudei para ahci e o boot do pendrive não entra quando faço isso.
No windows os discos aparecem:
Meu intuito é deixar um ssd em linux e o outro no windows, outra informação quando abro o gpartd no live, só aparece o pendrive e uma partição do pendrive que se encontra livre.
Alguém por favor, já passou ou sabe como resolver esse BO. Obrigado!
Já estive vendo um tópico em outro fórum esse seu problema que acredito que seja seu e que já se tentaram algumas coisas.
Desconfio que o BIOS/UEFI desse teu notebook tenha alguma chave que a vincule a esses SSD e NVMe e que só teu Windows tem acesso ou algo parecido.
Esses SSD e NVMe já vieram no notebook de fábrica ou algum deles você é que instalou ?
Entende o que quero dizer ? O BIOS/UEFI talvez esteja negando acesso a esses dispositivos permitindo apenas ao Windows original registrado.
Talvez haja alguma opção no setup do BIOS/UEFI que desativa essa verificação de segurança e com isso o POP_OS possa enxergar a existência desses SSD e NVMe.
Pode ser que seja o " secure boot " essa opção só que devido a algum bug do BIOS/UEFI ele não desative de fato.
fala cara eu sei resolver esse problema pq tenho um notebook acer e tbm enfrentei isso quando fiz dualboot tu precisa e na bios e mudar para de optane with raid para o modo ahci tbm desativa o secure boot