Problemas na inicialização do linux, devido a flag do sudo

E quanto ao programa que eu falei ( Diskinternals Linux Reader), vocês já ouviram falar?? eu tenho acesso a tudo por ele, para leitura, e inclusive já copiei todo o diretório do meu usuário do linux para dentro do windows.
Quanto à sugestão do knimer, eu entendi o que tem que ser feito. Mas me preocupei com o comentário lá.

Não, não ouvi falar.

Eu não sei se ele é capaz de mostrar ou modificar as permissões dos arquivos, por exemplo.

assim que eu realmente desbravar eu aviso. tou com cautela porque não sou de linux e na verdade nem de windows, mas estou preferindo a forma do linux, vim parar nele pelas dificuldades que tinha pra instalar programas que preciso pra outra área (programação). O windows agora melhorou bem com o wsl2, mas eu quero o linux, rs.

Já que você está na onda de recuperar a instalação a todo custo:

Faz o chroot conforme esse vídeo. A começa a assistir no minuto 22.

Depois que fez o chroot, verifica a integridade dos pacotes e reinstala os que estão com problema.

1 curtida

@Deleterium, desculpa eu demorar, mas não fiquei parado não. acontece que são várias soluções que vocês propõem. Mas você diz “já que insiste”, na verdade eu queria mesmo, mas desde o início deixei claro que a possibilidade de reinstalar pra mim existia. Aí, você me apresenta o professor Kretcheu cujo lema é desinstalar jamais, rs , fiquei empolgado. Esta aula do chroot tá complocadinha, no início, pois eu não sei começar um vídeo a partir do minuto x. Reassistir, sim; Bom eu vou fazer isto agora e vou seguir perguntando.
Espero que continuem me ajudando. no meu problema que não é simplesmente a seleção do sistema que vai dar o boot, mas sim a inicialização do ubuntu, pois eu baleei os arquivos, conforme eu venho dizendo.

1 curtida

Não consigo verificar a integridade. Synaptic é debsums nenhum instala. Tem alguma dica?

1 curtida

Eu fui pelas instruções do @knimer que basicamente são estas mesmas. Desculpa eu não ter comentado @knimer . Eu entrei em rescue. Acontece que ali é a porta, entra para arrumar. Tem que saber o que rodar para acertar o sistema. Eu consegui entrar. Mas não sei o que mudar. (como eu disse eu não consigo instalar e nem rodar debsums, ou synaptic)
Vou tentar o emergency agora, que eu não tinha reparado. Logo eu deixo de ser novato e retribuo com os outros. Por enquanto, eu agradeço.

Não instala por conta de que erro?

pacotes que faltam, sugere fazer com a baixa automática mas também dá erro.

Depois de entrar em rescue, precisa ver as permissões do sudo.

ls -lh /usr/bin/sudo

Ou mesmo do diretório inteiro

ls -lh /usr/bin

Afinal, você percebeu o problema quando recebeu a mensagem

sudo: /usr/bin/sudo deve ter como dono o uid 0 e tem definido o bit setuid

Então, a gente pode começar por aí.

Ou entra em rescue ou dá boot pelo pen e monta o disco.
Aí, a gente poderá investigar o motivo do sudo retornar esse erro.

tenho que ver como te mandar o resto das permiss’oes

Pois então.

As permissões estão erradas para esses caras aí.

Você deu algum

chown alguma_coisa

antes de perceber o problema ?

antes de perceber n’ao. Eu rodei o docker com o mysql, ele travou e depois eu sim apelei. fiz tudo que o google dizia e que eu supunha ser legal

agora ate o idioma esta baleado, vou deixar isto para o fim

eu tenho compromisso agora (aula) vou ter que ficar meio afastado um pouco mas se puder deixar mais dicas eu agradeco! tou aprendendo muito

Fora do chroot, você pode gerar um arquivão usando um ls -lR /mnt > /local/para/salvar/lista.txt, se tiver o comando tree instalado, poderia fazer um tree -ifnugshF /mnt -o /local/para/salvar/lista.txt.

Eu achei uma proposta interessante aqui. Vi que o debsums não estava rodando. Tente reinstalar os pacotes como foi proposto numa das soluções, usando apt-get install --reinstall $(dpkg -S $(debsums -c) | cut -d : -f 1 | sort -u).

Mesmo sendo uma solução simplista, você sabe que a maioria das coisas na raiz é do root. Volte a propriedade para o usuário e o grupo da raiz. Algo como (dentro do chroot) chown root.root -R --verbose /bin /sbin /usr /etc /var. Talvez precise adicionar --preserve-root ao chmod, pois ele pode se recusar a operar na raiz. Pode ser um passo antes de tentar reinstalar.

tenho uma aula agora. assim que terminar vou reler, acho que ja tentei instalar.
Depois eu vou ver. nao levem a mal por mim eu ficaria aqui tendo esta outra aula.

consegui pegar o log pelo windows, aquele programa diskinternals ajudou.
mas aqui o forum permite enviar apenas imagens…
como vocês costumam fazer?

Você pode usar um serviço como o pastebin.com para mandar logs. Sugiro deixar o post como não listado e colar o link aqui.