Problemas na atualização de debian stable/testing

Estou migrando do windows (de novo). E decidi instalar um debian purão pra ver se eu aprendo.

Acontece que sempre que eu vou bootar, depois do grub e antes de abrir o disco encriptado aparecem esses erros:

Minha primeira duvida: Note que eu tirei uma foto com o celular porque eu ainda nao sei ver se isso gera log e como posso acessa-lo.

Segunda dúvida: Esses erros apareceram quando atualizei o debian stable para o testing. eu fiz isso via /etc/apt/sources.list e editei apagando tudo e colocando esse conteúdo aki:

(Tive que enviar foto pois como sou usuario novo nao me permitem postar mais de 2 links)

Eu fiz algo de muito errado que eu não sei e também não sei consertar. :cry:

Alguém me da uma luz?

2 curtidas

Os erros em azul são coisas pequenas, algumas delas dá para mudar alguma configuração e deixar de vê-las, mas apenas avisos, nenhum erro.

Para mudar de Debian estável para o teste, recomendo o vídeo o Kretcheu que está bem explicado o passo a passo:

Pega a foto screenshot, @Torigan, envia no chatGPT,e pós isso,na caixa de input pessa ao chat que escreva o conteúdo da foto, feito isto,use estes dados mais uma pergunta do como resolver, e o que significa a mensagem código do sistema, se você tiver o app GPT instalado no seu celular.

Especifique bem o nome do sistema,e tal e tal, quanto mais técnica for a sintaxe do seu prompt, melhor conselhos lhe retornará. Tudo na web é e foi depositado nela,por nós humanos. Web e IA, especificamente, são apenas extensão da memória nossa como humanidade, um retorno via chat, é um direito justo.

Olá @Torigan, tudo bem contigo?

Pelos prints estou assumindo que é o Debian Testing, segundo o seu relato tem alguns pontos que precisamos avaliar. Ah, antes de começarmos é sempre interessante dar mais detalhes sobre sua configuração de hardware, alguns setups podem ser mais complicados do que outros.

Você pode usar o comando abaixo para olhar o “messages” que é um dos logs mais importantes do sistema, sugiro dar uma lida neste tópico excelente para pegar dicas sobre configuração do Debian.

sudo dmesg

Mas, se o computador funciona normalmente depois disso, existe a chance de serem apenas mensagens de “coisas do kernel” que podem ou não serem resolvidas com o tempo. Pesquise por cada erro individualmente no Google para encontrar mais informações.

Depois do Debian 12 a notação para o sources.list mudou um pouco, adicionando “non-free” você libera apenas o uso de programas com restrições de licença. Porém, precisa adicionar também os repositórios “non-free-firmware” para ter acesso aos firmwares com restrições de licença. Como neste exemplo:

Neste momento seu Debian pode estar em um estado “semi-quebrado” por conta das mexidas que você deu. Minha sugestão é que você baixe uma ISO do Testing e faça uma instalação limpa para ter 100% de certeza que sua instalação está em boas condições.

Caso não queira ou não possa formatar, faça as correções do sources.lits e faça uma atualização manual forçada via terminal com:

sudo apt update; sudo apt dist-upgrade

:vulcan_salute:

3 curtidas

Salve pessoal.
Obrigado pelas dicas e esclarecimentos.

Especifique bem o nome do sistema,e tal e tal, quanto mais técnica for a sintaxe do seu prompt, melhor conselhos lhe retornará. Tudo na web é e foi depositado nela,por nós humanos. Web e IA, especificamente, são apenas extensão da memória nossa como humanidade, um retorno via chat, é um direito justo.

Eu preenchi dados sobre a distro e do meu hardware no meu perfil.

Se eu colocar o link do profile ja serve para descrever o hardware e a distro?

Opa! Tudo bem contigo?

Existem alguns problemas nessa abordagem, começando pelo histórico: a discussão atual deixará de fazer sentido assim que você atualizar seu hardware e mudar a descrição do seu perfil. Além de ser bem pouco prático esperar que os demais membros da comunidade entrem eu perfil para saber qual é o seu hardware para poder ajudar na sua pergunta.

E por fim, o tutorial que indicamos para compartilhar informações fornece informações bem mais detalhadas e úteis para um possível diagnóstico do que apenas nomes dos modelos fornecidos pelos fabricantes.

Edit: as informações do perfil dos usuários só pode ser visualizada por membros ativos no fórum, então, nenhuma IA ou bot conseguirá ler os dados descritos nos perfis dos usuários.

:vulcan_salute:

1 curtida

os erros de bios vc ignora. na linha de baixo pede a senha para acessar o disco. no sources list vc pode comentar (#) as linhas com deb-src, se não vai compilar os pacotes.

nos repositórios vc tem main, contrib e non-free mas falta o non-free dos firmwares:

deb http://"deb.debian.org"/debian/ trixie main contrib non-free non-free-firmware
deb http://"security.debian.org"/debian-security/ trixie-security main contrib non-free non-free-firmware
deb http://"deb.debian.org"/debian/ trixie-updates main contrib non-free non-free-firmware
deb http://"deb.debian.org"/debian/ trixie-backports main contrib non-free non-free-firmware