Problemas na Instalação do CachyOS com dualboot com o Windows 11

Decidi criar coragem e tomar a iniciativa de pegar uma distribuição nova para usar junto com o Windows 11 que é o CachyOS.

Porém, mesmo instalando-o seguindo os passos do Cachywiki, o sistema não aparece de maneira alguma e já loga direto para o Windows. Não aparece na BIOS nada relacionado ao CachyOS.

Fiz a seguinte repartição para ele no Calamares;

→ 512 MB, Windows Manager EFI, FAT 32 (coloquei /boot/efi com a flag: boot)

→ O restante dos meu espaço só coloquei o file system btrfs, com o ponto de montagem raíz (/)

A instalação ocorreu normal, mas não apareceu de jeito nenhum.

Especificações do meu notebook:
Acer Nitro V15
i5 13th generation
RTX 4050

16 GB de RAM
1TB de SSD (uso o Windows nele)
512 GB de SSD (esse é pro Linux)

OBS adicionais: desativei o secure boot antes de instalar, e o fastboot presente na BIOS do PC
E ainda aparecem entradas fantasmas do fedora e ubuntu

E mais um detalhe, não sei se deleto essa EFI aqui de 512 MB

O que vc tem que fazer é o grub visualizar o seu boot do windows e dar boot no drive que esta o linux instalado

O grub até então não visualizava o Windows, tinha perdido-o no boot, porém usei um trem no terminal e criei um caminho para que o grub reconhece-se o Windows 11 e felizmente deu certo! E obrigado pela ajuda.

Agora, o próximo passo é assinar o secure boot no kernel do CachyOS

Coloque como resolvido.

:+1:

1 curtida

Aqui eu passo por problema “semelhante”. Mas no meu caso a dica do Cassiano não resolveria. Explico mais detalhadamente, pois este pode ser o problema de mais pessoas, também.

Quando coloquei SSD no meu PC, há muito, muito tempo atrás, deixei o HD mecânico para arquivos. Nessa época só usava o Windows, no caso o 10, que pouco tempo depois atualizei para o 11.

Vão lendo, para verem que loucuras o Windows pode fazer na sua vida.

Nessa época eu usava um gabinete “gamer” comum. Mas ele era um pouco apertado, e estreito, para minha placa mãe ASUS Z97-A. Então, meu foco estava em trocar o gabinete por um mais espaçoso. Assim fiz.

Porém tem um detalhe, que só fui descobrir ao remontar meu PC no novo gabinete. Diferente do anterior, gamer comum. O novo, que é um aquário, não tem espaço para usar HD mecânico de desktop. Ou seja, dá pra usar um HD de laptop, que tem o mesmo tamanho de um SSD. Mais que isso, não tem lugar pra por sem ficar algo esquisito e com cara de “jeitinho”.

Tudo bem, sem problemas. Não tenho nenhum HD bom de laptop aqui, mas tenho uma doca USB. Na minha cabeça isso resolveria. Como “trata-se de um HD de Arquivos”…

Poderia ligar a doca quando precisasse dele e depois de usar ejetar e desligar. É ai que veio a maior surpresa!

O Windows me pregou uma tremenda peça. Sem o “HD de arquivos” ligado, geralmente antes de ligar o PC, o Windows não sobe. Mesmo que apareça no Grub do meu Linux. Da erro.

Após quebrar muito a cabeça, pesquisando e estudando a questão. Descobri que, quando temos mais de uma unidade de armazenamento, física, instalada no computador. Ao instalar o Windows, seja o 10 ou 11, ele coloca arquivos de boot em ambos os discos. De modo que sem os dois discos conectados o Windows não sobe. Não é o Linux o problema. É o Windows, tão somente.

Bem, a conclusão que cheguei disso tudo foi que, se tens mais de uma unidade de armazenamento conectada na máquina. Ao instalar o Windows desligue as demais e deixe apenas a que pretende usar para ele. Dai depois do WIndows instalado e pronto pra uso, você conecta as demais unidades de armazenamento.

Desta forma tudo deve funcionar bem e, ai, a dica do Cassiano vai dar super certo. Fazendo o que ele falou, o Grub vai reconhecer o Windows, também, e vai gerenciar tudo perfeitamente.

Peço desculpas pelo meu enorme relato. Mas talvez isso possa ocorrer com mais pessoas e a solução, no meu entender, que melhor resolve é o que citei aqui.

Hoje uso só o Linux, mas ainda mantenho minha estrutura com WIndows, intacta. Pois vai que precise de algo. Ou até mesmo para produção de conteúdo pro meu canal no YouTube.

2 curtidas

Deu tanto certo para o grub reconhecer o Windows, como também usar o Secure Boot de ambos os sistemas. Tive que zerar as chaves na BIOS do meu Nitro V15 (que é uma tarefa bem chatinha), porém deu muito certo.

E cara, o Windows só tenho aqui porque é o jeito e tem apps que eu trampo nele, se não fosse por isso, já teria abandonado.

Obrigado pessoal!!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.