Problemas na Instalação do Wine

Olá, como podem ver estou com problemas para instalar o wine, eu já o havia instalado antes porém minhas configurações estavam todas bagunçadas e quebradas de uma maneira que eu já não sabia mais como arrumar, então decidi simplesmente reinstalar, porém não consigo reinstalar o wine, toda vez que tento realizar a instalação nada é instalado, não vem o wine, nenhuma dependência, nada mesmo! já tentei pesquisar por vários métodos e comandos que poderia fazer no terminal (como o apt install -f ou o apt install --install-recommends) porém o exato mesmo resultado aconteceu, segue uma transcrição do output do terminal na instalação.

milo@pop-os:~$ sudo apt install wine-stable
[sudo] password for milo:
Reading package lists… Done
Building dependency tree
Reading state information… Done
Some packages could not be installed. This may mean that you have
requested an impossible situation or if you are using the unstable
distribution that some required packages have not yet been created
or been moved out of Incoming.
The following information may help to resolve the situation:

The following packages have unmet dependencies:
wine-stable : Depends: wine-stable-i386 (= 5.0.1~xenial)
E: Unable to correct problems, you have held broken packages.

alguém sabe como posso resolver isso? uso o wine quase diariamente para jogos e algumas outras ferramentas então ficar sem o mesmo pode me causar vários problemas

1 curtida

Você usa o PopOS, correto?


Eu uso o Kubuntu 20.04. Olhando os pacotes aqui, ele acusa que o pacote wine está na versão 5.0, o que é o esperado, enquanto é dito que o pacote wine-stable está na versão 3.0.1, talvez seja problemático instalar pelo wine-stable.

Você já tentou instalar o Wine através do pacote wine em vez do wine-stable?

sudo apt install wine

Como você chegou nesse ponto? Isso pode nos ajudar a resolver seu problema.

A propósito, você instalou alguma PPA?


Eu sempre gosto de usar o Synaptic para lidar com os pacotes, acho mais fácil usar essa ferramenta gráfica do que o terminal

sudo apt install synaptic

Procure por wine clicando na lupa no canto superior direito (NÃO pelo Quick filter) e desinstale TUDO relacionado ao Wine e então reinstale esse programa através do pacote wine, não através do pacote wine-stable.

1 curtida

Parece estar faltando a arquitetura i386 (32 bits), rode esses comandos e veja se resolve:

# Desquebre o APT (é necessário)
sudo apt-get install -f
# Apague o cache 
sudo apt clean
# Adicione  a arquitetura i386
sudo dpkg --add-architecture i386
# Atualize os índices 
sudo apt update

Agora a instalação deve prosseguir normalmente

1 curtida

olá, eu consegui instalar o wine com o sudo apt wine e depois tentei ver a versão usando o wine --version só para checar se estava tudo correto, porém o programa me dizia que eu ainda não havia o wine32 instalado, eu peguei alguns pacotes no synaptic e tentei instalar mas aparentemente estou com alguns pacotes quebrados que o synaptic não conseguiu consertar, também tentei instalar pelo terminal mas sem sucesso, tem alguma dica pra isso? e sim, tentei usar uns ppas porém já os removi completamente do sistema

Desinstale todos esses pacotes quebrados e faça o procedimento que direi logo a seguir.


Rode o comando abaixo para habilitar os pacotes 32bit

sudo dpkg --add-architecture i386

Então abra o Synaptic e procure e instale o wine32
É lógico que, se você desisntalou o Wine novamente, também reinstale o pacote wine e as dependências que ele chamar.


Só pra confirmar: você chegou a remover os repositórios das PPAs ou você apenas desinstalou os programas.
Verifique se não ficou ativo nenhum PPA relacionado ao Wine. Abra o Synaptic, Vá em Settings, então Repositories e verifique se não tem um repositório PPA ativo.