Aqui eu passo por problema “semelhante”. Mas no meu caso a dica do Cassiano não resolveria. Explico mais detalhadamente, pois este pode ser o problema de mais pessoas, também.
Quando coloquei SSD no meu PC, há muito, muito tempo atrás, deixei o HD mecânico para arquivos. Nessa época só usava o Windows, no caso o 10, que pouco tempo depois atualizei para o 11.
Vão lendo, para verem que loucuras o Windows pode fazer na sua vida.
Nessa época eu usava um gabinete “gamer” comum. Mas ele era um pouco apertado, e estreito, para minha placa mãe ASUS Z97-A. Então, meu foco estava em trocar o gabinete por um mais espaçoso. Assim fiz.
Porém tem um detalhe, que só fui descobrir ao remontar meu PC no novo gabinete. Diferente do anterior, gamer comum. O novo, que é um aquário, não tem espaço para usar HD mecânico de desktop. Ou seja, dá pra usar um HD de laptop, que tem o mesmo tamanho de um SSD. Mais que isso, não tem lugar pra por sem ficar algo esquisito e com cara de “jeitinho”.
Tudo bem, sem problemas. Não tenho nenhum HD bom de laptop aqui, mas tenho uma doca USB. Na minha cabeça isso resolveria. Como “trata-se de um HD de Arquivos”…
Poderia ligar a doca quando precisasse dele e depois de usar ejetar e desligar. É ai que veio a maior surpresa!
O Windows me pregou uma tremenda peça. Sem o “HD de arquivos” ligado, geralmente antes de ligar o PC, o Windows não sobe. Mesmo que apareça no Grub do meu Linux. Da erro.
Após quebrar muito a cabeça, pesquisando e estudando a questão. Descobri que, quando temos mais de uma unidade de armazenamento, física, instalada no computador. Ao instalar o Windows, seja o 10 ou 11, ele coloca arquivos de boot em ambos os discos. De modo que sem os dois discos conectados o Windows não sobe. Não é o Linux o problema. É o Windows, tão somente.
Bem, a conclusão que cheguei disso tudo foi que, se tens mais de uma unidade de armazenamento conectada na máquina. Ao instalar o Windows desligue as demais e deixe apenas a que pretende usar para ele. Dai depois do WIndows instalado e pronto pra uso, você conecta as demais unidades de armazenamento.
Desta forma tudo deve funcionar bem e, ai, a dica do Cassiano vai dar super certo. Fazendo o que ele falou, o Grub vai reconhecer o Windows, também, e vai gerenciar tudo perfeitamente.
Peço desculpas pelo meu enorme relato. Mas talvez isso possa ocorrer com mais pessoas e a solução, no meu entender, que melhor resolve é o que citei aqui.
Hoje uso só o Linux, mas ainda mantenho minha estrutura com WIndows, intacta. Pois vai que precise de algo. Ou até mesmo para produção de conteúdo pro meu canal no YouTube.